16/12/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Educando e o lugar de vivência |
Problematizar fatos observados cotidianamente, interessando-se pela busca de explicações e pela ampliação de sua visão de mundo.
Interessar-se pelo debate de idéias e pela fundamentação de seus argumentos.
Reconhecer o caráter dinâmico da cultura, valorizar o patrimônio cultural de diferentes grupos sociais, reconhecer e respeitar a diversidade étnica e cultural da sociedade brasileira.
• Recuperar a história pessoal por meio de relatos orais, escritos, de desenhos ou dramatizações, valorizando positivamente sua experiência de vida.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
As estratégias a serem utilizadas são:
Dinâmica de grupo.
Aula interativa
Questionamentos.
Elaboração coletiva de texto.
1º. Passo:
Com o objetivo de promover a interação na sala de aula e de facilitar que os alunos relatem momentos importantes de sua história, professor organiza a turma em um círculo e propõe a seguinte dinâmica:
Vamos nos cumprimentar e aproveitar para nos conhecermos melhor e sabermos alguma coisa mais sobre nós. Cada um dirá seu nome e a seguir o local de nascimento, em seguida o que mais gosta de fazer.
O professor começa:
Olá, me chamo ___________________________________________________________ .
Nasci em ________________________________________________________________.
Gosto muito de ____________________________________________________________.
Em seguida o professor passa a palavra para um aluno e assim sucessivamente até que todos tenham tido a oportunidade de falar.
2º Passo:
O professor propõe aos alunos fazerem um levantamento do local de nascimento dos alunos da turma, anotando no quadro (modelo abaixo), o nome da localidade onde os integrantes da sala nasceram e se foi mais de um aluno nascido na mesma cidade.
Venda Nova Belo Horizonte Montes Claros Corinto Rio de Janeiro
I I I I I I I I I I
3º Passo:
O professor estimula os alunos a observarem o quadro e comentarem o que eles descobriram com o objetivo de elaborar um pequeno texto com as idéias.
4º Passo:
Produção de texto coletiva.
Propor aos alunos a escrita de um pequeno texto sobre o perfil da origem dos alunos da sala. À medida que a turma vai sugerindo, o professor escreve no quadro chamando a atenção para os aspectos formais do texto.
5º passo:
O professor faz a leitura do texto. Em seguida solicita à turma para que o mesmo seja avaliado: precisamos mudar alguma coisa, devemos acrescentar alguma outra informação, etc...
O professor pede aos alunos para criarem um título para o texto.
6º. Passo:
Os alunos irão copiar o texto, enquanto o professor fará a cópia do mesmo em uma cartolina para que ele fique exposto na sala de aula.
7º Passo:
O professor chama a atenção para o fato de estarem, na sala, pessoas de diferentes localidades e propõe, então que os alunos formulem hipóteses e argumentações ( que deverão ser registradas no quadro) a respeito dos deslocamentos populacionais.
Para auxiliar a turma, o professor pode propor as seguintes questões:
Vocês sabem por que teriam essas pessoas se deslocado para nossa região?
O que eles encontraram aqui?
Quem muda de lugar, leva também um pouco do lugar que está deixando.
O que você ou sua família trouxe do lugar que você morava?
O que você encontrou aqui e que é diferente do seu lugar de origem ( por exemplo, comidas, jeito de falar, etc...)?
8º Passo:
O professor propõe que um quadro, como o modelo abaixo, seja preenchido pela turma. Para isso, deverá providenciar uma cartolina ou outra folha de papel onde as informações serão registradas.
Número de Pessoas Procedência Motivo de Deslocamento
I I I &nbs p; Corinto Melhores condições de vida
I Venda Nova Melhorar a vida
I I I I Belo Horizonte Trabalhar e estudar
I Montes Claros Em busca de emprego
I Rio de Janeiro Fugir da violência
9º passo:
- Com as informações do quadro da atividade anterior, o professor propõe que produzam um texto para ser colocado no mural da escola onde deverão contar as histórias de vida dos componentes do grupo.
- O professor propõe a socialização dos textos e nesse momento fará as intervenções necessárias para as correções dos mesmos.
- A turma cria um título para o mural e os alunos organizam os textos produzidos.
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
O relato escrito será o instrumento utilizado pelo professor para avaliar o desempenho e aprendizagem dos alunos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!