Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Espaço de Vivência

 

16/12/2009

Autor e Coautor(es)
Vânia Lúcia Lima Vieira de Mello
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Educando e o lugar de vivência
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Problematizar fatos observados cotidianamente, interessando-se pela busca de explicações e pela ampliação de sua visão de mundo.
 Interessar-se pelo debate de idéias e pela fundamentação de seus argumentos.
 Reconhecer o caráter dinâmico da cultura, valorizar o patrimônio cultural de diferentes grupos sociais, reconhecer e respeitar a diversidade étnica e cultural da sociedade brasileira.
• Recuperar a história pessoal por meio de relatos orais, escritos, de desenhos ou dramatizações, valorizando positivamente sua experiência de vida.

Duração das atividades
3 aulas ou 150 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:

 Dinâmica de grupo.
 Aula interativa
 Questionamentos.
 Elaboração coletiva de texto.


1º. Passo:

Com o objetivo de promover a interação na sala de aula e de facilitar que os alunos relatem momentos importantes de sua história, professor organiza a turma em um círculo e propõe a seguinte dinâmica:

Vamos nos cumprimentar e aproveitar para nos conhecermos melhor e sabermos alguma coisa mais sobre nós. Cada um dirá seu nome e a seguir o local de nascimento, em seguida o que mais gosta de fazer.

O professor começa:

Olá, me chamo ___________________________________________________________ .
Nasci em ________________________________________________________________.
Gosto muito de ____________________________________________________________.

Em seguida o professor passa a palavra para um aluno e assim sucessivamente até que todos tenham tido a oportunidade de falar.

2º Passo:

O professor propõe aos alunos fazerem um levantamento do local de nascimento dos alunos da turma, anotando no quadro (modelo abaixo), o nome da localidade onde os integrantes da sala nasceram e se foi mais de um aluno nascido na mesma cidade.


Venda Nova Belo Horizonte Montes Claros Corinto Rio de Janeiro
I I                      I I I               I I                I I                 I


3º Passo:

O professor estimula os alunos a observarem o quadro e comentarem o que eles descobriram com o objetivo de elaborar um pequeno texto com as idéias.


4º Passo:

Produção de texto coletiva.

Propor aos alunos a escrita de um pequeno texto sobre o perfil da origem dos alunos da sala. À medida que a turma vai sugerindo, o professor escreve no quadro chamando a atenção para os aspectos formais do texto.


5º passo:

O professor faz a leitura do texto. Em seguida solicita à turma para que o mesmo seja avaliado: precisamos mudar alguma coisa, devemos acrescentar alguma outra informação, etc...
O professor pede aos alunos para criarem um título para o texto.

6º. Passo:

Os alunos irão copiar o texto, enquanto o professor fará a cópia do mesmo em uma cartolina para que ele fique exposto na sala de aula.


7º Passo:

O professor chama a atenção para o fato de estarem, na sala, pessoas de diferentes localidades e propõe, então que os alunos formulem hipóteses e argumentações ( que deverão ser registradas no quadro) a respeito dos deslocamentos populacionais.
Para auxiliar a turma, o professor pode propor as seguintes questões:

Vocês sabem por que teriam essas pessoas se deslocado para nossa região?
O que eles encontraram aqui?
Quem muda de lugar, leva também um pouco do lugar que está deixando.
O que você ou sua família trouxe do lugar que você morava?
O que você encontrou aqui e que é diferente do seu lugar de origem ( por exemplo, comidas, jeito de falar, etc...)?

8º Passo:

O professor propõe que um quadro, como o modelo abaixo, seja preenchido pela turma. Para isso, deverá providenciar uma cartolina ou outra folha de papel onde as informações serão registradas.


Número de Pessoas               Procedência             Motivo de Deslocamento
I I I                 &nbs p;                    Corinto Melhores                   condições de vida
I                                             Venda Nova                        Melhorar a vida
I I I I                                        Belo Horizonte                  Trabalhar e estudar
I                                              Montes Claros                   Em busca de emprego
I                                            Rio de Janeiro                        Fugir da violência

9º passo:

- Com as informações do quadro da atividade anterior, o professor propõe que produzam um texto para ser colocado no mural da escola onde deverão contar as histórias de vida dos componentes do grupo.

- O professor propõe a socialização dos textos e nesse momento fará as intervenções necessárias para as correções dos mesmos.

- A turma cria um título para o mural e os alunos organizam os textos produzidos.

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
O relato escrito será o instrumento utilizado pelo professor para avaliar o desempenho e aprendizagem dos alunos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.