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LIDANDO COM AS PERDAS

 

17/11/2009

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; MARTA REGINA ALVES PEREIRA; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

a) Expressar sentimentos experimentados em situações de perdas.
b) Identificar recursos para lidar com situações de perdas.
c) Refletir sobre as perdas como um processo natural da vida, de crescimento e amadurecimento.
d) Compreender a morte como uma etapa do ciclo de vida.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de se trabalhar conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Comentários ao/a professor/a: 

Professor/a, é importante, como educadores, termos em mente que as perdas fazem parte da vida, e são necessárias para o desenvolvimento e amadurecimento emocional. Essas perdas não se referem apenas à morte, mas àquelas situações em que o ser humano vai vivenciando ao longo da vida, iniciando, inclusive, na infância como: perceber-se separado dos pais, como pessoa independente deles; afastar-se de amigos quando mudam de escola, bairro ou cidade; perder animal de estimação, dentre outras. Nesse sentido, professor/a, faz-se necessário refletir com as crianças sobre as perdas, mostrando a elas que essas experiências, apesar de envolver sofrimento e dor, podem ajudá-las a se fortalecer e ampliar a sua percepção de mundo, auxiliando-as no processo de fazer escolhas na vida. Outro aspecto que também precisa ser considerado é que, em situações de morte de familiares ou amigos próximos, a família está vivendo seu próprio processo de luto e, geralmente, não consegue lidar de forma adequada para auxiliar as crianças a enfrentar sua dor e sofrimento. Daí a importância de outros adultos com bom vínculo com a criança acolherem-na e apoiarem-na, como, por exemplo, o/a professor/a. Professor/a, caso julgue pertinente você poderá utilizar a aula intitulada “A FINITUDE DA VIDA” para iniciar ou complementar essa aula.

Atividade 1 (1ª aula de 50 minutos):

1º Momento: Iniciar uma reflexão com os/as alunos/as sobre perdas. Escrever na lousa as seguintes frases para os/as alunos/as refletirem e completarem individualmente:

PERDER ALGO PRA MIM É...

SITUAÇÕES DE PERDAS QUE VIVI/ OU QUE ME MARCARAM...

QUANDO EU VIVO UMA SITUAÇÃO DE PERDA, SINTO-ME...

O QUE EU PENSEI OU ME FALARAM A RESPEITO DA MORTE...

2º Momento: Após o registro de todas as frases, procure identificar os sentimentos presentes nas falas dos/das alunos/as e reflita com eles sobre os mesmos. Professora/or, alguns aspectos são imprescindíveis esclarecer no decorrer do diálogo:
- Todo ser vivo morre, pois faz parte do ciclo da vida;
- A morte é irreversível e, portanto, as pessoas que morrem não voltarão, mas você contará com outras pessoas para apoiá-lo/la;
- Quando uma pessoa querida morre, não significa que as pessoas próximas a ela também partirão;
- Há várias causas que levam à morte e não são sentimentos de raiva, mágoa, tristeza vivenciados com a pessoa que faleceu/adoeceu que a levaram à morte/ à hospitalização; (muitas crianças sentem-se responsáveis pelo adoecimento ou pela morte de entes queridos porque discutiram, brigaram, “teimaram” com os mesmos).
- Muitos adultos consideram que perdas e morte não são assuntos de criança, como se evitar falar sobre o assunto poupasse a dor e o sofrimento, o que não é verdade;
- As pessoas ou animais que amamos e perdemos sempre serão parte de nós, porque aprendemos na convivência com eles;
- O tempo é o melhor aliado no processo de superação das perdas, ou seja, não é de um dia para o outro que nos reestruturamos diante de uma perda.
- Dialogar com pessoas em quem confia, expressar os sentimentos e sofrimento, sem julgamentos, ajuda a aceitar e dar outro sentido à perda.
- Ter fotos ou guardar algo que nos lembre a pessoa ou animal querido que perdemos, ajuda-nos a lembrar dos momentos especiais vividos ao seu lado e a encontrar formas de nos sentirmos mais perto dele/a.

3º Momento: Fazer a leitura do livro: O medo da sementinha - de Rubem Alves

Sementinha

O livro conta a traj etória de uma Sementinha, que tinha muito medo de crescer porque achava que o crescimento lhe levaria à morte. O medo do desconhecido lhe atormentava muito e sua mãe árvore acompanhando seu sofrimento, procurava confortá-la, buscando amenizar esses momentos. Por fim, a Sementinha compreendeu que precisava perder algo, morrer para tornar- se uma linda árvore. Rubem Alves consegue discutir sobre vida e morte nessa crônica, fazendo uma reflexão sobre a importância de lidar com a perda, como uma etapa natural, inclusive, de transformação para novas etapas da vida.

Explorar com os /as alunos/as os principais temas trazidos pelo autor:
1) Assim como a sementinha, os seres humanos temem deixar uma situação conhecida, de conforto, de segurança.
2) O crescimento envolve perdas, sair do lugar que está acostumado, ousar, pra transformar-se.
3) O apoio de alguém querido (no livro, a mãe da Sementinha) é fundamental para nos encorajar, ajudar-nos a enfrentar os desafios da vida.

4º momento: Solicitar como “Para-casa” que os/as alunos/as produzam um breve texto com a seguinte proposta - O que você poderia sugerir como formas alternativas para ajudar um amigo a superar uma situação dolorosa de perda? Os textos deverão ser socializados na próxima aula.

Atividade 2 (2ª aula de 50 minutos):

1º momento: Assistir ao vídeo: Velha História, disponível em http://portacurtas.com.br/curtanaescola/pop_160.asp?Cod=1893&exib=5513

velha história

2º Momento: Explorar com os/as alunos/as: Qual a relação existente entre o filme e o tema da aula? De que perda o vídeo trata?
Buscar refletir com os/as alunos/as que a amizade saudável envolve uma relação de cuidado e de respeito e quando se impõe ao outro que mude ou deixe seu habitat natural, (como mostrado no vídeo), ocorre um aprisionamento do outro e a possível perda. Refletir sobre relações onde se perde a liberdade, o respeito, ou seja, que muitas vezes o aprisionamento de uma pessoa à outra ou mesmo a um animal leva à perda da liberdade de ser e de agir, do significado real de sermos vivos, autênticos, únicos.

3º momento: Socializar os textos produzidos pelos alunos/as com todo o grupo, solicitados como atividade de casa. O/a professor/a deverá registrar, simultaneamente, as sugestões mais comuns apontadas pelas crianças, bem como as idéias diferentes que surgirem.

4º momento: Finalizar a aula convidando os alunos a assistir ao vídeo: “Somos um – Rei Leão 2”, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Ircy8dWhEIE

rei leão

Em seguida, refletir sobre as mensagens:

“Você deve compreender que nem tudo vai ser só diversão, pois um dia, meu amor, a tristeza e a dor também virão!”
“Você vai conseguir a coragem pra seguir”
“Enquanto viver aqui, você é o que é...”

Refletir com as crianças: O que o pai quis deixar como ensinamento ao seu filho?

Recursos Complementares

Professor/a, na página http://www.ip.usp.br/laboratorios/lem/projetos.htm, você encontrará maiores informações sobre o Projeto Falando de Morte, idealizado pela profª Maria Júlia Kovács, com a divulgação de vídeos educativos que abordam o tema, dentre outras informações adicionais.

O filme “Rei Leão” aborda os temas perdas e morte de forma bela e poética e é um bom recurso para se trabalhar com as crianças.

Outros livros infantis que abordam o assunto:

MUNDY, Michaelene. Ficar triste não é ruim. Como uma criança pode enfrentar uma situação de perda. São Paulo: Paullus, 2001.

PINTO, Alves Ziraldo. Menina Nina. Duas razões para não chorar. São Paulo:Melhoramentos, 2009.

Avaliação

Auto-avaliação do/a professor/a: observar como lidou/ ou lida com situações de perdas em sua vida e como foi desenvolver esta temática desafiadora com seus/ suas alunos/as;

Auto-avaliação dos/das alunos/as: Cada aluno/a deverá fazer um breve registro respondendo à questão: O que aprendi em relação a esta aula?

Avaliação dos/as alunos/as pelo/a professor/a:
- Verificar, com base nos registros e falas dos/as alunos/as:
• Se compreenderam a morte como uma etapa do ciclo da vida;
• Se conseguiram entrar em contato com os sentimentos e situações de perdas;
• Se demonstraram possibilidades e recursos para enfrentar as situações de perda.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

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Opiniões

  • maria lucimar gouveia, Centro Espirita Cairbar Schutel , São Paulo - disse:
    solimar.assis@hotmail.com

    07/11/2010

    Cinco estrelas

    Meus alunos adoraram o conteudo da aula, os sentimentos ficaram mais expostos e pudemos com muito amor explicar. Parabéns a equipe.


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