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Introdução à Geometria Descritiva

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
MARCELO DA SILVA BUENO
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima dos Santos Galvão

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Geometria
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Analisar os princípios elementares da Geometria Descritiva, comparando-a com o sistema cartesiano de pares ordenados.

Identificar os eixos utilizados pelo sistema para a descrição do espaço.

Identificar os elementos geradores das coordenadas utilizadas para a representação de pontos no espaço.

Analisar a representação de pontos no espaço a partir de ternos ordenados

Analisar a organização espacial produzida pelos planos de projeção.

Identificar os elementos necessários para a obtenção de projeções em V.G. (Verdadeira Grandeza).  

Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Os alunos deverão conhecer o sistema cilíndrico ortogonal de projeção e o sistema cartesiano de pares ordenados, além de manusear adequadamente os instrumentos de desenho – par de esquadros, régua, compasso e transferidor.
Estratégias e recursos da aula

Antes da aula:

     Para fazer uso integral dos recursos sugeridos para a aula, o professor deverá realizá-la no laboratório de informática da escola. Se a instituição não dispuser desse ambiente, um computador móvel – preferencialmente conectado a um datashow – poderá proporcionar uma boa apresentação para os alunos, embora, nesse caso, haja prejuízo para a realização das atividades interativas propostas como material de apoio. Para executar os arquivos que contêm as atividades será necessário instalar no(s) computador(es) o software geogebra, disponível no endereço http://www.geogebra.org/download/install.htm

Começando as atividades

      Embora o estudo da Geometria Descritiva possibilite a construção de várias competências e habilidades – com destaque para a visão espacial – seu ensino, no nível médio, está cada vez mais restrito a escolas que, não por acaso, se notabilizam pela excelência do trabalho. Entre os fatores que contribuíram para esse contexto, certamente está a metodologia frequentemente empregada para a abordagem desse conteúdo – descontextualizada, pouco analítica e, não raro, como uma mera sequência de traçados absolutamente desprovida de sentido. Portanto, para que a aprendizagem ocorra de forma significativa, é imprescindível que o professor estabeleça relações com conteúdos já dominados pelos alunos.

     Nesse sentido, ao apresentar o sistema mongeano deverá buscar o estabelecimento de relações com o sistema cartesiano, de modo que os alunos possam identificar semelhanças e diferenças entre ambos. Para essa etapa da aula, sugerimos ao docente que, ao analisar, com a participação dos alunos, os elementos do sistema mongeano, elabore um quadro comparativo como o do exemplo abaixo:

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     Na etapa seguinte, o professor deve analisar com a turma alguns exemplos de como os ternos ordenados descrevem formas no espaço e como estas são representadas por meio de projeções.

A conclusão da aula deverá contemplar a experimentação e a fixação do conteúdo trabalhado. Nessa etapa, se a aula estiver ocorrendo em um laboratório de informática, os alunos deverão realizar a atividade interativa disponível no seguinte endereço eletrônico:

http://www.4shared.com/file/142267281/334ea962/Representao_de_pontos_em_pura.html

Para mover os pontos basta utilizar a ferramenta homônima, designada pelo ícone ferramenta mover do Geogebra

Caso a escola não disponha de recursos computacionais, o professor poderá reunir os alunos em grupos e utilizar diedros graduados, confeccionados em papelão compacto, canudos e massa de modelar (ou argila),  para reproduzir os pontos e as projetantes que por eles passam. As graduações do diedro poderão apresentar pequenos orifícios onde os canudos (projetantes) poderão se encaixar.

O objetivo de ambas as atividades é que os alunos possam verificar, na prática, como trabalhar com a variação das coordenadas e quais os efeitos produzidos por essa variação.

Recursos Complementares

Geogebra, software de geometria dinâmica, disponível em:

http://www.geogebra.org/download/install.htm 

Avaliação
O professor poderá avaliar a aula a partir do roteiro da atividade interativa realizada pelos alunos, assim como pela propriedade das intervenções feitas pelos alunos ao longo da análise dos elementos do sistema e da construção dos conceitos a ele relacionados. 
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