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"Handefutebol Americano"

 

12/11/2009

Autor e Coautor(es)
Túlio Campos
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer espaço da quadra de handebol. Experimentar diferentes movimentos com o corpo, interagindo com o espaço e tempo. Conhecer o espaço de jogo do handebol e aprender o fundamento passe, com deslocamentos pela quadra de jogo.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos - Total 100 Minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: O Pegador Pacman
Recursos: Quadra de Handebol demarcada com seus espaços de jogo.
Duração: Aproximadamente 25 minutos
Descrição: No Espaço da quadra demonstre aos alunos as marcações da quadra de Handebol (Ver figura). Escolha um(a) aluno(a) e peça aos demais que ocupem as linhas que demarcam a a mesma. Os alunos e o pegador poderão se deslocar somente nas linhas. A princípio, defina que quem for pego será o pegador. Por conseguinte, acrescente novos pegadores e regras ao jogo, como por exemplo, só será permitido deslocar na linha de 9m (linha pontilhada) andando de um pé só.

Fonte: Arquivo Pessoal

Atividade 2: “Peru Trenzinho”Recursos: 2 Bolas de Handebol e 2 Cones
Duração: Aproximadamente 30 minutos
Descrição: Na quadra peça aos alunos para formarem duas equipes. Cada equipe ocupará a área do gol formando uma roda. Em seguida, escolherá um membro da equipe para ser o “peruzinho”. Coloque os cones ao lado direito da quadra, ao fundo de cada lado das equipes (ver figura abaixo).

Fonte: Arquivo Pessoal

Ao sinal, as equipes terão que trocar 10 passes, sem deixar a bola cair e/ou o peru encostar na mesma. Caso isso ocorra, a contagem dos passes zerará. Quando a equipe tiver trocado os dez passes, a mesma terá que formar uma fila atrás do cone e chamar o companheiro da equipe que está no peru do outro lado da quadra. O peru, quando chegar, fará o papel do “maquineiro” e irá conduzir os “fagões” até a linha de fundo oposta. Os alunos não podem desfazer o trem até que cheguem ao final. A equipe que for mais rápida cumprirá a tarefa.

Obs.: O Peru não deve encostar nos jogadores da roda, uma vez que será considerado falta. Sua função é atrapalhar a equipe adversária no momento em que estiver trocando os passes.


Atividade 3: “Handefutebol Americano”Duração: Aproximadamente 40 minutos.
Descrição: Nesta atividade, utilize todo o espaço da quadra. Continue com a formação das equipes e proponha o jogo. Inicie o jogo jogando a bola ao alto. A equipe que estiver com a posse de bola deverá trocar 10 passes. O jogador que estiver com a posse de bola não poderá sair do lugar. Dessa forma, todos os jogadores da equipe terão que se movimentar durante todo tempo nos diferentes espaços para receber a bola. Peça aos alunos para contarem alto. Caso a bola caia no chão ou tenha sido tocada por algum jogador da equipe adversária a contagem iniciará novamente. Feito os 10 passes qualquer jogador da equipe poderá pegar a bola e sair correndo em direção a linha de fundo da equipe adversária, objetivando marcar o ponto. Porém, se for tocado por algum jogador da equipe adversária sua equipe perde a posse de bola e inicia-se novamente o jogo.

Obs.: No momento em que a equipe tiver completado os 10 passes, para evitar que o jogador com a posse da bola seja tocado e perca a posse de bola, a mesma poderá continuar tocando a bola até conseguir chegar a linha de fundo da equipe adversária. Os jogadores só necessitam ficar atentos para não serem tocados após os 10 passes trocados.

Possibilidades de Ampliação:
Quanto ao Espaço: Na atividade 1 crie possibilidades de apropriação das linhas da quadra, tais como caminhar de costas na linha da área do gol, lentamente na linha do tiro de saída, saltando, de lado etc. Na atividade 3 é possível reduzir ou ampliar o campo de jogo.< /p>

Quanto ao Corpo do Colega: Professor(a), nestes jogos peça aos alunos para ficarem atentos aos movimentos dos colegas, pois isto é essencial para os mesmo criarem estratégias e perceberem o corpo do outro.

Quanto ao Material: Na atividade 3 coloque mais bolas durante o jogo.

Avaliação

Ao final de cada atividade converse com os(as) alunos(as) a respeito dos objetivos propostos e alcançados. Ao término de todas as atividades, faça uma roda e pergunte o que os alunos aprenderam; indagar qual foi a atividade mais interessante. O que foi mais fácil ou mais difícil. Peça sugestões para a aula posterior.

Professor(a), no momento em que os alunos estiverem realizando as atividades propostas, faça as seguintes indagações a si mesmo: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com a temática da aula? Como estão participando? Estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões? Estão envolvidos com as propostas dos jogos? Sugerem novas regras? Trabalham em equipe? Criaram estratégias durante os jogos? Como se relacionam com os colegas? Entenderam a dinâmica do jogo? Estão se deslocando pelos espaços? Relatam o que aprendem? Dentre outras.

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