17/12/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
• Identificar os recursos visuais utilizados em uma propaganda e compreender sua função: tipo e tamanho das letras, cores, ilustrações, tamanho do papel.
• Analisar oralmente a linguagem usada no gênero textual propaganda, quanto à clareza e objetividade.
• Localizar informações específicas em propagandas.
• Analisar criticamente mensagens publicitárias.
Gênero textual propaganda: forma composional, estilo, função e contexto de circulação.
Estratégias e recursos da aula
- aula interativa
- trabalho em grupo
- leitura de imagens
Desenvolvimento da aula
1º passo:
1- O professor levará para a sala diferentes revistas que deverão ser colocadas no centro da sala.
2- Solicita que cada pegue uma revista e escolha uma propaganda que será lida e analisada pelo grupo.
2º passo:
1 - Com a propaganda escolhida, o professor coloca as questões abaixo no quadro e solicita que o grupo responda a partir da propaganda escolhida.
- Que propaganda você escolheu?
- Em qual revista ela foi publicada?
- Qual é a data de publicação da revista?
- Há alguma relação da propaganda com a data de publicação da revista?
- Descreva a propaganda de maneira que, quem não a viu, consiga identifica-la.
- Vocês conseguiram entender a propaganda?
- O que facilitou ou dificultou entender a propaganda?
- O que mais chamou a atenção do grupo na propaganda?
- A quem essa propagando se destina?
- Qual é o produto que está sendo anunciado?
- Por que o grupo escolheu essa propaganda?
3º passo:
- O professor propõe a socialização das respostas e deve chamar a atenção dos alunos para: a função da propaganda ( convencer o consumidor); para as informações explícitas e implícitas do texto, a linguagem usada na propaganda...
- COSTA, Sérgio Roberto Dicionário de gêneros textuais. 2ª. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
- Revista Nova Escola. Editora Abril. Ano XXIV. Nº 224. Agosto de 2009. www.novaescola.org.br
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
As respostas às questões de análise da propaganda servirão para o professor avaliar a aprendizagem dos alunos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!