Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


CRIANDO UM ROBÔ

 

15/03/2010

Autor y Coautor(es)
Saimonton Tinôco da Silva
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Recursos tecnológicos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Desenvolver o raciocinio lógico e a criatividade, por meio da resolução de problemas e da construção de estratégias relacionados à montagem do robô.

- Elaborar um texto instrucional e um projeto de criação sobre o tipo e a função do robô escolhido para a produção.

Duração das atividades
2 aulas com duração de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Função social e Tipos de robôs.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento

Com as crianças sentadas em círculo, proponha que pensem e discutam sobre um tipo de robô que gostariam de ter. Em seguida, sentadas nas mesas e/ou carteiras da sala, elas deverão elaborar um projeto de criação robótica, escrevendo um texto descritivo, no qual dirão o nome, o tipo, as funções e os materiais do seu robô.

Durante o processo, poderão compartilhar suas ideias e interesses com os demais colegas da sala e com o professor, registrando tudo no caderno ou numa ficha esquemática produzida pelo professor.

Por fim, solicite que façam um desenho da proposta, a título de ilustração.

undefined 

Exemplo de ficha esquemática. Fonte: Relatório da Prática Pedagógica. 1º ano. NEI-CAp/UFRN.

2º Momento

Para a etapa de construção, solicite com antecedência a lista de materiais necessários. Envie um bilhete para os pais ou faça um pedido ao almoxarifado da escola. Como possibilidade, sugerimos:

  • caixas de papel de diversos tamanhos
  • tampas de garrafa
  • cola branca
  • cola colorida
  • durex
  • fita adesiva
  • barbante
  • garrafas pet
  • embalagens de material de limpeza
  • papel sulfite
  • papel colorido
  • cartolina
  • jornais
  • revistas
  • lápis de cor
  • lápis grafite
  • hidrocor
  • régua
  • botões

3º Momento

De posse do material previsto, inicie a construção dos robôs com as crianças. Dê algumas orientações prévias quanto ao uso de objetos cortantes, como tesouras e facas, bem como ao não desperdício de materiais, como: cola, fita adesiva, durex, etc. Durante o trabalho, circule pela sala de aula, auxiliando os alunos em suas produções.

4º Momento

Ao fim das atividades, faça uma roda de conversa na qual as crianças apresentarão as suas obras, falando das dificuldades encontradas no processo de construção.

Recursos Complementares

PARA APROFUNDAR OS CONHECIMENTOS SOBRE A TEMÁTICA, O PROFESSOR PODERÁ CONSULTAR:

Reportagem da Revista Recreio - Robôs inteligentes

http://recreionline.abril.com.br/fique_dentro/ciencia/maquinas/conteudo_90106.shtml

Avaliação

Durante a realização da atividade, observar e registrar (por meio de fotos, filmagens e anotações) se as crianças:

- Conhecem o conceito e a utilidade de um projeto de criação.

- Entendem o que é e quais as características de um texto instrucional.

- Apresentam criatividade ao construir os robôs.

- Percebem que os robôs são uma invenção humana e, por isso, visam atender uma determinada necessidade.

Opinión de quien visitó

Três estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/3 - 33,33%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 1/3 - 33,33%
  • Duas estrelas 1/3 - 33,33%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.