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Oficina de construção de instrumentos para a Capoeira (Aula 10)

 

29/10/2009

Autor e Coautor(es)
TIAGO LISBOA BARTHOLO
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender a importância da reutilização dos materiais em diferentes atividades;
Construir instrumentos musicais a partir de sucatas e outros materiais;
Cooperar com os colegas na construção dos instrumentos;
Executar os toques da Capoeira com reco-reco, ganzá e agogô.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer os instrumentos musicais que compõem a roda de Capoeira.

Estratégias e recursos da aula

Essa aula pode ser dividida em dois grandes momentos complementares. O primeiro será a construção de instrumentos. O segundo é a prática desses instrumentos em uma roda de Capoeira. Inicialmente o professor irá recolher e apresentar diferentes sucatas e objetos comprados que será a matéria prima para a construção de três tipos de instrumentos: reco-reco, ganzá e agogô. Apesar de compreender que alguns desses instrumentos tradicionalmente não fazem parte da roda de Capoeira eles poderão compor a tarefa de oficina de construção de instrumentos.

Dica: Esse trabalho ficará mais rico se for desenvolvido em diálogo com outras disciplinas curriculares. A reutilização dos materiais poderá ser tematizada em aulas como Ciências com a importância do reaproveitamento dos materiais e o consumo consciente de produtos. O Setor Curricular de Música poderá auxiliar na pesquisa sobre os materiais mais adequados para a construção dos instrumentos, o histórico de cada instrumento e sua relevância na roda de Capoeira. Indico a construção de planejamento compartilhado com outras disciplinas.

Inicialmente, o professor irá apresentar diferentes materiais que servirão para a construção dos instrumentos e, paralelamente, apresentará instrumentos convencionais (reco-reco, ganzá e agogô). Os alunos experimentarão os materiais e, comparando com os instrumentos convencionais, deverão selecionais quais materiais são mais adequados para a construção de cada um dos instrumentos citados.

Construção número 1 – Ganzá. Existem diferentes possibilidades para a construção desse instrumento. Destacarei duas compreendendo que outras variações poderão ser realizadas com sucesso. Materiais: a) dois copos pequenos de plástico de iogurte ou outro produto semelhante; b) pedras, miçangas, pequenos pedaços de plástico (sugestão picotar o anel que vem junto com a tampa plástica de garrafas pet descartáveis), anel de latas de refrigerante (350ml); c) fita adesiva; d) papel cartão ou qualquer outro material resistente que sirva para vedar a boca do recipiente; e) cola.
Os materiais destacados no item “b” servirão de “recheio”/conteúdo e deverão ser colocados no interior dos dois copos de plástico. Dependendo da quantidade de material o instrumento apresentará um som distinto. Essa especificidade poderá ser tema de debate posterior caso interesse ao professor.
O item “d” servirá para vedar. Com o molde da boca do copo plástico recorte o papel cartão com a mesma circunferência. Deposite cola nos dois lados da superfície do papel cartão e posicione um copo de cada lado aplicando força.

Construção 2 – Reco-Reco. A partir da seleção de recipientes sulcados os alunos irão executar a técnica do reco-reco. Indico garrafas de plásticas de água mineral (tamanho 510ml), recipientes plásticos de iogurte (tamanho 900ml). O mais importante é que esses recipientes apresentem sulcos paralelos. A presença ou não das tampas irá influir na sonoridade dos instrumentos.

Construção 3 – Agogô. O material selecionado para esse instrumento deverá viabilizar a produção de um som mais grave e outro mais agudo. Isso poderá ser feito com a seleção de materiais metálicos como recipientes de desodorante ou ainda de batata chips de formato cilíndrico. O professor poderá optar pelo toque em diferentes partes do mesmo recipiente (por exemplo na tampa e no corpo) ou ainda na colagem de recipientes de diferentes tamanhos e circunferências que produzam som mais grave e mais agudo.

Dica: Mais uma vez reforço a importância do diálogo com o professor de música na pesquisa dos sons e materiais adequados.

Ao final da construção os alunos serão estimulados a praticar os diferentes instrumentos e formar uma roda de Capoeira. Os alunos serão desafiados a revisar todos os movimentos de ataque, defesa e floreio. O professor estabelecerá um rodízio entre as diferentes funções: tocar os instrumentos, cantar as músicas e a prática da Capoeira.

Avaliação

Ao final da roda indagar os alunos sobre:

1) os materiais utilizados na construção dos instrumentos;

2) a relevância da reutilização de materiais nas atividades diárias;

3) as dificuldades envolvidas na construção dos instrumentos;

4) os diferentes toques executados na roda de Capoeira com os instrumentos selecionados.

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