24/11/2008
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Fenômenos naturais, sua regularidade e possibilidade de previsão pelo homem |
Professor sua aula pode ser iniciada questionando-se a importância da água para a manutenção da vida. É certo que todos irão concordar que esse recurso é fundamental às pessoas, animais e plantas. Aproveite esse questionamento na turma e pergunte se toda a pessoa tem o mesmo acesso à água.
Esse é momento de falar sobre a questão da distribuição da água no planeta. Ressalte que apesar de essencial, a água é mal distribuída no planeta. Ela cobre 70% da superfície da Terra. Porém, desse montante, 97,5% são salgadas. Dos 2,5% de água doce restantes, quase dois terços estão congelados nos pólos.
Para saber mais sobre o tema, faça a leitura prévia do link abaixo:
http://www.moderna.com.br/moderna/didaticos/projeto/2006/1/mundo/
http://www.socioambiental.org/esp/agua/pgn/
Para tratar da questão da disponibilidade de água, é fundamental trabalhar com seus alunos a questão do ciclo da água. Apresente a seus alunos a seguinte animação:
Para reforçar essa questão apresente a seguinte tabela com informações da Unesco sobre o volume de reserva de água doce por pessoa vem diminuindo com o passar do tempo:
SITUAÇÃO DA RESERVA DE ÁGUA DOCE POR PESSOA NO MUNDO
Ano Quantidade
1950 16,8 mil m3
1998 7,3mil m3
2018 (projeção) 4,8mil m3
Fonte: UNESCO (1999).
Mostre aos alunos que esse é um índice mundo. Se formos considerar a oferta de água em continentes ou países ficará mais complexa a situação. Recomenda-se que professor leve alguns dados sobre a oferta de água potável em países de sua escolha ou que os alunos possam pesquisar essa a oferta de água e se apropriar dessa idéia, tirando suas conclusões.
Faça perguntas como:
Todos os países possuem a mesma oferta de água?
Quais têm mais água disponível?
Quais têm menos água disponível?
Diante dessas perguntas, questione a seus alunos quais os principais usos da água, a saber:
Agricultura;
Pecuária;
Indústria
Abastecimento Público;
Para que os alunos percebam o significado do que está sendo discutido em sala de aula, é importante que eles projetem a situação da escala macro, para o micro, relacionando o uso da água em sua casa, por exemplo.
Identifique com seus alunos de que maneira a intervenção do homem pode influenciar o ciclo da água e sua distribuição no planeta. Solicite que seus alunos citem algumas dessas intervenções e escreva-as na lousa, de maneira a sistematizar o conhecimento. Conduza as discussões de maneira a trazê-la para o cotidiano dos educandos, onde eles possam identificar no lugar onde residem, algumas dessas intervenções.
É importante que os alunos percebam que comportamentos considerados comuns como banhos demorados, torneiras vazando, limpezas de ruas, calçadas ou automóveis são feitos em muitas cidades do Brasil com água tratada e potável. Relacione que a destruição de mananciais, nascente e córregos, aliada aos usos anteriormente citados, são elementos fundamentais para uma diminuição da água doce potável.
Essa relação pode ser feita, apresentando-se a média do consumo em litros de água para algumas atividades corriqueiras no Brasil:
CONSUMO DOMÉSTICO DE ÁGUA POR ATIVIDADE
Atividade | Quantidade (em litros) |
Descarga no vaso sanitário tradicional | 10 a 16 |
Um Minuto no chuveiro | 15 |
Lavar roupa no tanque | 150 |
Lavar as mãos | 3 a 5 |
Lavar roupa com máquina de lavar | 150 |
Lavar louça em lava-louça | 20 a 25 |
Escovar os dentes com água escorrendo | 11 |
Lavagem do automóvel com mangueira | 100 |
Fonte: Consumo Sustentável - manual de educação (MMA/IDEC). |
Aula 2
Recorde o que foi trabalhado na aula anterior, principalmente a questão da distribuição desigual da água doce e o aumento da demanda por esse recurso natural, renovável mas finito
Para tanto apresente a seus alunos ao vídeo "Terra das Águas", disponível em:
Proponha uma pesquisa para saber de onde vêm a água potável utilizada em sua região, as condições das fontes, como as águas são tratadas e quais as expectativas na continuidade de abastecimento futuro. Essas informações podem ser fornecidas pelas companhias estaduais de fornecimento de água. Visite a página da companhia de seu estado.
Identificando de onde a água que eles usam é obtida, é possível uma percepção da sua realidade regional e de seu lugar.
Sabendo da importância da água, é o momento de trabalhar a mudança de conduta em relação a esta. Solicite aos alunos que elaborem uma lista, que pode contar com a opinião dos colegas, professores e funcionários do colégio, onde sejam apontadas várias atitudes para o uso mais racional da água que utilizam no cotidiano.
Outra sugestão é que os alunos façam registros fotográficos das ações em sua casa ou escola para buscar realmente essa melhoria.
Essa experiência pode resultar em uma página web ou blog, com sugestões ou trocas de experiências sobre o uso racional da água.
Os alunos podem produzir um folder de conscientização mediante quadrinhos ou tiras. Para tanto sugere-se a utilização de alguns programas, como por exemplo:
http://baixaki.ig.com.br/download/ToonDoo.htm
Os quadrinhos devem ser usados como forma dos alunos expressarem suas impressões sobre o uso racional da água.
As orientações para produção dos trabalhos são:
1. Escrever falas nos balões a partir das imagens sugeridas por cada quadrinho.
2. Pensar um título para a história e escrever no primeiro quadrinho em branco.
3. Fazer uma capa para o trabalho.
4. Colocar o nome dos elementos do grupo na contracapa.
Estruture um fórum de discussão virtual, no contexto da sala de aula, onde serão inseridas as pesquisas dos grupos.
Nome | Tipo |
---|---|
O ciclo da água | Animação/simulação |
Terra das águas | Vídeo |
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
23/06/2010
Quatro estrelasotimo