17/11/2009
LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; MARTA REGINA ALVES PEREIRA; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
a) Expressar sentimentos experimentados em situações de perdas.
b) Identificar recursos para lidar com situações de perdas.
c) Refletir sobre as perdas como um processo natural da vida, de crescimento e amadurecimento.
d) Compreender a morte como uma etapa do ciclo de vida.
Não há necessidade de se trabalhar conhecimentos prévios.
Comentários ao/a professor/a:
Professor/a, é importante, como educadores, termos em mente que as perdas fazem parte da vida, e são necessárias para o desenvolvimento e amadurecimento emocional. Essas perdas não se referem apenas à morte, mas àquelas situações em que o ser humano vai vivenciando ao longo da vida, iniciando, inclusive, na infância como: perceber-se separado dos pais, como pessoa independente deles; afastar-se de amigos quando mudam de escola, bairro ou cidade; perder animal de estimação, dentre outras. Nesse sentido, professor/a, faz-se necessário refletir com as crianças sobre as perdas, mostrando a elas que essas experiências, apesar de envolver sofrimento e dor, podem ajudá-las a se fortalecer e ampliar a sua percepção de mundo, auxiliando-as no processo de fazer escolhas na vida. Outro aspecto que também precisa ser considerado é que, em situações de morte de familiares ou amigos próximos, a família está vivendo seu próprio processo de luto e, geralmente, não consegue lidar de forma adequada para auxiliar as crianças a enfrentar sua dor e sofrimento. Daí a importância de outros adultos com bom vínculo com a criança acolherem-na e apoiarem-na, como, por exemplo, o/a professor/a. Professor/a, caso julgue pertinente você poderá utilizar a aula intitulada “A FINITUDE DA VIDA” para iniciar ou complementar essa aula.
Atividade 1 (1ª aula de 50 minutos):
1º Momento: Iniciar uma reflexão com os/as alunos/as sobre perdas. Escrever na lousa as seguintes frases para os/as alunos/as refletirem e completarem individualmente:
PERDER ALGO PRA MIM É...
SITUAÇÕES DE PERDAS QUE VIVI/ OU QUE ME MARCARAM...
QUANDO EU VIVO UMA SITUAÇÃO DE PERDA, SINTO-ME...
O QUE EU PENSEI OU ME FALARAM A RESPEITO DA MORTE...
2º Momento: Após o registro de todas as frases, procure identificar os sentimentos presentes nas falas dos/das alunos/as e reflita com eles sobre os mesmos. Professora/or, alguns aspectos são imprescindíveis esclarecer no decorrer do diálogo:
- Todo ser vivo morre, pois faz parte do ciclo da vida;
- A morte é irreversível e, portanto, as pessoas que morrem não voltarão, mas você contará com outras pessoas para apoiá-lo/la;
- Quando uma pessoa querida morre, não significa que as pessoas próximas a ela também partirão;
- Há várias causas que levam à morte e não são sentimentos de raiva, mágoa, tristeza vivenciados com a pessoa que faleceu/adoeceu que a levaram à morte/ à hospitalização; (muitas crianças sentem-se responsáveis pelo adoecimento ou pela morte de entes queridos porque discutiram, brigaram, “teimaram” com os mesmos).
- Muitos adultos consideram que perdas e morte não são assuntos de criança, como se evitar falar sobre o assunto poupasse a dor e o sofrimento, o que não é verdade;
- As pessoas ou animais que amamos e perdemos sempre serão parte de nós, porque aprendemos na convivência com eles;
- O tempo é o melhor aliado no processo de superação das perdas, ou seja, não é de um dia para o outro que nos reestruturamos diante de uma perda.
- Dialogar com pessoas em quem confia, expressar os sentimentos e sofrimento, sem julgamentos, ajuda a aceitar e dar outro sentido à perda.
- Ter fotos ou guardar algo que nos lembre a pessoa ou animal querido que perdemos, ajuda-nos a lembrar dos momentos especiais vividos ao seu lado e a encontrar formas de nos sentirmos mais perto dele/a.
3º Momento: Fazer a leitura do livro: O medo da sementinha - de Rubem Alves
O livro conta a traj etória de uma Sementinha, que tinha muito medo de crescer porque achava que o crescimento lhe levaria à morte. O medo do desconhecido lhe atormentava muito e sua mãe árvore acompanhando seu sofrimento, procurava confortá-la, buscando amenizar esses momentos. Por fim, a Sementinha compreendeu que precisava perder algo, morrer para tornar- se uma linda árvore. Rubem Alves consegue discutir sobre vida e morte nessa crônica, fazendo uma reflexão sobre a importância de lidar com a perda, como uma etapa natural, inclusive, de transformação para novas etapas da vida.
Explorar com os /as alunos/as os principais temas trazidos pelo autor:
1) Assim como a sementinha, os seres humanos temem deixar uma situação conhecida, de conforto, de segurança.
2) O crescimento envolve perdas, sair do lugar que está acostumado, ousar, pra transformar-se.
3) O apoio de alguém querido (no livro, a mãe da Sementinha) é fundamental para nos encorajar, ajudar-nos a enfrentar os desafios da vida.
4º momento: Solicitar como “Para-casa” que os/as alunos/as produzam um breve texto com a seguinte proposta - O que você poderia sugerir como formas alternativas para ajudar um amigo a superar uma situação dolorosa de perda? Os textos deverão ser socializados na próxima aula.
Atividade 2 (2ª aula de 50 minutos):
1º momento: Assistir ao vídeo: Velha História, disponível em http://portacurtas.com.br/curtanaescola/pop_160.asp?Cod=1893&exib=5513
2º Momento: Explorar com os/as alunos/as: Qual a relação existente entre o filme e o tema da aula? De que perda o vídeo trata?
Buscar refletir com os/as alunos/as que a amizade saudável envolve uma relação de cuidado e de respeito e quando se impõe ao outro que mude ou deixe seu habitat natural, (como mostrado no vídeo), ocorre um aprisionamento do outro e a possível perda. Refletir sobre relações onde se perde a liberdade, o respeito, ou seja, que muitas vezes o aprisionamento de uma pessoa à outra ou mesmo a um animal leva à perda da liberdade de ser e de agir, do significado real de sermos vivos, autênticos, únicos.
3º momento: Socializar os textos produzidos pelos alunos/as com todo o grupo, solicitados como atividade de casa. O/a professor/a deverá registrar, simultaneamente, as sugestões mais comuns apontadas pelas crianças, bem como as idéias diferentes que surgirem.
4º momento: Finalizar a aula convidando os alunos a assistir ao vídeo: “Somos um – Rei Leão 2”, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Ircy8dWhEIE
Em seguida, refletir sobre as mensagens:
“Você deve compreender que nem tudo vai ser só diversão, pois um dia, meu amor, a tristeza e a dor também virão!”
“Você vai conseguir a coragem pra seguir”
“Enquanto viver aqui, você é o que é...”
Refletir com as crianças: O que o pai quis deixar como ensinamento ao seu filho?
Professor/a, na página http://www.ip.usp.br/laboratorios/lem/projetos.htm, você encontrará maiores informações sobre o Projeto Falando de Morte, idealizado pela profª Maria Júlia Kovács, com a divulgação de vídeos educativos que abordam o tema, dentre outras informações adicionais.
O filme “Rei Leão” aborda os temas perdas e morte de forma bela e poética e é um bom recurso para se trabalhar com as crianças.
Outros livros infantis que abordam o assunto:
MUNDY, Michaelene. Ficar triste não é ruim. Como uma criança pode enfrentar uma situação de perda. São Paulo: Paullus, 2001.
PINTO, Alves Ziraldo. Menina Nina. Duas razões para não chorar. São Paulo:Melhoramentos, 2009.
Auto-avaliação do/a professor/a: observar como lidou/ ou lida com situações de perdas em sua vida e como foi desenvolver esta temática desafiadora com seus/ suas alunos/as;
Auto-avaliação dos/das alunos/as: Cada aluno/a deverá fazer um breve registro respondendo à questão: O que aprendi em relação a esta aula?
Avaliação dos/as alunos/as pelo/a professor/a:
- Verificar, com base nos registros e falas dos/as alunos/as:
• Se compreenderam a morte como uma etapa do ciclo da vida;
• Se conseguiram entrar em contato com os sentimentos e situações de perdas;
• Se demonstraram possibilidades e recursos para enfrentar as situações de perda.
Cinco estrelas 1 classificações
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07/11/2010
Cinco estrelasMeus alunos adoraram o conteudo da aula, os sentimentos ficaram mais expostos e pudemos com muito amor explicar. Parabéns a equipe.