17/11/2009
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Reconhecer o equilibrismo mais um compontente das modalidades circenses.
As modalidades circenses bem como a história do circo.
Espaço: Espaços abertos com apoios ou parede
Material: Bastões
Reunir a turma e perguntar quais atividades circenses apresentam em sua execução o equilíbrio. Após o relato dos alunos, pedir que eles observem as fotos abaixo e as relacionem novamente com a pergunta realizada anteriormente.
http://3.bp.blogspot.com/_Lv1jWHeRdnk/SfUvi0HAlUI/AAAAAAAAAF0/WGAbeum08sM/s320/equilibrio.jpg
http://americacirco.zip.net/images/Circo010944.jpg
http://www.guiasjp.com/fotos_noticias/1215046179.1645F1.jpg
http://portal.rpc.com.br/midia_tmp/600--Equilibrio.JPG
http://2.bp.blogspot.com/_HQs_j-Sv100/SQ28yAy2L4I/AAAAAAAAA8g/MWPCaXmSoBY/s400/206circo.jpg
http://3.bp.blogspot.com/_q-SGvC-JLcE/Sd1LaA3zWwI/AAAAAAAAPKI/ZYifXd5-XHo/s400/46054644.jpg
http://gazetaonline.globo.com/_midias/jpg/127806-4a1d8c17af0e0.jpg
Muitas atividades do circo apresentam em suas modalidades algum grau de equilíbrio, tais como o monociclo e as acrobacias coletivas. Alguns equilíbrios são feitos com materiais e outros com o próprio corpo e alguns exigem um alto grau de equilíbrio e ou tros baixo. No circo, o equilíbrio apresenta-se não só como uma modalidade específica, mas como um componente de dificuldade na execução de uma modalidade. Em seguida, pedir aos alunos que relacionem as gravuras com o grau de dificuldade do equilíbrio (fácil, médio e difícil) argumentando sua escolha. Muitos deverão associar o equilíbrio de objetos com o corpo os mais difíceis e os que equilibram somente o corpo ou um objeto mais fáceis.
Distribuir bastões para todos os alunos e realizar várias brincadeiras na seqüência:
1 – Equilibrar o bastão na ponta do pé suspenso;
2 – Equilibrar o bastão na palma da mão;
3 - Equilibrar o bastão na ponta do dedo;
4 - Equilibrar o bastão no ombro;
5 - Equilibrar o bastão no queixo;
6 - Equilibrar dois bastões na palma da mão;
7 - Equilibrar o bastão na palma da mão e percorrer um trajeto sinuoso e com obstáculos sem deixá-lo cair
Construir um rola-rola (ou rola-bola ou tábua de equilíbrio). Para tanto, faz-se necessário pedir antecipadamente para esta aula que os alunos tragam de casa os seguintes materiais: 1 garrafa pet de 500 ml, 1 tábua de madeira de 40 por 25 cm, 1 lixa de ferro de 30 x 25 cm e cola. A construção se dará através do recorte de 4 tiras da lixa e a colagem das mesmas, 2 em cada lado da tábua, para não escorregar o pé sobre a tábua. Coloca-se a tábua sobre a garrafa pet e pronto.
Pedir aos alunos que equilibrem sobre o rola-rola apoiando-se na parede. Recomenda-se que o espaço entre os alunos seja de 2 metros.
Em uma folha, desenhar a atividade circense que mais exige o equilíbrio.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!