12/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Aprender a respeito das corridas de resistência. Experimentar forças de resistência no momento da corrida. Ampliar o repertório de momentos corporais relacionados às corridas.
Conhecimento prévio a respeito do que é corrida de resistência.
Atividade 1: Corrida das Fitas
Recursos: 4 Bonés e 4 fitas de cetim de aproximadamente 3m.
Duração: aproximadamente de 20 minutos
Descrição: Como proposta inicial, o(a) professor(a) dividirá a turma em 4 grupos com igual número de componentes. Demarque o espaço da corrida (pode ser o comprimento da quadra poliesportiva ou campo de futebol). Marque com cones o local do início e do retorno. Peça aos alunos para amarrarem a fita atrás do boné. O primeiro de cada grupo irá colocar o boné e preparar para o início da corrida. Ao sinal, os alunos terão de correr até o ponto de retorno e chegar até o ponto de início onde entregará o boné para o próximo companheiro da equipe. No momento da corrida o(a) aluno(a) não poderá deixar a fita encostar no chão. Para isso, terá que correr o mais rápido que conseguir. A equipe cumprirá a tarefa assim que todos tiverem realizado a corrida.
Professor(a), nesta atividade podemos perceber que a força do meu corpo contra a força de atrito – barreira de ar – faz com que a fita levante. Nesse caso, enfatize questões com os(as) alunos(as) a respeito da resistência, por exemplo para eu manter a fita levantada por mais tempo eu preciso de que? Quais forças estão presentes no momento em que corro? Dentre outras.
Atividade 2: Corrida de Paraquedas
Duração: aproximadamente 70 minutos.
Recursos: 2 panos tipo TNT de aproximadamente 2m² e barbante (fio mais grosso).
Descrição: Nesta atividade divida os(as) aluno(as) em dois grupos. Cada grupo irá confeccionar um paraquedas (ver instruções logo abaixo da descrição). Depois de confeccionado, os dois grupos irão formar filas. O(a) professor irá amarrar o paraquedas na cintura dos alunos, o primeiro de cada fila. Utilizando a mesma marcação da atividade anterior, cada aluno do grupo terá que correr até o ponto de retorno e voltar ao ponto inicial. No momento da corrida o paraquedas terá que armar (abrir) o que dará a sensação de serem puxados ou de estarem carregando algo pesado. Pergunte aos alunos qual(is) a(s) sensação(ões) que percebem corporalmente e, para os que estão aguardando a vez, visualmente ao observarem a atividade. Qual relação podemos fazer com a atividade anterior? Qual relação com a corrida de resistência? etc.
Instruções para confecção do Paraquedas:Materiais: Pano tipo TNT e Barbante.
1. Fure as quatro pontas do pano de TNT e amarre os barbantes nos furos (os barbantes necessitam ser os mais grossos possíveis):
Fonte: arquivo pessoal.
2. Amarre os quatro barbantes e deixe as partes que restaram do barbante para amarrar na cintura do(a) aluno(a). (veja figura 2); Obs.: Lembre-se que a distância entre o pano e o nó dado para amarrar os barbantes não pode ser muito curta, pois senão o paraquedas poderá embolar.
Fonte: arquivo pessoal.
3. Amarre o paraquedas na cintura do aluno:
Professor(a), no momento em que os alunos estiverem realizando as atividades, faça as seguintes indagações si mesmo: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? Há cooperação entre eles? Os grupos se ajudam? Eles estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões, sugerindo outras formas de realizar as atividades? Criam estratégias? Estão envolvidos com a construção do Paraquedas? Já vivenciaram em outros momentos? Fazem relações com atividades anteriores que tratavam do tema Corrida de Resistência? Relatam o que aprendem? dentre outras. Faça, também, essas indagações com os(as) alunos(as) no intervalo entre as atividades.
Ao final das atividades faça uma roda com os(as) alunos(as) e pergunte-os quais foram as sensações de correr com o paraquedas na cintura. Quais relações podemos estabelecer entre a corrida da fita no boné e a corrida de paraquedas? Peça sugestões para a aula posterior.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!