21/12/2009
Glória Maria de Oliveira e Soymara Vieira Emilião
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ao confeccionar um jogo de tabuleiro (trilha) e escrever o manual do jogo, o aluno estará conhecendo o tipo de texto instrucional. Aprendendo características deste estilo textual e aprendendo a trabalhar em grupo e desenvolvendo a criatividade.
Ampliar repertorio linguístico.
Aprender a escrever um novo tipo de texto.
Exercitar a escrita.
Conhecer novas palavras.
Não são necessários conhecimentos prévios.
Jogos de tabuleiros encontrados no mercado.
Alguns Exemplos:
- Corrida dos Bichos - Grow
- Jogo Pictionary - Mattel
- Jogo da Vida da Turma da Mônica - Estrela
- Banco Imobiliário da Turma da Mônica - Estrela
Papel cartão (um para cada grupo) - os grupos, deverão ter no máximo 5 alunos.
Hidrocor
Lápis de cor
Tampinhas de refrigerantes (uma para cada aluno)
Primeira atividade
A professora leva alguns jogos de tabuleiro e mostra para a turma, perguntando quem conhece e como se joga.
Escolhe um jogo e lê para os alunos o manual de instruções, levanta questões sobre o que fala o texto, como ele é escrito e a importancia do manual para aprender como se joga.
Conforme a quantidade de jogos disponíveis na sala, separa a turma em grupos e permite que joguem para conhecer as regras do jogo e também despertem interesse.
Segunda atividade:
Sugere à turma a construção de seus próprios jogos.
Faz-se então uma divisão de grupos de 4 ou 5 alunos e cada grupo escolhe um tema para o seu jogo.
Escolhido o tema os alunos decidem quantas casas o jogo terá. Qual o objetivo final para o vencedor e quais serão os personagens, representados pelos pinos que serão confeccionados com as tampinhas de refrigerantes.
O grupo precisa decidir as regras do jogo. Enquanto acontece a discussão no grupo um aluno fica responsável por anotar os pontos decididos sobre o jogo.
Desta discussão, cada grupo inicia a elaboração do texto: Manual de instruções do jogo.
Quando os grupos terminam a professora coloca o texto no quadro e a turma discute se o texto está claro, e sugere possíveis mudanças e correções.
Esta etapa da atividade é fundamental, pois a professora como mediadora e escritora mais experiente, irá fornecer aos alunos indagações importante para que o texto apresente realmente as características de um texto de instrução. No momento em que os alunos estão construindo em grupo o texto, é possível que a professora não dê conta de orientar todos os grupos, por isso, a importância de revisar o texto coletivamente.
Quando o texto passou por está revisão coletiva, um aluno do grupo faz a cópia para ser anexada ao jogo.
Logo após o grupo inicia o desenho no tabuleiro começando pelas casas por onde vão passar os pinos e depois começa a desenhar o cenário do jogo conforme o tema escolhido.
É importante garantir que depois de prontos os jogos possam circular pela sala, pedindo que os alunos leiam antes o manual de instruções de cada jogo dos outros grupos, dando a importância a este tipo de texto em um jogo.
Exemplos de jogos confeccionados por turmas do Primeiro Ano do ensino fundamental:
A avaliação será feita durante toda a aula, verificando o envolvimento dos alunos, a participação no grupo, a compreensão sobre as características do tipo de texto trabalhado, no caso, texto instrucional.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!