30/10/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
• Desenvolver o prazer pela leitura, pelo livro, pela literatura.
• Socialização da turma.
• Aprender a pesquisar no dicionário.
• Trabalhar com as múltiplas linguagens
• O aluno deve conhecer a utilidade do dicionário.
• Aula 3 – Nós, Eva Furnari.
• Aula 4- A fuga da Mel (livro Nós / Eva Furnari)
• Livro “Nós” da Eva Furnari.
• Alunos sentados em semicírculo.
• Leitura em “capítulos”. O professor lê a 3ª e última parte do livro e propõe atividades.
• Cola, canetas coloridas, emborrachado Eva, mural.
• Dicionários.
• Ficha sobre o uso do dicionário.
• Dividir o grupo em duplas.
Atividade 1
A professora conta a última parte do livro Nós onde a personagem Mel desfaz seus nós.
"Kiko ensinou a Mel como desfazer nó de nariz. Mel, agradecida, dividiu com ele suas borboletas."
Atividade 2
A professora lança a pergunta: Como vocês transformariam os nós em laços? Entrega de material para confecção dos laços.
Atividade 3
Os alunos apresentam seus laços para o grupo. E compõem o mural.
Atividade 4
Distribuição dos dicionários e dividir a turma em duplas para a execução da tarefa.
Entregar a ficha de trabalho. Pedir que as duplas façam os registros na ficha. A ficha também estará contextualizada com o tema do livro que está sendo trabalhado─ Nós.
Nota: O professor pode usar os trabalhos feitos pela turma para ilustrar a ficha contextualizando o tema trabalhado.
Avaliação
A avaliação será formativa visando identificar se os recursos e estratégias usadas ao longo dos trabalhos com o livro Nós e a ordem alfabética─ uso do dicionário, foram positivas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!