15/03/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Enxergar o robô como uma máquina produzida por humanos, como auxílio para as diversas atividades do dia a dia.
As invenções humanas como produtos desenvolvidos para atender as necessidades culturais de sobrevivência, como: trabalho, entretenimento, etc.
1º Momento
Conversar com as crianças sobre os tipos de invenção humana que eles conhecem e qual a importância destas para a vida cotidiana. Fazer lista, no quadro ou numa cartolina, com os resultados.
2º Momento
Exibir um vídeo sobre robôs, situando-os entre as produções humanas. Como indicação, sugerimos:
a) Robôs em Sociedade - http://www.youtube.com/watch?v=UIE3mSMGg_s
b) robôs dançarinos - http://webvideos.kboing.com.br/show-video.php?id=4ce53150640b9cf71dd86bf69777dd2a
d) o documentário "A Revolução dos Robôs" - DISCOVERY CHANNEL (2005);
e) trechos da Série "PERDIDOS NO ESPAÇO" - http://www.youtube.com/watch?v=sajGlx-mxSg
3º Momento
Após a exibição, retomar, por meio de uma discussão e da problematização das falas das crianças, os principais aspectos do vídeo assistido. Para isso, o professor precisará conhecer o material previamente, fazendo previsões de aspectos/questões que podem gerar o debate. É importante também recuperar as informações levantadas no 1º momento, relacionando-as com as aprendizagens decorrentes do 2º momento.
4º Momento
Construir cartazes, em grupo, sobre os tipos de invenções humanas e as suas utilidades na vida diária. Nessa construção, poderão fazer uso de imagens e textos ilustrativos.
MATERIAL NECESSÁRIO:
- Cartolina;
- durex ou fita adesiva;
- imagens de robôs;
- coleção hidrocor;
- coleção de madeira;
- gizão de cera;
- cola de papel
Outra opção é fazer cartazes virtuais, utilizando-se do Power Point. Nessa proposta, a pesq uisa de conteúdo e de imagens deverá ser feita toda na Internet.
MATERIAL NECESSÁRIO:
- 1 computador por grupo, interligado à Rede;
- 1 projetor de multimídia.
Cada grupo apresentará para a classe a sua produção, destacando a necessidade que cada criação humana visa atender. Ao final, o professor deve retomar a fala de todos os grupos, fazendo uma síntese da discussão.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!