12/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Projetos de formação dos alunos |
Aprender a manejar os aparelhos “Arco” e “Bola” da ginástica rítmica. Experimentar e realizar elementos básicos dos aparelhos, tais como lançamentos, recuperações, manejos, giros, quicadas, rolamentos sobre o corpo e sobre o solo. Explorar os movimentos corporais em conjunto com os aparelhos, tais como os giros em torno do próprio eixo, os saltitos, os deslocamentos e passagens através do arco.
Não é necessário conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.
Atividade 1: Pesquisando sobre a Ginástica Rítmica: O Arco e a Bola
Recursos: Pesquisa na internet
Duração: Aproximadamente de 30 minutos
Descrição: Como proposta inicial, o(a) professor(a) dividirá a turma em pequenos grupos e pedirá para que os mesmos pesquisem na sala de informática (internet) imagens e vídeos relacionados à ginástica rítmica, especificando os aparelhos “Arco” e “bola”. Peça para que neste momento memorizem alguns movimentos realizados pelas(os) ginastas, tais como lançamentos, recuperações, giros com o corpo, manuseio dos aparelhos, saltitos. Professor(a), circule nos grupos e ajude-os no momento da pesquisa, esclarecendo as dúvidas.
Referências para subsidiar a pesquisa dos alunos:
Bola:
http://www.youtube.com/watch?v=iYrTcwWNRrg
http://www.youtube.com/watch?v=aOBpNpFbnTs
Arco:
http://www.youtube.com/watch?v=P8KZE318uxo
http://www.youtube.com/watch?v=HE6106QER4s
Arco e Bola
http://www.youtube.com/watch?v=6K2Xut6q7Zo
Atividade 2: Conhecendo os aparelhos “Arco” e “Bola” da ginástica rítmica.
Recursos: Arcos (bambolês) e Bolas de borracha tipo iniciação.
Duração: aproximadamente 20 minutos.
Descrição: Na quadra divida a turma em dois grupos. Cada grupo ficará responsável por um dos aparelhos. Após distribuir os materiais, proponha aos grupos o manejo dos aparelhos, pedindo para que explorem as possibilidades de lançamentos, recuperações, equilíbrio, passagem pelo arco, giros em torno do próprio eixo com os materiais, saltitos, deslocamentos, etc, memorizados na atividade anterior. Em seguida, deixe os grupos trocarem de aparelho.
Atividade 3: Coreografando os vôos dos “Arcos” e das “Bolas”
Recursos: Aparelhos “Arco” e “Bola”
Duração: aproximadamente 30 minutos
Descrição: Após o manejo dos aparelhos, peça aos alunos que formem 4 grupos. Os grupos podem conter aparelhos diferentes. Cada grupo irá elaborar ações de arremesso ao alto, giros com o corpo e recuperações dos aparelhos. É permitido correr, saltar, passar sobre o arco, fazer pausas com os aparelhos em mãos, girar o arco na mão, passar a bola sobre qualquer parte do corpo. Professor(a), enfatize que é necessário haver arremessos e recuperações durante todo o momento e que cada apresentação deverá ter no máximo 2 minutos. Deixe os grupos de sobreaviso a respeito da posterior apresentação para os demais colegas da turma. Professor(a), circule nos grupos ajudando-os com os elementos da ginástica.
Atividade 4: O vôo dos “arcos” e das “bolas”.
Duração: aproximadamente 20 minutos.
Descrição: Após os grupos terem elaborado a apresentação, organize um pequeno festival na quadra. Os grupos apresentarão as coreografias elaboradas com os aparelhos.
Possibilidades de Ampliação:
Quanto ao Espaço: Utilize um local aberto para possibilitar os arremessos e lançamentos dos aparelhos.
Quanto ao Corpo do Colega: No momento em que os(as) alunos(as) estiverem criando e reproduzindo os movimentos com os aparelhos, incentive-os a realizarem movimentos em duplas, trios e grupos maiores.
Quanto ao Material: Deixe os(as) alunos(as) explorarem da forma que desejarem o material. Faz-se interessante o(a) aluno(a) experimentar os dois aparelhos. Além dos vídeos, o uso de imagens é uma boa escolha para auxiliá-los no momento da pesquisa. Caso não possua internet disponível imprima algumas imagens e distribua aos alunos.
Professor(a), no momento em que os alunos realizam o trabalho de pesquisa e no momento da experimentação dos movimentos, faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? Como eles estão pesquisando o tema? Os grupos se ajudam? Eles estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões? Como eles registraram? Estão (re)criando os movimentos? Estão ensinando uns aos outros? Estão envolvidos? Conhecem a modalidade? Já vivenciaram em outros momentos em outros espaços? Relatam o que aprendem? Relatam o que aprendem? dentre outras. Faça essas indagações com os(as) alunos(as) no intervalo entre as atividades.
Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? Quais atividades acharam mais interessantes? Como pesquisar a respeito do tema? O que acharam dos vídeos? Foi difícil manusear os aparelhos? Como avaliam a própria participação durante a aula? Peça sugestões para a aula posterior.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!