Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Geometria Descritiva - Representação em épura

 

27/01/2010

Autor e Coautor(es)
MARCELO DA SILVA BUENO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima dos Santos Galvão

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Geometria
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Analisar o processo de obtenção da épura.

Analisar o conceito de épura.

Comparar e associar a representação de pontos no espaço e na épura.

Executar a representação de pontos em épura.

Identificar a localização espacial de um ponto representado por suas projeções.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

     Elementos e estruturas básicas do sistema mongeano e representação espacial de pontos. Manuseio adequado de instrumentos de desenho – par de esquadros, régua e compasso. 

Estratégias e recursos da aula

Antes da aula

     A parte de análise teórica do conteúdo proposto poderá empregar, como material de apoio, um arquivo produzido no aplicativo Geogebra, sendo, portanto necessário instalá-lo com antecedência na(s) máquina(s) que será(ão) utilizada(s) na aula. O ideal seria que os alunos trabalhassem individualmente ou, no máximo em duplas. Não sendo possível, o professor deverá estabelecer um roteiro de tarefas para os alunos realizarem ao longo da aula, de modo a evitar dispersão.

Começando as atividades

     A utilização da épura constitui um dos aspectos mais importantes no estudo da geometria descritiva. Apesar de ser uma forma de representação extremamente simples e eficiente, sua leitura e utilização é comumente apontada pelos alunos como uma das partes do conteúdo cujo entendimento é mais difícil. Contribui para essa percepção o fato de o tratamento dado à utilização prática da épura, com frequência, prescindir de uma abordagem analítica de seu funcionamento. Assim, os alunos não entendem o que estão fazendo e acabam por memorizar a disposição das projeções em reação à linha de terra. Em muitos casos, sequer reconhecem os elementos do sistema na épura, tornando impossível, portanto, estabelecer correlações com os elementos objetivos (no espaço) – a incapacidade de associar coordenadas numéricas às distâncias por elas indicadas é um exemplo dessas dificuldades.

      Desse modo, ao longo de toda a aula – ou, ainda, de todo o estudo da geometria descritiva –os alunos deverão ser estimulados a analisar e desenvolver todos os procedimentos tanto na representação espacial quanto na épura. A análise dos problemas no espaço pode ser feita por meio de esboços à mão livre, visando consumir menos tempo em sua construção.

     Ao introduzir o conteúdo, o professor poderá utilizar o arquivo disponível em:

http://www.4shared.com/file/179682667/dc50d659/obteno_da_pura.html

, devendo trabalhar os seguintes aspectos:

Cada coordenada está associada a uma distância, medida entre um ponto objetivo e um plano de projeção.

Para efeitos práticos podemos considerar que existem duas “origens” no sistema – uma para a marcação das abcissas ( (O) = [0;0;0] ) e outra para a marcação de afastamentos e cotas ( Linha de Terra ).

 - A disposição das projeções resulta do processo de obtenção da épura – quando os planos se sobrepõem, o sentido do movimento realizado conduz os afastamentos positivos à parte inferior da épura, enquanto os afastamentos negativos são levados à parte superior. Não há alteração de sinal da coordenada.

Na etapa seguinte, os alunos deverão realizar as atividades propostas na série didática disponível em

undefined

http://www.4shared.com/file/142267281/334ea962/Representao_de_pontos_em_pura.html . 

Para movimentar os elementos indicados basta utilizar a ferramenta mover, identificada pelo ícone ferramenta mover do Geogebra. O objetivo desse exercício é verificar o comportamento do ponto objetivo e de suas projeções quando o valor das coordenadas sofre modificações.

Na etapa final da aula, o professor deverá propor exercícios de fixação do conteúdo, onde os alunos deverão identificar a localização espacial de pontos a partir de suas projeções e representar, com o auxílio de instrumentos de desenho, a representação de pontos por meio de suas projeções. Para atribuir um aspecto mais concreto à atividade, os exercícios poderão versar sobre a representação, em épura, de sólidos geométricos cujos vértices são descritos por ternos ordenados. Inicialmente, as coordenadas deverão descrever poliedros, como prismas e pirâmides, apoiados no plano horizontal de projeção. A partir desses exemplos, o docente poderá, se considerar adequado, associar a projeção vertical a uma vista frontal do objeto, enquanto a projeção horizontal corresponderia a uma vista superior do mesmo. 

Recursos Complementares

O software Geogebra encontra-se disponível em:

http://www.geogebra.org/download/install.htm

Avaliação
O professor poderá avaliar a aula por meio da análise dos exercícios realizados pelos alunos, pelas questões levantadas por estes na análise do processo de obtenção da épura e pela dificuldade ou facilidade demonstrada em correlacionar a representação espacial à representação em épura.    
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Emanuelle, Mauricio de Nassau , Pernambuco - disse:
    manu-franca@hotmail.com

    19/12/2012

    Cinco estrelas

    muito boa aula, adorei! pena que tenho um pouco de dificuldade nesta matéria, inclusive nesse assunto. Mas muito bom, parabéns!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.