Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


BATEU LEVOU?! RESOLVENDO CONFLITOS INTERPESSOAIS NA ESCOLA

 

17/11/2009

Autor y Coautor(es)
Marta Regina Alves Pereira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES; LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Exercitar a tolerância nas relações com colegas na escola.
- Lidar com conflitos interpessoais.
- Buscar estratégias pacíficas para resolução de conflitos.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Nenhum
Estratégias e recursos da aula

COMENTÁRIOS INTRODUTÓRIOS A/AO PROFESSORA/OR                  

Professora/or verifica-se que com o crescente aumento da violência na atualidade brasileira e a deficiência de medidas punitivas para os responsáveis, atos lastimáveis têm se tornado cada vez mais comuns, sendo considerados com naturalidade pela maioria da população. O país tem vivido uma crise no âmbito da segurança, interferindo na qualidade de vida, fragilizando pessoas de diversas idades, refletindo nas relações estabelecidas, inclusive, no âmbito da escola. Nesse sentido, é comum os/as professores/as se depararem com situações de conflitos interpessoais e agressões entre alunos/as em sala e em diferentes espaços da escola. Dessa forma, professora/or, essa aula tem como propósito auxiliá-lo/a na mediação de conflitos apresentados pelos/as alunos/as, colaborando ainda com as crianças que apresentam resistência ao cumprimento de regras de boa convivência, dificuldades no relacionamento interpessoal ou comportamentos considerados por vocês como agressivos, dentre outros.
Professora/or você poderá utilizar a aula intitulada “BOAS MANEIRAS NA CONVIVÊNCIA EM GRUPO” para complementar essa aula.

1º momento: Contar a história: “O escorpião e a rã” do autor Rubem Alves suprimindo-se o final.

ALVES, R. O escorpião e a rã. Editora Loyola: São Paulo, 1999.

O Escorpião e a Rã - (texto resumido)Um dia a floresta pegou fogo. E incêndio não tem medo de rabo de escorpião. Só havia um jeito de fugir da morte: era atravessando o rio, para o outro lado. Os bichos que sabiam nadar pulavam na água, levando seus amigos nas costas. Mas o escorpião nem tinha amigos, nem sabia nadar. E não havia ninguém que se arriscasse a oferecer-lhe carona. O escorpião, então, valentia e coragem sumidas ante o fogo que se aproximava, foi forçado a se humilhar. Dirigiu-se com voz mansa à rã, que se preparava para a travessia. -Por favor, me leve nas suas costas - ele disse. -Eu não sou louca. Sei muito bem o que você faz a todos que se aproximam de você - replicou a rã. -Mas, veja- argumentou o escorpião- eu não posso picá-la com o meu ferrão. Se o fizesse, você morreria, afundaria, e eu junto, pois não sei nadar. A rã ponderou que o raciocínio estava certo. Podia ser que o escorpião fosse muito feroz, mas não podia ser burro. Todo mundo ama a vida. O escorpião não podia ser diferente. Ele não iria matar, sabendo que assim se mataria... E, como tinha bom coração, resolveu fazer esta boa ação. -Muito bem. -disse a rã ao escorpião. -Suba nas minhas costas. Vou salvar sua vida... O escorpião se encheu de alegria, subiu nas costas lisas da rã e começaram a travessia. Que coisa -ele pensou- é a primeira vez que me encosto em alguém de corpo inteiro. Antes era só o ferrão... E até que não é ruim. O corpo da rã é bem maciozinho... Enquanto isso, a rã ia dando suas braçadas tranqüilas, nado de peito, deslizando sobre a superfície. -E como é gostoso navegar- continuou o escorpião , nos seus pensamentos. - estes borrifos de água , como são gostosos. É bom ter a rã como amiga...
Estavam bem no meio do rio. O escorpião olhou para trás e viu a floresta em chamas. -Se não fosse a rã, eu estaria morto neste momento. E um estranho sentimento, desconhecido, encheu seu coração: gratidão. Nem sempre veneno e ferrão são a melhor solução. A vida estava com a rã, macia e inofensiva que não inspirava medo em ninguém... Sentiu seu corpo descontrair-se. Achou que a vida era boa... Era bom poder baixar a guarda e descansar. Voltou-se de novo para trás, para olhar a floresta incendiada. Mas, ao fazer isto, viu-se refletido, corpo inteiro, na água do rio que brilhava à luz do fogo. E o que viu o horrorizou: seu rabo, dantes ereto, agora dobrado, desarmado. E scorpião de rabo mol e... Todos ririam dele. E se ntiu um ódio profundo da rã. -Espelho, espelho meu, existe bicho mais terrível que eu? A resposta estava naquele rabo mole, refletido no espelho da água. E a única culpada era a rã... Sem um outro pensamento, enrijeceu o rabo e o enfiou nas costas da rã. A rã morreu. E, com ela, o escorpião.


2º momento: Solicitar aos /as alunos/as que criem um final para a mesma a partir da seguinte situação problema: “Está acontecendo um incêndio na floresta e todos os animais estão ansiosos para se salvar. Alguns pensaram em fugir pelo céu, outros por terra e outros pelo mar. O escorpião não consegue vislumbrar nenhuma saída para o seu caso: não sabe voar, não sabe nadar e não se vê em condições de caminhar por terra. Todos temem o escorpião. Uma rã decidiu parar para ouvir a dificuldade do escorpião, mas não sabe se poderá ajudá-lo. Como essa situação se resolverá?”

Professora/or, sugere-se que você confeccione ou adquira os animais/personagens da história (fantoches de dedo feitos em pano, fantoches de vara produzidos em cartolina, dentre outros) que poderão aparecer à medida que a história for contada. A sugestão de se suprimir o final da história e pedir aos alunos que criem um final para a mesma tem o propósito de investigar as estratégias escolhidas pelas crianças para resolver uma situação de conflito.

3º momento: Cada aluno/a deverá fazer a leitura do final de sua história para todo o grupo e o/a professor/a registrará no quadro as principais informações contidas no relato das crianças. Após essa etapa, caberá ao/a professor/a montar categorias de análise dos finais sugeridos/criados pelos/as alunos/as, como por exemplo: 1) A rã levou o escorpião nas costas pelo mar e os dois se afogaram; 2) Todos os animais se queimaram; 3) Todos os animais se salvaram; 4) Ninguém ajudou o escorpião e ele morreu; dentre outros.

4º momento: A/o professora/or deverá selecionar três finais que mais apareceram e proceder com uma votação onde os /as alunos/as escolherão o final que represente o grupo.

5º momento: Cabe a/o professora/or,  nesse momento, juntamente com o grupo, analisar os finais produzidos pelos/as alunos/as, observando: em que medida as propostas feitas pelos/as alunos/as para a resolução da situação problema revelou estratégias pacíficas como utilização do diálogo, comportamento de solidariedade, atitude de respeito, dentre outros.


Atividade 2

1º Momento: Assistir ao Vídeo “Resolvendo conflitos pessoais”, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=uswpOhYqZkc&feature=related

conflitos


Questionar os alunos: Por que vocês acham que os personagens do vídeo estavam brigando? Que armas foram usadas pelos personagens? O que aconteceu no final?

2º Momento: Assistir ao vídeo “Tolerância”, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=WwGwNeUxBPs&feature=related


tolerancia

Em seguida, questionar os alunos: O que conseguiram observar no vídeo? Na sua percepção, qual motivo levou os dados a se desentenderem? Como os dados resolveram seus conflitos?

3º Momento:
Dividir a turma em sub-grupos de cinco crianças para que discutam e respondam: Vocês já viveram situações de conflitos semelhantes na esco la? Em caso afirmativ o, relatem essas situações aos/as colegas e procurem avaliar se a forma como resolveram a situação beneficiou a relação entre os/as envolvidos/as. Após essa etapa, os/as alunos/as deverão registrar em cartazes maneiras pacíficas para se resolver uma situação de conflito.

4º momento: A/o professora/or poderá propor uma atividade de Caça-palavras onde os/as alunos/as deverão procurar no diagrama palavras que lhes remetam a VALORES ou SENTIMENTOS de uma pessoa preocupada em resolver conflitos interpessoais de forma pacífica:

KFKJALKFLROGLKFMKJGCOMPREENSÃOOJOPJOPSJOMGLROSMALOML

KJJOPJAKNFKZHIFIJFAMÇSOLIDARIEDADEFMOEJFMCMÇALJFPIUFPOJ

MRESPEITOLMAOUPAOJNZVMZÇLCMAJFAJSJVZLMZÇKFJIIGIUGOGKP

MVMBFJSPOGAAMIZADELOSAJKDÇLVMMVNVDSJGOPJMLPILJKHFIEIW

UIGLEALDADEFUIAGCJHBHJCVHADYUYDHCJVIGCYUAFYUFAIYCVHJZ

5º momento: Solicitar aos /as alunos/as que construam, individualmente, frases contendo tais palavras. Essas frases deverão ser escritas em fichas de cartolina (de 5 cm de largura por 20cm de comprimento) para serem expostas em diferentes espaços da sala posteriormente.

Avaliação

Professora/or, observe se os/as alunos/as conseguiram propor finais construtivos e pacíficos para a história contada.
Procure observar, ainda, as expressões dos/das alunos/as ao apresentar suas idéias sobre como resolver um conflito interpessoal de forma harmoniosa e as reações dos demais. Busque identificar se os/as alunos/as conseguiram manifestar suas opiniões sem provocar novos conflitos interpessoais e se usaram argumentos coerentes e respeitosos para convencer os/as colegas sobre qual seria a melhor maneira para resolver um conflito interpessoal.
Verifique se houve mudança de postura e/ou opiniões dos /as alunos/as quando se reuniram em grupo para discutir estratégias para resolução de conflitos.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • MARISTELA TEREZINHA RUSCHEL PEGORARO, .E.EB CELETINO DO NASCIMENTO , Santa Catarina - dijo:
    atpmaristelapegoraro@sed.sc.gov.br

    17/08/2012

    Cinco estrelas

    relevante e produtiva em nosso meio uma informação a mais é sempre bem vinda e é atraves de dicas que podemos modificar e ate criar algo a mais espero que eu possa usar e complementar com noves valores obrigado.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.