Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Estudando a sequência de textos

 

21/10/2009

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Refletir sobre a sequência de textos;
  • Utilizar elementos de coesão;
  • ordenar excertos.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Demonstrar habilidades básicas de leitura e escrita;
 Conhecer os elementos básicos da coesão textual.

Estratégias e recursos da aula
                   
- aula em laboratório de informática;
- atividades em pequenos grupos;
- xerox de texto para leitura e exercícios.

AULA 1
ATIVIDADE 1

Há atualmente na mídia grande exploração de temas envolvendo personagens vampiros. Aproveitando essa motivação, o professor deverá promover uma roda de discussões sobre o assunto para o primeiro texto.

a- Os vampiros existem?
b- Quem tem medo deles?
c- Quem já assistiu a um filme em que eles aparecem?
d- Quem sabe me dizer o nome de um filme que está em cartaz nos cinemas de nossa cidade?

Era uma família toda vampiresca. A mãe vampira era mais meiga e graciosa. Finalmente havia o vampiro pequeno, macio como um novelo de lã, que nunca voava e que ainda nem tinha dentes. O pai vampiro, com seu corpo de ratão, asas peludas e aqueles dentes amarelos terrivelmente afiados, quando se zangava batia as asas com tamanha força que até parecia que levantava um vendaval. E as dentuças brilhavam-lhe como lâminas de canivete. mas não fazia mal a uma mosca. Só mordia as refeições como qualquer um de nós. Tinha um jeito muito seu de sorrir, mostrando os dentinhos bicudos como pontinhas de tesouras e quando ela dançava, à luz do luar, os mochos e as corujas esqueciam o medo para ficarem a admirá-la.


Atenção, o texto que acabamos de ler fala de vampiros, mas esses são vampiros bonzinhos.
I- Leiam as frases 1,2,3 e depois o texto todo de novo abaixo. Como vocês viram, a ordenação do texto não está boa. Insira essas três frases nos lugares adequados no texto para que haja uma sequência lógica.  Use seu caderno para reescrever esse texto.

1- Era uma família toda vampiresca.
2- A mãe vampira era mais meiga e graciosa.
3- Finalmente havia o vampiro pequeno, macio como um novelo de lã, que nunca voava e que ainda nem tinha dentes.

O pai vampiro, com seu corpo de ratão, asas peludas e aqueles dentes amarelos terrivelmente afiados, quando se zangava batia as asas com tamanha força que até parecia que levantava um vendaval. E as dentuças brilhavam-lhe na boca como lâminas de canivete. Mas não fazia mal a uma mosca. Só mordia às refeições como qualquer um de nós.
Tinha um jeito muito seu de sorrir, mostrando os dentinhos bicudos como pontinhas de tesouras e quando ela dançava, à luz do luar, os mochos e as corujas esqueciam o medo para ficarem a admirá-la.


II- Explique o raciocínio que te levou a ordenar o texto diferente da forma original.


Importante: antes da próxima atividade, o professor deverá fazer a correção do exercício, chamando a atenção para a sequência lógica do texto.

Aula 2
Atividade1

Vamos continuar a história começada ontem?
Vejamos, nós já sabemos que a família é composta por três membros que são as personagens pai, mãe e filho.
Use sua criatividade e complete os espaços criando um outro texto. Lembre-se: é importante que você crie uma sequência lógica para sua história. Você pode utilizar elementos de coesão tais como: mas, no entanto, portanto, depois disso, além disso,  e outros se necessário.

Não se esqueça: você deverá inventar um título para sua história.

                                _________________________________________

Certo dia, quando a família de vampiros saiu a passear encontrou um grupo malvado que ____________
_________________________________________________________________ _____
______________________________________________________________________
__________________ _____________ _______________________________________
O pai, com muita coragem_________________________________________________
mas___________________________________________________________________
______________________________________________________________________

Dias depois, ____________________________________________________________
______________________________________________________ ________________
__________________________________________________________ ____________
______________________________________________________________________

No final, _______________________________________________________________

________________________________________________________________________


Atividade 2

O professor reunirá os alunos em grupos de quatro para que possam socializar o texto criado por eles. Poderão ler em voz alta ou fazer uma exposição no mural da sala.

Aula 3
Atividade 1

Vamos a outra história de vampiros?


Ela está toda desordenada. Para que ela seja interessante, coloque-a na sequência que você considera melhor, mais lógica. Use seu caderno para fazer a atividade. Reescreva cada parte em seu devido lugar. Não se esqueça do título. Ele está no meio da história.

  • Chegou seu aniversário e ele estava triste. Afinal, quem iria convidar
    para sua festa?
  • Continuou ali pensando e a noite foi chegando. Quando finalmente
    resolveu ir embora, ouviu um barulho estranho. Ficou um pouco
    assustado. Afinal, era ele quem dava os sustos.
  • Quando ele virou, ficou espantado com tamanha surpresa! Todos os seus
    amigos estavam ali, querendo comemorar com ele, esta data tão
    importante.
  • Desde aquele dia, Dagoberto aprendeu uma lição: não fazer o mal… a
    quem quer o seu bem!
  • Medo de Vampiro
  • Dagoberto era um vampiro que vivia assustando seus amiguinhos.
    Todos falavam para Dagoberto: — Não faça isso! Logo você será mal
    visto por todos nesta cidade!
  • Você não terá mais amigos…
    – Eu gosto muito de assustar! disse ele.
    – É muito legal ver todos correndo de medo.
  • Desde aquele dia, Dagoberto aprendeu uma lição: não fazer o mal… a
    quem quer o seu bem!
  • Pensou em tudo que havia feito com as pessoas que conhecia, e começou a
    chorar.
    – Não vou mais assustar ninguém, pois, agora estou sem amigos, e a
    culpa é minha…
  • Quando ele virou, ficou espantado com tamanha surpresa! Todos os seus
    amigos estavam ali, querendo comemorar com ele, esta data tão
    importante.
  • Trouxeram balões, bolos e toda a alegria que Dagoberto queria para seu
    aniversário.
  • Os dias foram passando e Dagoberto sempre fazendo o mesmo. Seus amigos
    sempre diziam:
    – Dagoberto, você vai ficar sem amigos!
Avaliação

O professor deverá fazer uma avaliação processual e dinâmica. A processual deverá ocorrer durante todo o processo e a dinâmica é aquela que o professor verifica os aspectos cognitivos, afetivos e psicomotores utilizados durante as atividades.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.