25/11/2009
Maria de Fátima dos Santos Galvão
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Analisar os princípios elementares da Geometria Descritiva, comparando-a com o sistema cartesiano de pares ordenados.
Identificar os eixos utilizados pelo sistema para a descrição do espaço.
Identificar os elementos geradores das coordenadas utilizadas para a representação de pontos no espaço.
Analisar a representação de pontos no espaço a partir de ternos ordenados
Analisar a organização espacial produzida pelos planos de projeção.
Identificar os elementos necessários para a obtenção de projeções em V.G. (Verdadeira Grandeza).
Antes da aula:
Para fazer uso integral dos recursos sugeridos para a aula, o professor deverá realizá-la no laboratório de informática da escola. Se a instituição não dispuser desse ambiente, um computador móvel – preferencialmente conectado a um datashow – poderá proporcionar uma boa apresentação para os alunos, embora, nesse caso, haja prejuízo para a realização das atividades interativas propostas como material de apoio. Para executar os arquivos que contêm as atividades será necessário instalar no(s) computador(es) o software geogebra, disponível no endereço http://www.geogebra.org/download/install.htm
Começando as atividades
Embora o estudo da Geometria Descritiva possibilite a construção de várias competências e habilidades – com destaque para a visão espacial – seu ensino, no nível médio, está cada vez mais restrito a escolas que, não por acaso, se notabilizam pela excelência do trabalho. Entre os fatores que contribuíram para esse contexto, certamente está a metodologia frequentemente empregada para a abordagem desse conteúdo – descontextualizada, pouco analítica e, não raro, como uma mera sequência de traçados absolutamente desprovida de sentido. Portanto, para que a aprendizagem ocorra de forma significativa, é imprescindível que o professor estabeleça relações com conteúdos já dominados pelos alunos.
Nesse sentido, ao apresentar o sistema mongeano deverá buscar o estabelecimento de relações com o sistema cartesiano, de modo que os alunos possam identificar semelhanças e diferenças entre ambos. Para essa etapa da aula, sugerimos ao docente que, ao analisar, com a participação dos alunos, os elementos do sistema mongeano, elabore um quadro comparativo como o do exemplo abaixo:
Na etapa seguinte, o professor deve analisar com a turma alguns exemplos de como os ternos ordenados descrevem formas no espaço e como estas são representadas por meio de projeções.
A conclusão da aula deverá contemplar a experimentação e a fixação do conteúdo trabalhado. Nessa etapa, se a aula estiver ocorrendo em um laboratório de informática, os alunos deverão realizar a atividade interativa disponível no seguinte endereço eletrônico:
http://www.4shared.com/file/142267281/334ea962/Representao_de_pontos_em_pura.html
Para mover os pontos basta utilizar a ferramenta homônima, designada pelo ícone
Caso a escola não disponha de recursos computacionais, o professor poderá reunir os alunos em grupos e utilizar diedros graduados, confeccionados em papelão compacto, canudos e massa de modelar (ou argila), para reproduzir os pontos e as projetantes que por eles passam. As graduações do diedro poderão apresentar pequenos orifícios onde os canudos (projetantes) poderão se encaixar.
O objetivo de ambas as atividades é que os alunos possam verificar, na prática, como trabalhar com a variação das coordenadas e quais os efeitos produzidos por essa variação.
Geogebra, software de geometria dinâmica, disponível em:
Quatro estrelas 1 classificações
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14/11/2012
Quatro estrelasParabéns pela aula.