Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Quem gastou mais tempo?

 

29/10/2009

Autor e Coautor(es)
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

◦ A existência de diferentes maneiras para marcar o tempo.
◦ Contagem do tempo: dia, hora, minuto, segundo.

Duração das atividades
2 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

◦ História “O país-do-sem-tempo.”Renato j.g. berenger, editora Editar, coleção Descobrir.
◦ Aula do Portal do Professor: O país-do-sem-tempo, um lugar sem relógio.

Estratégias e recursos da aula

1ª momento:

◦ A partir da leitura da história “O país-do-sem-tempo”, o professor destaca esta parte:

“...É, eu acho que a solução para o problema deles é um relógio. Assim, todas as pessoas poderiam combinar seus encontros em hora certa.
- Mas como é que eu vou explicar para eles o que é um relógio?
Enquanto pensava, ficou imaginando uma porção de invenções que pudessem marcar o tempo.”

◦ Neste momento, o professor propõe à turma dividida em grupos, que pensem numa maneira de marcar o tempo.
Os grupos apresentam suas ideias e a turma reflete sobre elas, experimentando-as.
Ex: Bater palmas.
Colocar pedrinhas numa garrafa plástica e fazer um furinho nela.

O professor sugere, então, que peguem um saco plástico vazio e encham de areia. Fechem o saco com barbante e segurem em cima de um vaso ou uma lata vazia.
Depois, propõe que furem o fundo do saco com um palito. A areia vai cair até o saco esvaziar durante algum tempo.
Quando o saco esvaziar , significa que se passou “1 saco de tempo”.
E assim por diante.
Depois apresenta à turma diversas ampulhetas, com marcação de tempos diferentes:
◦ Ampulheta de 30 segundos
◦ Ampulheta de 1 minuto
◦ Ampulheta de 1 hora

Combina com a turma de, no dia seguinte, todos irem à aula sem relógio, pois marcarão o tempo com ampulheta.
A duração das atividades realizadas serão marcadas com as diferentes ampulhetas, divididas em três grupos na sala, sendo a atividade feita pela turma em conjunto. Ao final de cada uma, o grupo diz quantas vezes viraram a ampulheta.
Marcarão o tempo gasto em cada uma.
Farão a comprovação do uso de cada ampulheta.

Quem gastou mais tempo?

O objetivo é fazer as relações de segundo, minuto e hora, percebendo que o tempo gasto na atividade pela turma foi o mesmo, o que variou foi o número de vezes que as ampulhetas precisaram ser viradas.

Sugestão:

Poderão ser propostas também, atividades que serão realizadas pelos três grupos, independentemente, comparando o tempo gasto por cada uma.

Avaliação

O professor poderá avaliar a compreensão da noção de segundo, minuto e hora, no momento das relações feitas ao final de cada atividade.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.