17/11/2009
LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES; GLAUCIA COSTA ABDALA DINIZ; FATIMA REZENDE NAVES DIAS.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
• Compreender a infância como uma etapa fundamental da vida, com características específicas;
• Reconhecer a importância do modo de pensar e de sentir das crianças;
• Identificar em si mesmo e expressar desejos, sonhos, preferências, medos e outros sentimentos.
• Respeitar as diferentes realidades e valores de outras crianças.
COMENTÁRIOS INTRODUTÓRIOS DIRIGIDOS A/AO PROFESSORAS/OR:
Professora/or, a infância é uma etapa da vida fundamental ao desenvolvimento humano. Sabe-se que a escola é um espaço privilegiado para se trabalhar a formação das crianças, não somente em relação à transmissão de conhecimentos científicos historicamente acumulados, como também no que diz respeito a valores ético-morais. As crianças passam boa parte do tempo na escola, convivendo com seus pares e educadores, vivenciando inúmeras trocas de experiências afetivas e sociais. No entanto, apesar do convívio diário, muitas vezes a/o professora/or conhece superficialmente seus/suas alunos/as, permanecendo-se distante de sua realidade e universo cultural. O mesmo se dá em relação aos colegas. Esta aula tem como proposta ampliar o conhecimento da/o professora/or a respeito da diversidade cultural de seus alunos e dos colegas entre si.
Estratégias:
1º Momento: Inicie a aula convidando os alunos/as a assistir ao vídeo “Com a palavra as crianças”, disponível no sítio: http://terratv.terra.com.br/Especiais/Mulher/Pais-e-Filhos/4572-188595/Com-a-palavra-as-criancas.htm
Promova uma breve discussão com as crianças acerca do conteúdo trazido pelo vídeo, que aborda alguns questionamentos com respostas das crianças sobre: brincadeiras prediletas na escola; o que deseja ser quando crescer; idealizações; medos; lugares prediletos para passear; família; futuro; desejos para um mundo melhor; sonhos ruins, dentre outros.
Pergunte aos/às alunos/as se identificaram semelhanças e diferenças entre as preferências das crianças do vídeo e as deles. Convide-os, então, a realizar uma pesquisa com os colegas da sala acerca dos mesmos temas ou outros que sejam de interesse do grupo.
2º Momento: Divida a sala em 6 sub-grupos, organizando-os de modo que cada um faça o levantamento com os demais colegas acerca de um tema, cujas sugestões são:
Professora/or, recolha o levantamento feito pelos grupos e faça uma breve tabulação das respostas que apresentaram maior freqüência, para que possa socializar para a sala como um todo.
3º Momento: Proponha aos alunos que se sentem em duplas e que cada aluno/a eleja, dentre os temas abordados, o de sua preferência para fazer uma produção de texto com ilustração que expresse suas idéias e sentimentos acerca do mesmo. Peça, ainda, que a dupla elabore uma pergunta sobre algo que gostaria de saber acerca do que os colegas, ou até mesmo a/o professora/or, pensam a respeito. Estas perguntas deverão ser registradas em tiras de papel distribuídas pela/o professora/or e colocadas em uma caixa ou sacola para a realização de outra atividade.
4º momento: Recolha a produção de texto com a ilustração. Convide os alunos a se sentarem em círculo e participar de um jogo conhecido por batata-quente, onde a sacola ou caixa contendo as perguntas deverá circular ao som de uma música que, ao ser interrompida pela/o professora/or, estará nas mãos de um/a aluno/a. Este/a deverá pegar uma das tiras, ler e responder à pergunta. Caso a criança se sinta constrangida em responder à questão, poderá falar algo a respeito de um dos temas de sua escolha trabal hados em aula. Se a pergunta lida for dirigida à /ao professora/or, este/a responderá à questão da maneira que preferir.
Professora/or, esta atividade poderá ser realizada ao som da música “Sopa”, do grupo “Palavra Cantada”, DVD Pé com pé, cujo vídeo está disponível em:
Auto-avaliação dos alunos: Cada aluno deverá fazer um breve registro respondendo à questão: Como tenho aproveitado minha infância? Quais são as minhas principais obrigações ou compromissos?
Avaliação dos alunos pelo professor:
- Verificar, com base nos registros e falas dos/as alunos/as:
• Se compreenderam a infância como uma etapa da vida que de ser valorizada e respeitada;
• Se conseguiram expressar desejos, sonhos, preferências, medos e outros sentimentos.
• Como se deu a participação individual e nos momentos coletivos: pesquisa e “bata-quente”;
• Respeito às falas dos colegas, às diferenças de realidade e formas de pensar a vida.
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