17/11/2009
Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
- Aula interativa;
- Uso de vídeo disponível na Internet.
- Uso de jornais e notícias disponíveis na Internet.
- Uso do Laboratório de Informática.
Inicie esta aula apresentando o vídeo, disponível no portal Youtube, da candiatura do Rio para sediar os jogos olímpicos de 2016 (Fig.1). O professor poderá disponibilizar o recurso no laboratório de informática ou ainda salvar em DVD e apresentar para a turma na sala de vídeos da escola.
Figura 1 - http://www.youtube.com/watch?v=Z00jjc-WtZI. Acesso em: 20 Out. 2009
Após a projeção do filme, o professor poderá estimular um debate sobre a vitória da cidade do Rio de Janeiro para sediar as olimpíadas. Questione com os alunos qual a importância para o país receber um evento como os jogos olímpicos e, aproveite para questionar sobre o que eles esperam da vida deles para essa data. É importante o favorecer uma reflexão acerca dos projetos que o educando têm para o futuro - qual a profissão que deseja exercer; como se vê profissionalmente e pessoalmente - casado, com filhos...
Depois da discussão, sugira que os alunos se dividam em grupos de quatro a cinco pessoas e escolham uma das reportagens, disponíveis abaixo (Figs. 2 a 5) para ler e discutir. É importante que cada grupo fique com uma das reportagens sugeridas, ou seja, que cada grupo trabalhe com uma reportagem distinta.
Figura 2 – Aumenta recursos na área de publicidade.
Figura 3 – Rede hoteleira será incentivada. http://oglobo.globo.com/rio/rio2016/mat/2009/10/12/rio-2016-prefeitura-dara-incentivos-fiscais-rede-hoteleira-esporte-as-criancas-768025520.asp. Acesso em: 20 Out. 2009
Figura 4 – Cresce o investimento no esporte de alto nível. http://www.lancenet.com.br/noticias/09-10-19/638215.stm?olimpiada-rio-2016-paes-defende-investimento-no-esporte-de-alto-nivel. Acesso em: 20 Out. 2009
Figura 5 – Melhorias econômicas e sociais com as olimpíadas. http://www.pagina20.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=9728&Itemid=35. Acesso em: 20 Out. 2009
Figura 6 – Esforço político brasileiro para trazer olimpíadas para o Rio de Janeiro. http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1326603-10406,00-COMITIVA+BRASILEIRA+BRIGA+POR+VOTOS+PARA+O+RIO.html. Acesso em: 20 Out. 2009
Figura 7 – Economia é afetada com a vitória do Rio.
http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1328082-10406,00-BOVESPA+SOBE+COM+VITORIA+DO+RIO+PARA.html. Acesso em: 20 Out. 2009
Após a leitura das reportagens, é importante que o professor promova um debate entre os alunos, de forma a socializar a informação destas, bem como trabalhar a oralidade, a compreensão textual e argumentação.
Ressaltamos que, as reportagens trazem diferentes visões sobre os benefícios da olimpíada para o país e cada grupo deverá se aprofundar em um tema que, posteriormente, deverá ser apresentado pela turma. Sugira que cada um dos grupos faça um cartaz apresentando os benefícios da realização das olimpíadas no país, cada grupo trabalhando especificamente com o tema que foi tratado na sua reportagem, se for necessário os alunos poderão complementar os dados das reportagens com pesquisas realizadas na Internet.
Além disso, o professor poderá sugerir que os alunos, individualmente, componham uma redação sobre como se vê, como gostaria de estar pessoalmente e profissionalmente daqui a 7 anos, no ano das olimpíadas no Brasil!
A avaliação deverá recair sobre a compreensão da turma em relação ao impacto dos jogos olímpicos para a cidade do Rio de Janeiro e para o país, como um todo. O professor também poderá avaliar o envolvimento no debate e na preparação da apresentação, assim como, na própria apresentação.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Quatro estrelasÓtimo