Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Escrevendo palavras e produzindo o dominó dos meses

 

20/11/2009

Autor y Coautor(es)
Araci Rodrigues Coelho
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Ler as informações do calendário
- Conhecer a organização do tempo em meses do ano
- Ler e escrever palavras
- Desenvolver noções cronológicas do tempo
- Localizar-se no tempo

Duração das atividades
3 a 4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o sucesso dessa aula é importante que os alunos reconheçam os números e as letras do alfabeto, lendo, mesmo que de forma inicial. É importante também que já tenham noção da organização do tempo em dias e semanas. Caso estes conhecimentos não estejam consolidados, essas atividades deverão ser realizadas de forma a desenvolvê-los.

Estratégias e recursos da aula

I- Sondagem de conhecimentos:


Professor, elabore uma atividade em que os alunos possam demonstrar como se localizam no tempo e, também, o que já sabem a respeito dos meses do ano. Veja a atividade a seguir na qual você pode se inspirar:

                              Imagem elaborada pela autora

Distribua a folha da atividade ou passe as questões no quadro negro para que a turma possa copiar. Leia cada frase da proposta um (1) para turma, solicitando que pensem em palavras que possam completar o sentido da frase e, em seguida, as escrevam nos espaços em branco. Quando acabarem de preencher todas as frases leia a proposta número dois (2) e oriente os alunos sobre sua realização.
Professor, conforme o nível de alfabetização em que se encontrar sua turma você poderá deixar que os alunos façam sozinhos, apenas dando-lhes orientações gerais e estipulando um tempo para que respondam.

Realizada a atividade corrija os exercícios coletivamente, solicitando em cada uma deles, que alguns alunos apresentem suas respostas. É importante incentivar a apresentação das diferentes respostas dadas a cada atividade, criando um ambiente de confiança para que elas sejam apresentadas e discutidas, levando os alunos a perceberem, por exemplo, quais são as palavras que completam adequadamente as frase na questão 1 ou quais números indicam a ordem correta dos meses ao longo do ano. Essa correção sucitará uma discussão coletiva sobre a organização do ano em 12 meses e sobre a subdivisão dos meses em uma certa quantidade de semanas e dias que variarão de mês para mês.

                                         Imagem elaborada pela autora

Professor, sugerimos que realize essa discussão apoiado na consulta coletiva de um calendário anual fixado na sala de aula. Caso ainda não o tenha em sala providencie um para sua turma (veja alguns exemplos de calendários nas imagens anteriores).

II- Trabalho no Calendário da agenda escolar


A organização do ano em meses e a composição variada dos meses em semanas pode também ser trabalhada no calendário da agenda escolar. Então, se em sua escola tiver uma agenda pessoal para os alunos é provavel que nela exista um calendário que poderá ser fonte de estudos no que se refere à compreensão da organização do tempo. Caso não tenha providencie um calendário anual para cada aluno da turma. Elabore atividades em que a turma a partir da consulta a esse calendário possa conhecer e/ou fixar os nomes dos meses do ano, a sequência em que eles ocorrem, a formação do mês em 30 e 31 dias e, em 4 ou 5 semanas. Aproveite também para identificar e ressaltar algumas datas importantes para turma e para escola, contribuindo assim para a formação da identidade da turma. Veja a atividade a seguir:

                                                            Imagem elaborada pela autora


Professor para completar essa atividade o aluno deve consultar o calendário, observando em cada mês, quantos dias e quantas semanas eles têm. Ensine-os a identificar a semana no calendário mostrando que cada linha representa uma semana completa (assim ele observará que na maioria dos meses os 30 ou 31 dias estão apresentados em 4 linhas completas que representam 4 semanas inteiras).

Você também pode solicitar que completem a última coluna da atividade, referente aos aniversariantes, em casa para que a família possa ajudá-los a lembrar as datas (meses) dos seus aniversariantes. Depois de completada a atividade, corrija-a levando a turma a fazer algumas observações tais como:
- apenas o mês de fevereiro tem menos de 30 dias; a maioria dos meses (7) tem 31 dias, sendo que 4 meses tem 30 dias.
- apenas fevereiro tem 4 semanas completas e os demais meses tem 4 ou 5 semanas e mais alguns dias.

Na discussão da atividade solicite que completem a última coluna, escrevendo o nome dos colegas da turma em frente ao mês de seu aniversário.

                   Imagem produzida pela autora

Para que os alunos possam internalizar os nomes dos meses dos anos e a ordem em que acontecem ao longo do ano proponha à turma que elaborem um jogo de dominó com base nessa última atividade. Veja como fazê-lo:

III- Confeccionando as peças do dominó:

Entregue para cada aluno as folhas com os nomes dos meses e solicite-os que completem a segunda e a terceira coluna escrevendo o nome de um aniversariante ou de um acontecimento importante correspondente a cada mês do ano.

                                                          Imagem elaborada pela autora

                                                  Imagem elaborada pela autora

Após preencher a folha, oriente os alunos a colorir e recortar os retângulos formando as peças do dominó. Oriente-os ainda a confeccionar um envelope, dobrando uma folha de ofício para guardar as peças. Feito o envelope solicite que o identifique, escrevendo de um lado o nome do jogo “Dominó dos Meses” e de outro seu nome, o nome da turma e o da escola.

Nesse envelope também deve ser guardado a folha com as regras do dominó.

Professor, essa é uma boa oportunidade para trabalhar (iniciar ou retomar) as características textuais do gênero instrucional, no caso, as regras do jogo. Chame a atenção para como as regras são organizadas, ou seja para a maneira como esse tipo de texto “fica no papel”, de quais partes é composta as regras desse jogo, o que vem primeiro etc.

                      Imagem elaborada pela autora

IV- Jogando o dominó dos meses


Professor separe um tempo da aula para que os alunos em grupo possam brincar com o dominó. Para iniciar o jogo leia as regras com a turma e escolha alguns alunos para fazerem a brincadeira, pela primeira vez, diante do grupo, facilitando assim, o entendimento das regras pela turma. Quando sentir que já entenderam as regras separe a turma em grupos e deixe-os brincar, enquanto você transita pela sala os orientado, tirando dúvidas, observando aqueles que apresentam dificuldades e avanços no conhecimento dos meses e sua ordenação ao longo do ano. De acordo com o nível da turma, você pode orientá-los para jogar em duplas, pois se houver crianças que ainda tem dificuldade de ler os nomes dos meses e ainda não dominam a sua sequência poderão, com ajuda dos colegas, aos poucos poderão apresentar avanços nesses conhecimentos.

                                                       Imagem elaborada pela autora

Professor, incentive a turma a levar o jogo para a casa e brincar com a família.

Recursos Complementares

Professor nos sites a seguir é possível encontrar e copiar diversos calendários: http://blog.dicasdeexcel.com/2008/12/calendrio-2009.html www.folhinhas.com.br

Avaliação

Ao final dessa aula, você deverá comparar a realização da primeira e da última atividade,  analisando se o grupo como um todo e, também, cada criança individualmente, conseguiu avançar em relação aos objetivos propostos. Compare se as dificuldades com relação aos nomes dos meses e a seqüência que eles ocorrem ao longo do ano atenuaram ou mesmo foram sanadas. Na confecção do dominó observe se os alunos escreveram os nomes dos dias dos meses de acordo com a numeração e se as palavras foram escritas corretamente. O domínio da turma quanto á seqüência dos meses no ano pode ser observado especialmente no momento em que estiverem jogando.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.