Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


DANDO VOZ ÀS CRIANÇAS!

 

17/11/2009

Autor e Coautor(es)
Marta Regina Alves Pereira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES; GLAUCIA COSTA ABDALA DINIZ; FATIMA REZENDE NAVES DIAS.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Compreender a infância como uma etapa fundamental da vida, com características específicas;
• Reconhecer a importância do modo de pensar e de sentir das crianças;
• Identificar em si mesmo e expressar desejos, sonhos, preferências, medos e outros sentimentos.
• Respeitar as diferentes realidades e valores de outras crianças.

Duração das atividades
1 AULA DE 50 MINUTOS
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
NÃO SÃO NECESSÁRIOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS.
Estratégias e recursos da aula

COMENTÁRIOS INTRODUTÓRIOS DIRIGIDOS A/AO PROFESSORAS/OR:

Professora/or, a infância é uma etapa da vida fundamental ao desenvolvimento humano. Sabe-se que a escola é um espaço privilegiado para se trabalhar a formação das crianças, não somente em relação à transmissão de conhecimentos científicos historicamente acumulados, como também no que diz respeito a valores ético-morais. As crianças passam boa parte do tempo na escola, convivendo com seus pares e educadores, vivenciando inúmeras trocas de experiências afetivas e sociais. No entanto, apesar do convívio diário, muitas vezes a/o professora/or conhece superficialmente seus/suas alunos/as, permanecendo-se distante de sua realidade e universo cultural. O mesmo se dá em relação aos colegas. Esta aula tem como proposta ampliar o conhecimento da/o professora/or a respeito da diversidade cultural de seus alunos e dos colegas entre si.

Estratégias:

1º Momento: Inicie a aula convidando os alunos/as a assistir ao vídeo “Com a palavra as crianças”, disponível no sítio: http://terratv.terra.com.br/Especiais/Mulher/Pais-e-Filhos/4572-188595/Com-a-palavra-as-criancas.htm


com a palavra

Promova uma breve discussão com as crianças acerca do conteúdo trazido pelo vídeo, que aborda alguns questionamentos com respostas das crianças sobre: brincadeiras prediletas na escola; o que deseja ser quando crescer; idealizações; medos; lugares prediletos para passear; família; futuro; desejos para um mundo melhor; sonhos ruins, dentre outros.

Pergunte aos/às alunos/as se identificaram semelhanças e diferenças entre as preferências das crianças do vídeo e as deles. Convide-os, então, a realizar uma pesquisa com os colegas da sala acerca dos mesmos temas ou outros que sejam de interesse do grupo.

2º Momento: Divida a sala em 6 sub-grupos, organizando-os de modo que cada um faça o levantamento com os demais colegas acerca de um tema, cujas sugestões são:

  • Brincadeiras prediletas na escola;
  • Um sonho para o futuro;
  • O maior medo;
  • O que pensa sobre família;
  • Algo ruim que viveu ou sentiu;
  • Desejos para um mundo melhor.

Professora/or, recolha o levantamento feito pelos grupos e faça uma breve tabulação das respostas que apresentaram maior freqüência, para que possa socializar para a sala como um todo.

3º Momento: Proponha aos alunos que se sentem em duplas e que cada aluno/a eleja, dentre os temas abordados, o de sua preferência para fazer uma produção de texto com ilustração que expresse suas idéias e sentimentos acerca do mesmo. Peça, ainda, que a dupla elabore uma pergunta sobre algo que gostaria de saber acerca do que os colegas, ou até mesmo a/o professora/or, pensam a respeito. Estas perguntas deverão ser registradas em tiras de papel distribuídas pela/o professora/or e colocadas em uma caixa ou sacola para a realização de outra atividade.

4º momento: Recolha a produção de texto com a ilustração. Convide os alunos a se sentarem em círculo e participar de um jogo conhecido por batata-quente, onde a sacola ou caixa contendo as perguntas deverá circular ao som de uma música que, ao ser interrompida pela/o professora/or, estará nas mãos de um/a aluno/a. Este/a deverá pegar uma das tiras, ler e responder à pergunta. Caso a criança se sinta constrangida em responder à questão, poderá falar algo a respeito de um dos temas de sua escolha trabal hados em aula. Se a pergunta lida for dirigida à /ao professora/or, este/a responderá à questão da maneira que preferir.

Professora/or, esta atividade poderá ser realizada ao som da música “Sopa”, do grupo “Palavra Cantada”, DVD Pé com pé, cujo vídeo está disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=Q7KctMnADEw&feature=PlayList&p=2120142ED190DCBD&playnext=1&playnext_from=PL&index=2


sopa

Avaliação

Auto-avaliação dos alunos: Cada aluno deverá fazer um breve registro respondendo à questão: Como tenho aproveitado minha infância? Quais são as minhas principais obrigações ou compromissos?

Avaliação dos alunos pelo professor:
- Verificar, com base nos registros e falas dos/as alunos/as:
• Se compreenderam a infância como uma etapa da vida que de ser valorizada e respeitada;
• Se conseguiram expressar desejos, sonhos, preferências, medos e outros sentimentos.
• Como se deu a participação individual e nos momentos coletivos: pesquisa e “bata-quente”;
• Respeito às falas dos colegas, às diferenças de realidade e formas de pensar a vida.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.