Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Brinquedos e Brincadeiras:brincando com a palavra cantada

 

15/12/2009

Autor e Coautor(es)
Josélia Soares Nunes dos Santos
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Desenvolver a linguagem oral e escrita;

- desenvolver a coordenação motora ampla a partir de brincadeiras;

- expressar seus sentimentos.

Duração das atividades
3 momentos de aproximadamente 20 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula a professora deve conversar com as crianças sobre o que seja uma parlenda e diagnosticar as parlendas já conhecidas por elas.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento:

 A professora deverá apresentar para os alunos algumas parlendas e ensinar as crianças o texto, verso a verso. Escrever a parlenda no quadro à medida que as crianças forem falando.

2º Momento:

A professora deverá sugerir que as crianças escolham uma dessas parlendas e a represente com movimentos no próprio corpo. Para isso é necessário levar as crianças para um espaço amplo, discutir as regras e vivenciar a brincadeira.

3º Momento:

Após vivenciar a brincadeira no grande grupo, a professora deverá levar as crianças de volta para sala e pedir que registrem em forma de desenho a experiência vivenciada.

O trabalho com parlendas permite a criança o desenvolvimento da oralidade, na medida em que são textos fáceis de ser decorados por estas. Uma vez sabendo-os de cor, passa a fazer parte de seu repertório oral e são inseridas em suas brincadeiras cotidianas na sala de aula e em casa.

Avaliação

Com esta aula é possível avaliar a criança quanto a sua oralidade, o estabelecimento de relação entre o falado e escrito; ao cumprimento de regras durante a brincadeira, a livre expressão, além do nível de desenho e representação da criança.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.