21/10/2009
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Demonstrar habilidades básicas de leitura e escrita;
Conhecer os elementos básicos da coesão textual.
AULA 1
ATIVIDADE 1
Há atualmente na mídia grande exploração de temas envolvendo personagens vampiros. Aproveitando essa motivação, o professor deverá promover uma roda de discussões sobre o assunto para o primeiro texto.
a- Os vampiros existem?
b- Quem tem medo deles?
c- Quem já assistiu a um filme em que eles aparecem?
d- Quem sabe me dizer o nome de um filme que está em cartaz nos cinemas de nossa cidade?
Era uma família toda vampiresca. A mãe vampira era mais meiga e graciosa. Finalmente havia o vampiro pequeno, macio como um novelo de lã, que nunca voava e que ainda nem tinha dentes. O pai vampiro, com seu corpo de ratão, asas peludas e aqueles dentes amarelos terrivelmente afiados, quando se zangava batia as asas com tamanha força que até parecia que levantava um vendaval. E as dentuças brilhavam-lhe como lâminas de canivete. mas não fazia mal a uma mosca. Só mordia as refeições como qualquer um de nós. Tinha um jeito muito seu de sorrir, mostrando os dentinhos bicudos como pontinhas de tesouras e quando ela dançava, à luz do luar, os mochos e as corujas esqueciam o medo para ficarem a admirá-la.
Atenção, o texto que acabamos de ler fala de vampiros, mas esses são vampiros bonzinhos.
I- Leiam as frases 1,2,3 e depois o texto todo de novo abaixo. Como vocês viram, a ordenação do texto não está boa. Insira essas três frases nos lugares adequados no texto para que haja uma sequência lógica. Use seu caderno para reescrever esse texto.
1- Era uma família toda vampiresca.
2- A mãe vampira era mais meiga e graciosa.
3- Finalmente havia o vampiro pequeno, macio como um novelo de lã, que nunca voava e que ainda nem tinha dentes.
O pai vampiro, com seu corpo de ratão, asas peludas e aqueles dentes amarelos terrivelmente afiados, quando se zangava batia as asas com tamanha força que até parecia que levantava um vendaval. E as dentuças brilhavam-lhe na boca como lâminas de canivete. Mas não fazia mal a uma mosca. Só mordia às refeições como qualquer um de nós.
Tinha um jeito muito seu de sorrir, mostrando os dentinhos bicudos como pontinhas de tesouras e quando ela dançava, à luz do luar, os mochos e as corujas esqueciam o medo para ficarem a admirá-la.
II- Explique o raciocínio que te levou a ordenar o texto diferente da forma original.
Importante: antes da próxima atividade, o professor deverá fazer a correção do exercício, chamando a atenção para a sequência lógica do texto.
Aula 2
Atividade1
Vamos continuar a história começada ontem?
Vejamos, nós já sabemos que a família é composta por três membros que são as personagens pai, mãe e filho.
Use sua criatividade e complete os espaços criando um outro texto. Lembre-se: é importante que você crie uma sequência lógica para sua história. Você pode utilizar elementos de coesão tais como: mas, no entanto, portanto, depois disso, além disso, e outros se necessário.
Não se esqueça: você deverá inventar um título para sua história.
_________________________________________
Certo dia, quando a família de vampiros saiu a passear encontrou um grupo malvado que ____________
_________________________________________________________________ _____
______________________________________________________________________
__________________ _____________ _______________________________________
O pai, com muita coragem_________________________________________________
mas___________________________________________________________________
______________________________________________________________________
Dias depois, ____________________________________________________________
______________________________________________________ ________________
__________________________________________________________ ____________
______________________________________________________________________
No final, _______________________________________________________________
________________________________________________________________________
Atividade 2
O professor reunirá os alunos em grupos de quatro para que possam socializar o texto criado por eles. Poderão ler em voz alta ou fazer uma exposição no mural da sala.
Aula 3
Atividade 1
Vamos a outra história de vampiros?
Ela está toda desordenada. Para que ela seja interessante, coloque-a na sequência que você considera melhor, mais lógica. Use seu caderno para fazer a atividade. Reescreva cada parte em seu devido lugar. Não se esqueça do título. Ele está no meio da história.
O professor deverá fazer uma avaliação processual e dinâmica. A processual deverá ocorrer durante todo o processo e a dinâmica é aquela que o professor verifica os aspectos cognitivos, afetivos e psicomotores utilizados durante as atividades.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!