15/03/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Recursos tecnológicos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
- Desenvolver o raciocinio lógico e a criatividade, por meio da resolução de problemas e da construção de estratégias relacionados à montagem do robô.
- Elaborar um texto instrucional e um projeto de criação sobre o tipo e a função do robô escolhido para a produção.
Função social e Tipos de robôs.
1º Momento
Com as crianças sentadas em círculo, proponha que pensem e discutam sobre um tipo de robô que gostariam de ter. Em seguida, sentadas nas mesas e/ou carteiras da sala, elas deverão elaborar um projeto de criação robótica, escrevendo um texto descritivo, no qual dirão o nome, o tipo, as funções e os materiais do seu robô.
Durante o processo, poderão compartilhar suas ideias e interesses com os demais colegas da sala e com o professor, registrando tudo no caderno ou numa ficha esquemática produzida pelo professor.
Por fim, solicite que façam um desenho da proposta, a título de ilustração.
Exemplo de ficha esquemática. Fonte: Relatório da Prática Pedagógica. 1º ano. NEI-CAp/UFRN.
2º Momento
Para a etapa de construção, solicite com antecedência a lista de materiais necessários. Envie um bilhete para os pais ou faça um pedido ao almoxarifado da escola. Como possibilidade, sugerimos:
3º Momento
De posse do material previsto, inicie a construção dos robôs com as crianças. Dê algumas orientações prévias quanto ao uso de objetos cortantes, como tesouras e facas, bem como ao não desperdício de materiais, como: cola, fita adesiva, durex, etc. Durante o trabalho, circule pela sala de aula, auxiliando os alunos em suas produções.
4º Momento
Ao fim das atividades, faça uma roda de conversa na qual as crianças apresentarão as suas obras, falando das dificuldades encontradas no processo de construção.
http://recreionline.abril.com.br/fique_dentro/ciencia/maquinas/conteudo_90106.shtml
Durante a realização da atividade, observar e registrar (por meio de fotos, filmagens e anotações) se as crianças:
- Conhecem o conceito e a utilidade de um projeto de criação.
- Entendem o que é e quais as características de um texto instrucional.
- Apresentam criatividade ao construir os robôs.
- Percebem que os robôs são uma invenção humana e, por isso, visam atender uma determinada necessidade.
Três estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/09/2011
Cinco estrelascomo fazer um robo reciclavel bem facil
08/08/2011
Três estrelaseu curti ma eu ñ entendi muito é legal me encina melhor
02/09/2010
Duas estrelasGostei muito desta atividade pois proporciona uma melhor metodologia com as crianças