Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


As Mulheres e os Jogos Olímpicos.

 

29/10/2009

Autor y Coautor(es)
Moacyr Barreto da Silva Junior
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Entender a participação crescente das mulheres nos Jogos Olímpicos;
Identificar as diferenças de gênero nas diversas modalidades esportivas;
Valorar a solidariedade como elemento fundamental no espírito olímpico.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa aula não exige conhecimentos prévios, apenas serão utilizados os conhecimentos adquiridos pelos alunos na mídia em geral.

Estratégias e recursos da aula

Prezado(a) professor(a) a presente aula está estruturada de forma teórica e será desenvolvida em sala de aula, dentro da programação pré estabelecida ou como uma opção para os dias chuvosos.
A aula está estruturada para ser aplicada a alunos do 6º ano.
O(A) professor(a) perguntará a turma quais os esportes dos Jogos Olímpicos nos quais as mulheres participam. Perguntará também se desde a primeira Olimpíada as mulheres participaram? Nesse momento o professor aprofundará um debate caso existam grupos com posições diferentes, nesse caso o (a) professor(a) agirá como um elemento facilitador que instrumentará o debate estimulando a reflexão da turma.
O(A) professor(a) deverá aproveitar o momento de reflexão para introduzir outras discussões, tais como, sobre o direito de voto das mulheres, ou até mesmo sobre o mercado de trabalho para homens e mulheres, no que diz respeito as igualdades de oportunidades de acesso e da remuneração.
O (A) professor(a) dividirá a turma em dois grupos e fará uma pequena competição entre os grupos apresentará fotos de mulheres brasileiras atletas e perguntará o nome e qual a modalidade que praticam, marcando um ponto para cada grupo que identificar corretamente a foto da atleta.

Recursos Complementares

Com o objetivo de colaborar com o (a) professor(a) os links abaixo poderão ser consultados:

www.solbrilhando.com.br/_.../Olimpiadas/Mulheres_nas_O.htm

Assista a esse video que cita fatos marcantes da mulher na sociedade brasileira:
http://www.youtube.com/watch?v=d_BfaxrpnAg

Avaliação

O(A) professor(a) solicitará que a turma apresente na aula seguinte uma redação sobre a luta da mulher no mercado de trabalho em particular com relação ao esporte.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.