29/10/2009
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Entender a participação crescente das mulheres nos Jogos Olímpicos;
Identificar as diferenças de gênero nas diversas modalidades esportivas;
Valorar a solidariedade como elemento fundamental no espírito olímpico.
Essa aula não exige conhecimentos prévios, apenas serão utilizados os conhecimentos adquiridos pelos alunos na mídia em geral.
Prezado(a) professor(a) a presente aula está estruturada de forma teórica e será desenvolvida em sala de aula, dentro da programação pré estabelecida ou como uma opção para os dias chuvosos.
A aula está estruturada para ser aplicada a alunos do 6º ano.
O(A) professor(a) perguntará a turma quais os esportes dos Jogos Olímpicos nos quais as mulheres participam. Perguntará também se desde a primeira Olimpíada as mulheres participaram? Nesse momento o professor aprofundará um debate caso existam grupos com posições diferentes, nesse caso o (a) professor(a) agirá como um elemento facilitador que instrumentará o debate estimulando a reflexão da turma.
O(A) professor(a) deverá aproveitar o momento de reflexão para introduzir outras discussões, tais como, sobre o direito de voto das mulheres, ou até mesmo sobre o mercado de trabalho para homens e mulheres, no que diz respeito as igualdades de oportunidades de acesso e da remuneração.
O (A) professor(a) dividirá a turma em dois grupos e fará uma pequena competição entre os grupos apresentará fotos de mulheres brasileiras atletas e perguntará o nome e qual a modalidade que praticam, marcando um ponto para cada grupo que identificar corretamente a foto da atleta.
Com o objetivo de colaborar com o (a) professor(a) os links abaixo poderão ser consultados:
www.solbrilhando.com.br/_.../Olimpiadas/Mulheres_nas_O.htm
Assista a esse video que cita fatos marcantes da mulher na sociedade brasileira:
http://www.youtube.com/watch?v=d_BfaxrpnAg
O(A) professor(a) solicitará que a turma apresente na aula seguinte uma redação sobre a luta da mulher no mercado de trabalho em particular com relação ao esporte.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!