Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


INVENÇÕES HUMANAS

 

15/03/2010

Autor y Coautor(es)
Saimonton Tinôco da Silva
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Enxergar o robô como uma máquina produzida por humanos, como auxílio para as diversas atividades do dia a dia.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As invenções humanas como produtos desenvolvidos para atender as necessidades culturais de sobrevivência, como: trabalho, entretenimento, etc.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento

Conversar com as crianças sobre os tipos de invenção humana que eles conhecem e qual a importância destas para a vida cotidiana. Fazer lista, no quadro ou numa cartolina, com os resultados.

2º Momento

Exibir um vídeo sobre robôs, situando-os entre as produções humanas. Como indicação, sugerimos:

a) Robôs em Sociedade - http://www.youtube.com/watch?v=UIE3mSMGg_s

b) robôs dançarinos - http://webvideos.kboing.com.br/show-video.php?id=4ce53150640b9cf71dd86bf69777dd2a

c) o menor robô humanóide - http://webvideos.kboing.com.br/show-video.php?id=bfc53617d84b7865e181c87e72811980

d) o documentário "A Revolução dos Robôs" - DISCOVERY CHANNEL (2005);

e) trechos da Série "PERDIDOS NO ESPAÇO" - http://www.youtube.com/watch?v=sajGlx-mxSg

3º Momento

Após a exibição, retomar, por meio de uma discussão e da problematização das falas das crianças, os principais aspectos do vídeo assistido. Para isso, o professor precisará conhecer o material previamente, fazendo previsões de aspectos/questões que podem gerar o debate. É importante também recuperar as informações levantadas no 1º momento, relacionando-as com as aprendizagens decorrentes do 2º momento.

4º Momento

Construir cartazes, em grupo, sobre os tipos de invenções humanas e as suas utilidades na vida diária. Nessa construção, poderão fazer uso de imagens e textos ilustrativos.

MATERIAL NECESSÁRIO:

- Cartolina;

- durex ou fita adesiva;

- imagens de robôs;

- coleção hidrocor;

- coleção de madeira;

- gizão de cera;

- cola de papel

Outra opção é fazer cartazes virtuais, utilizando-se do Power Point. Nessa proposta, a pesq uisa de conteúdo e de imagens deverá ser feita toda na Internet.

MATERIAL NECESSÁRIO:

- 1 computador por grupo, interligado à Rede;

- 1 projetor de multimídia.

Recursos Complementares

Avaliação

Cada grupo apresentará para a classe a sua produção, destacando a necessidade que cada criação humana visa atender. Ao final, o professor deve retomar a fala de todos os grupos, fazendo uma síntese da discussão.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.