30/10/2009
Glória Maria de Oliveira e Soymara Vieira Emilião
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Com esta aula os alunos em período de apropriação do código, poderão utilizar suas estratégias de leitura, para a confecção do livro, ampliando seu repertório de palavras.
: Os alunos deverão conhecer e já ter trabalhado em sala a música: SOPA do grupo PALAVRA CANTADA
O vídeo com a música pode ser encontrado no You Tube, no link abaixo, ou no DVD CLIPS do Grupo PALAVRA CANTADA.
http://www.youtube.com/watch?v=BMyhqppXKE0
Música: SOPA
Encontrada no DVD CLIPS do grupo PALAVRA CANTADA
OU
link no YOUTUBE:
http://www.youtube.com/watch?v=BMyhqppXKE0
Folhas cortadas em formato de prato de sopa ou panela.
Estrofes da música digitadas separadamente
Cola e lápis de cor.
Aparelho MP3
CDs para cópia
Após a turma já ter trabalhado em sala com a professora a música SOPA do grupo PALAVRA CANTADA. A professora entregará a cada criança as estrofes da música desordenadamente.
A professora lê a primeira estrofe da música e os alunos através de pistas de palavras que já conheçam, os alunos encontram a estrofe que a professora leu e colam em uma página, que poderá ser uma folha de ofício recortada em forma de prato.
Toda turma lê a estrofe colada, marca os alimentos que aparecem escritos e depois desenham os alimentos da estrofe.
Faz-se o mesmo procedimento com todas as estrofes da música, colando uma em cada folha na ordem que aparecem na música.
Depois é discutido com a turma sobre a necessidade do livro ter uma capa e quais as informações que devem aparecer na capa de um livro.
Finaliza o trabalho com a confecção da capa e grampeando as páginas do livro.
Durante esta atividade, os alunos sentem-se bastante motivados a buscarem estratégias de leitura para descobrirem a estrofe correta e também como já conhecem a música, identificam o nome dos alimentos, sendo mais um trabalho de construção de leitura em sala de aula.
Após a confecção do livro a turma se reúne para gravar a música. A gravação pode ser feita em um aparelho MP3 e posteriormente faz-se a cópia em CD para cada aluno ter anexado no livro, a música cantada pela turma.
Esta aula pode fazer parte de um projeto maior sobre alimentação, o que deixa os alunos mais motivados e com maior conhecimento das palavras trabalhadas.
A avaliação ocorrerá durante o processo de construção do livro, já que a professora vai observando e ajudando os alunos a encontrarem a estrofe pedida, dando pistas, levando os alunos a acessarem seus conhecimentos para a realização da tarefa, sendo também um instrumento de observação sobre a autonomia de cada aluno e os conhecimentos que colocam em jogo para fazer a leitura.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Cinco estrelasADOREI SUA AULA POIS VC USOU VARIAS ESTRATEGIAS PARA FAZER COM QUE SEUS ALUNOS SE APROPIEM DO CODIGO ESCRITO. MUITO BEM DIVERSSIFICADA E PARABENS PELA GRAVAÇÃO DO CD.