Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Rio 2016, refletindo sobre os jogos olímpicos e sua importância.

 

17/11/2009

Autor e Coautor(es)
katia Zanvettor Ferreira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O esporte é um grande mobilizador nacional, especialmente entre os jovens, estas aulas procuram estimular a reflexão sobre o papel social, político e econômico das atividades esportivas e valorizar uma reflexão aprofundada e contextualizada dos temas que dominam o cotidiano.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

- Aula interativa;

- Uso de vídeo disponível na Internet.

- Uso de jornais e notícias disponíveis na Internet.

- Uso do Laboratório de Informática.

Motivação

Inicie esta aula apresentando o vídeo, disponível no portal Youtube, da candiatura do Rio para sediar os jogos olímpicos de 2016 (Fig.1). O professor poderá disponibilizar o recurso no laboratório de informática ou ainda salvar em DVD e apresentar para a turma na sala de vídeos da escola.

Figura 1 -  http://www.youtube.com/watch?v=Z00jjc-WtZI. Acesso em: 20 Out. 2009

Atividade 1

Após a projeção do filme, o professor poderá estimular um debate sobre a vitória da cidade do Rio de Janeiro para sediar as olimpíadas. Questione com os alunos qual a importância para o país receber um evento como os jogos olímpicos e, aproveite para questionar sobre o que eles esperam da vida deles para essa data. É importante o favorecer uma reflexão acerca dos projetos que o educando têm para o futuro - qual a profissão que deseja exercer; como se vê profissionalmente e pessoalmente - casado, com filhos...

Depois da discussão, sugira que os alunos se dividam em grupos de quatro a cinco pessoas e escolham uma das reportagens, disponíveis abaixo (Figs. 2  a  5) para ler e discutir. É importante que cada grupo fique com uma das reportagens sugeridas, ou seja, que cada grupo trabalhe com uma reportagem distinta.

Figura 2 – Aumenta recursos na área de publicidade.

http://oglobo.globo.com/economia/mat/2009/10/16/publicidade-preve-crescer-50-com-copa-de-2014-olimpiadas-de-2016-768096456.asp. Acesso em: 20 Out. 2009

Figura 3 – Rede hoteleira será incentivada. http://oglobo.globo.com/rio/rio2016/mat/2009/10/12/rio-2016-prefeitura-dara-incentivos-fiscais-rede-hoteleira-esporte-as-criancas-768025520.asp. Acesso em: 20 Out. 2009

Figura 4 – Cresce o investimento no esporte de alto nível. http://www.lancenet.com.br/noticias/09-10-19/638215.stm?olimpiada-rio-2016-paes-defende-investimento-no-esporte-de-alto-nivel. Acesso em: 20 Out. 2009

undefined

Figura 5 – Melhorias econômicas e sociais com as olimpíadas. http://www.pagina20.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=9728&Itemid=35. Acesso em: 20 Out. 2009

undefined

Figura 6 – Esforço político brasileiro para trazer olimpíadas para o Rio de Janeiro. http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1326603-10406,00-COMITIVA+BRASILEIRA+BRIGA+POR+VOTOS+PARA+O+RIO.html. Acesso em: 20 Out. 2009

undefined

Figura 7 – Economia é afetada com a vitória do Rio.

http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1328082-10406,00-BOVESPA+SOBE+COM+VITORIA+DO+RIO+PARA.html. Acesso em: 20 Out. 2009

Após a leitura das reportagens, é importante que o professor promova um debate entre os alunos, de forma a socializar a informação destas, bem como trabalhar a oralidade, a compreensão textual e argumentação.

Ressaltamos que, as reportagens trazem diferentes visões sobre os benefícios da olimpíada para o país e cada grupo deverá se aprofundar em um tema que, posteriormente, deverá ser apresentado pela turma. Sugira que cada um dos grupos faça um cartaz apresentando os benefícios da realização das olimpíadas no país, cada grupo trabalhando especificamente com o tema que foi tratado na sua reportagem, se for necessário os alunos poderão complementar os dados das reportagens com pesquisas realizadas na Internet.

Além disso, o professor poderá sugerir que os alunos, individualmente, componham uma redação sobre como se vê, como gostaria de estar pessoalmente e profissionalmente daqui a 7 anos, no ano das olimpíadas no Brasil!

Avaliação

A avaliação deverá recair sobre a compreensão da turma em relação ao impacto dos jogos olímpicos para a cidade do Rio de Janeiro e para o país, como um todo. O professor também poderá avaliar o envolvimento no debate e na preparação da apresentação, assim como, na própria apresentação.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.