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ESTIMULANDO A MEMÓRIA: IDENTIFICANDO OS SERES VIVOS

 

01/12/2009

Autor e Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M.G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno, por meio desta atividade, poderá rever o estudo das características dos seres vivos.

Duração das atividades
02 h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estudo dos seres vivos.

Estratégias e recursos da aula

Instruções:

I.Montagem das cartas:

1.As cartas deverão ser xerocadas e entregues a cada aluno.

2. O aluno deverá ilustrar as cartas. 

3. Em seguida,  deverão ser coladas em folha de papel cartão e  plastificadas (caso haja possibilidade).

2.Uma vez plastificadas serão recortadas e constituirão um baralho.

Obs: O professor de Ciências pode trabalhar esta montagem em parceria com o professor de Artes. Os alunos podem colorir as ilustrações e construir seu próprio baralho de forma bem criativa com a orientação dos professores.

Baralho sugerido:

BARALHO DA MEMÓRIA
LULA SAPO LESMA CARACOL
AMEBA GIARDIA RATO CANGURU
PAPAGAIO PATO ESCORPIÃO ARANHA
MOSCA ABELHA JACARÉ TARTARUGA
TÊNIA ESQUISTOSSOMO COBRA CEGA POLVO
ÁGUA VIVA CARAVELA TUBARÃO DOURADO
CARANGUEJO CAMARÃO MUSGO SAMAMBAIA
CENTOPÉIA PIOLHO DE COBRA ESTRELA DO MAR OURIÇO DO MAR

II Regras para o jogo: ( No máximo, 4 participantes por baralho)

1. As cartas são dispostas sobre a mesa com as ilustrações voltadas para mesa.

2. Cada aluno, na sua vez,  tem direito a levantar duas cartas.

3. O aluno levanta uma carta que é mostrada para os colegas. Em seguida levanta outra e procede do mesmo modo.

4. Se as cartas formam par, este par é retirado da mesa e fica com o aluno que o formou. É necessário que este par seja conferido pelos demais colegas, ou seja,  é necessário verificar se estes seres vivos realmente possuem características que os situem na mesma classe.

5. Caso as cartas não possam ser agrupadas porque os seres vivos nelas ilustrados não pertençam ao mesmo grupo, as duas cartas serão colocadas no mesmo lugar de origem e na mesma posição (com as ilustrações voltadas para a mesa).

6. Estas tentativas podem constituir acertos para os jogadores que deverão estar atentos aos "locais" das cartas para formação de pares.

7. Cada aluno joga apenas uma vez, independente de formar ou não par de seres vivos.

8. O jogo acaba quando todos os pares foram formados. Vence o jogo, quem ao final, conseguir formar o maior número de pares.

Avaliação

I.O professor distribui uma folha em branco e solicita aos alunos que nela coloquem seus nomes.

II.O professor seleciona 5 cartas (seres vivos pertencentes a grupos diferentes) que ficarão coladas no quadro durante a realização da atividade. 

III.Em seguida, solicita aos alunos que em uma folha registrem para cada carta:

1. nome do ser vivo ilustrado na carta

2.  3 características deste ser vivo

IV.Uma vez finalizada a atividade, o professor recolhe as folhas que serão aleatoriamente  distribuídas aos alunos para correção.

 V.O aluno que fará a correção também se identifica na folha. 

 VI.Após a correção, a atividade é entregue ao aluno que fez a atividade, para  conferir a correção.

VII. Esta atividade poderá ser avaliada formativa ou somativamente, a critério do professor.

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