Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


PAINEL DE FOTOS – UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA DE IMAGEM E ESCRITA.

 

10/11/2009

Autor e Coautor(es)
Simone de Alencastre Rodrigues
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Glória Maria de Oliveira,Soymara Vieira Emilião

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula o aluno aprenderá como se produz uma legenda, as características deste tipo de texto, além de trabalhar com a escrita de forma contextualizada trazendo motivação ao grupo. Desenvolverá procedimentos de escrita e correção e a percepção da relação texto-imagem.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimento prévio, mas a professora precisa ter um registro em fotos das principais atividades realizadas pela turma durante o 1º semestre.

Estratégias e recursos da aula

Recursos da Aula:

Fotos de atividades que a turma participou ao longo do primeiro semestre

Tiras de papel branco para fixar abaixo das fotos (onde serão escritas as legendas).

Primeira atividade: exploração do mural

Esta atividade deverá ocorrer no primeiro dia de aula de volta as aulas após as férias de julho.

Quando a turma entrar na sala encontrará um mural previamente montado pela professora com fotos de várias atividades realizadas ao longo do primeiro semestre, por exemplo: o primeiro dia de aula, a turma em atividade, passeios, comemorações, visitas a espaços dentro da escola. É importante garantir que todos os alunos apareçam nas fotos.

Num primeiro momento, a turma observa as fotos, comenta sobre elas, procura onde cada um aparece e faz comentários livres.

Depois de um tempo para esta exploração a professora, pergunta o que está acontecendo em uma determinada foto.

Com a resposta dos alunos, a professora pergunta como eles sabem detalhes e/ou informações sobre a foto que vai além do que está sendo visualizado.

Espera-se que a turma responda que sabe por que estava lá e lembra-se do que aconteceu.

Então, a professora lança outra pergunta: E se alguém entrar aqui na sala vai saber estas informações sobre a foto? Por exemplo, uma foto onde a turma está no ônibus indo para um passeio, não fica claro para quem vê, onde a turma está indo.

Como poderemos resolver isto, fazer com que outras pessoas que não viveram estes momentos com a turma, entendam melhor cada foto.

Espera-se que algum aluno fale sobre escrever o que está acontecendo na foto, mas caso ninguém se manifeste, a professora pode sugerir a escrita da legenda.

Proposta de escrita da legenda:

Desta forma a professora convida os alunos a escolherem cada um uma foto para fazer a legenda, lembrando as características deste tipo de texto, que deve ser um resumo breve de um aspecto destacado na imagem.

A proposta é que cada aluno faça a legenda de uma foto, mas que a correção do que escreveu, seja feita em duplas produtivas.

Considere duplas produtivas, pares de alunos previamente selecionados pela professora, onde o nível de desenvolvimento seja próximo para que um ajude o outro na correção e elaboração do texto, trocando informações sobre o código escrito.

Como se trata de uma produção para a informação ao público, a professora recolhe as legendas, faz uma correção coletiva e cada um prende a sua legenda a foto correspondente.

Ao final da aula, pode convidar os pais para conhecer o mural de fotos, com legendas produzidas pela turma.

Avaliação

A avaliação ocorrerá durante a atividade, onde a professora vai observar as relações que os alunos farão entre as fotos e os momentos vividos na turma. Vai observar a produção do texto de cada criança, como organiza a idéia, se escreve fazendo relação do texto com a imagem e como busca o apoio de sua dupla, nos momentos de dúvidas na escrita.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.