10/11/2009
Glória Maria de Oliveira,Soymara Vieira Emilião
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Com esta aula o aluno aprenderá como se produz uma legenda, as características deste tipo de texto, além de trabalhar com a escrita de forma contextualizada trazendo motivação ao grupo. Desenvolverá procedimentos de escrita e correção e a percepção da relação texto-imagem.
Não é necessário conhecimento prévio, mas a professora precisa ter um registro em fotos das principais atividades realizadas pela turma durante o 1º semestre.
Recursos da Aula:
Fotos de atividades que a turma participou ao longo do primeiro semestre
Tiras de papel branco para fixar abaixo das fotos (onde serão escritas as legendas).
Primeira atividade: exploração do mural
Esta atividade deverá ocorrer no primeiro dia de aula de volta as aulas após as férias de julho.
Quando a turma entrar na sala encontrará um mural previamente montado pela professora com fotos de várias atividades realizadas ao longo do primeiro semestre, por exemplo: o primeiro dia de aula, a turma em atividade, passeios, comemorações, visitas a espaços dentro da escola. É importante garantir que todos os alunos apareçam nas fotos.
Num primeiro momento, a turma observa as fotos, comenta sobre elas, procura onde cada um aparece e faz comentários livres.
Depois de um tempo para esta exploração a professora, pergunta o que está acontecendo em uma determinada foto.
Com a resposta dos alunos, a professora pergunta como eles sabem detalhes e/ou informações sobre a foto que vai além do que está sendo visualizado.
Espera-se que a turma responda que sabe por que estava lá e lembra-se do que aconteceu.
Então, a professora lança outra pergunta: E se alguém entrar aqui na sala vai saber estas informações sobre a foto? Por exemplo, uma foto onde a turma está no ônibus indo para um passeio, não fica claro para quem vê, onde a turma está indo.
Como poderemos resolver isto, fazer com que outras pessoas que não viveram estes momentos com a turma, entendam melhor cada foto.
Espera-se que algum aluno fale sobre escrever o que está acontecendo na foto, mas caso ninguém se manifeste, a professora pode sugerir a escrita da legenda.
Proposta de escrita da legenda:
Desta forma a professora convida os alunos a escolherem cada um uma foto para fazer a legenda, lembrando as características deste tipo de texto, que deve ser um resumo breve de um aspecto destacado na imagem.
A proposta é que cada aluno faça a legenda de uma foto, mas que a correção do que escreveu, seja feita em duplas produtivas.
Considere duplas produtivas, pares de alunos previamente selecionados pela professora, onde o nível de desenvolvimento seja próximo para que um ajude o outro na correção e elaboração do texto, trocando informações sobre o código escrito.
Como se trata de uma produção para a informação ao público, a professora recolhe as legendas, faz uma correção coletiva e cada um prende a sua legenda a foto correspondente.
Ao final da aula, pode convidar os pais para conhecer o mural de fotos, com legendas produzidas pela turma.
A avaliação ocorrerá durante a atividade, onde a professora vai observar as relações que os alunos farão entre as fotos e os momentos vividos na turma. Vai observar a produção do texto de cada criança, como organiza a idéia, se escreve fazendo relação do texto com a imagem e como busca o apoio de sua dupla, nos momentos de dúvidas na escrita.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
29/05/2011
Cinco estrelasOtima proposta de escrita, percebi o quanto é significativo escrever coisas partindo do concreto.
03/09/2010
Cinco estrelasAula muito bem estruturada.