25/10/2009
Cláudia Regina M.G. Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
O aluno, por meio desta aula, será capaz de identificar os fatores que interferem na respiração pulmonar.
ATIVIDADES PROPOSTAS PARA OS ALUNOS:
(As atividades sugeridas deverão ser orientadas e acompanhadas pelo professor).
I. RESPIRAÇÃO X BATIMENTOS CARDÍACOS
1. Procure sentar-se bem relaxado.
a. Conte quantas vezes você respira por minuto. Anote: ____
b. Conte quantas vezes o seu coração bate por minuto. Anote: _____
2. Dê 30 pulos no lugar e agora refaça a contagem.
a. Quantas vezes você respira por minuto? _______
b. Quantas vezes seu coração bate por minuto? _______
c. Compare as anotações em 1 e 2 e elabore uma explicação para a sua observação.
3. Há relação entre atividade física, movimentos respiratórios e batimentos cardíacos? Justifique sua resposta.
II. ESPIRRO E TOSSE
Assista atentamente ao vídeo sobre:
1. O espirro, que consiste na saída rápida de ar pelas vias respiratórias, ocorre quando um corpo estranho encosta nos pêlos nasais. Este é um reflexo muito importante. Qual é a utilidade do espirro para o organismo?
2. Descreva o mecanismo da tosse e sua importância para o organismo.
III. CONTROLE DA RESPIRAÇÃO
Tampe o nariz. Anote quanto tempo você consegue se manter sem respirar. _______
Elabore uma explicação para o motivo que leva você a retomar a respiração.
(o professor deverá listar as possíveis explicações e depois apresentar a explicação correta).
Obs: Os alunos, provavelmente, vão responder que isto ocorre devido à falta de oxigênio. No entanto, a respiração é controlada pelo sistema nervoso que detecta a quantidade de gás carbônico no sangue. Assim, devido a grande quantidade de gás carbônico que se acumula, o organismo retoma o ritmo respiratório para que o mesmo seja liberado para o meio externo.
Nome | Tipo |
---|---|
De onde vem o espirro? | Vídeo |
Por meio das respostas dos alunos, o professor poderá avaliar a aprendizagem dos fatores que interferem nos movimentos respiratórios.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!