Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Lista de sobrenomes: observando e escrevendo palavras

 

20/11/2009

Autor e Coautor(es)
Araci Rodrigues Coelho
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Entender a origem dos sobrenomes de cada pessoa
- Usar a escrita alfabética
- Ler e escrever palavras corretamente
- Reconhecer um tipo de texto: lista
- Desenvolver a observação e reflexão sobre a escrita das palavras

Duração das atividades
5 aulas de 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Para o sucesso dessa aula é importante que os alunos já reconheçam as letras do alfabeto.

Estratégias e recursos da aula

I- Trabalhando com a lista de nomes


Professor, comece a aula perguntando a alguns alunos o nome completo que possuem. Depois faça uma conversa coletiva, despertando o interesse do grupo em conhecer melhor os nomes dos colegas da turma. Você pode conduzir essa conversa levantando questões como: o que é um nome completo? Você sabe o nome completo dos seus colegas? Será que algum colega tem algum sobrenome igual ao seu? Quem será que tem o maior nome? De onde vem o seu sobrenome e os dos colegas?
Incentive a todos da turma a expressar sua opinião e cuide para que todos ouçam as opiniões dialogando com elas. Essa conversa, provavelmente, suscitará dúvidas e questionamentos sobre o nomes completos dos componentes da turma, demonstrando que ainda não o conhecem bem. É, então, a oportunidade de trabalhá-los, aproveitando para que os alunos desenvolvam a habilidade da escrita correta de palavras como os nomes e sobrenomes dos alunos do 1º ano escolar.

II- Apresentando o gênero textual: a lista

Reproduza a lista dos nomes completos de sua turma, distribua e solicite que façam a leitura com atenção. Volte a fazer uma conversa coletiva para que entendam o tipo de texto apresentado na folha, peguntando a eles, por exemplo: o que tem nessa folha? Ah, são nomes dos alunos da turma… Mas são apenas nomes? Bem, são nomes completos, com nomes e sobrenomes. Porque eles aparecem um debaixo do outro e, ainda, dentro de um quadro com números do lado? Esse tipo de texto em que as palavras ou idéias, nesse caso, nomes completos, são escritos um debaixo do outro são as listas. Vocês sabem para que servem as listas? Que outras listas fazemos no nosso dia a dia?
Explique aos alunos, ou organize o que surgir no grupo, destacando os diversos usos sociais das listas.  Nesse caso da lista com que estamos trabalhando: o que há em comum entre esses nome? Ah, isso mesmo: são nomes completos dos alunos de uma turma.

Explore também a ordem alfabética das listas/ chamadas escolares e onde mais os nomes de pessoas podem aparecer em listas e/ou ordem alfabética.

Outra característica das lista é a forma que a escrevemos no papel, enumerando as informações para facilitar sua visualização. Assim é que os nomes completos dos alunos aparecem um debaixo do outro, ao lado de um número. Da maneira como a lista está organizada na folha fica fácil de sabermos, por exemplo, quantos alunos tem nessa turma.

                        Imagem elaborada pela autora

Depois da identificação da lista como um “tipo de texto” (usos e funções escolares e sociais), aproveite para fazê-los observar e refletir sobre a escrita das palavras. Professor, você pode fazer isso de uma forma lúdica. Veja uma sugestão:

III- Leitura e Escrita de palavras: Bingo de sobrenomes


Distribua as cartelas (veja o modelo a seguir) e explique as regras do jogo: Você fará perguntas a respeito dos sobrenomes da turma. Repetirá cada pergunta duas vezes e, em seguida, contará até 30 vagarosamente (ou outro tempo, de acordo com sua turma). Nesse tempo eles deverão consultar a lista de nomes em busca da resposta e escrevê-la na cartela. Esgotado o tempo você fará a pergunta número 2 e assim até concluir o número total de perguntas planejadas. Fará BINGO quem acertar pelo menos 10 perguntas.

Questões para o Bingo:

1- escreva o sobrenome que se repete mais vezes nessa lista (Santos)

2- Escreva todos os sobrenomes começados com a letra S (Santos, Souza, Silva)

3- Escreva todos os sobrenomes começados com a letra A (Aguiar, Alves, Almeida)

4- Escreva 3 sobrenomes com comecem com a letra F (Freire, Ferreira, Faria)

5- Escreva dois sobrenomes que rimam com a palavra Pereira. (Oliveira, Moreira. Ferreira)

6- Escreva sobrenomes que terminam com as letras “es” (Alves, Marques, Nunes, Neves, Gomes)

7- Escreva o nome completo que seja formado com mais palavras (Eduardo…)

8- Escreva o nome completo que seja formado com menor número de palavras (Rafael Rabelo)
9- Escreva o sobrenome que seja formado com mais letras (Alvarenga)


10- Escreva o sobrenome que seja formado com a menor quantidade de letras (Novy)

11- Escreva um sobrenome que seja também nome de animal (Coelho)

12- Escreva dois nomes sobrenome que sejam também nomes de árvores. (Pereira, Pinheiro e/ou outros)

                                                        Imagem elaborada pela autora

Quando acabar de responder a última pergunta recolha as cartelas, e redistribua-as entre os alunos cuidando para que nenhum receba a sua. Faça em seguida a correção das questões, discutindo coletivamente as respostas corretas. Para facilitar essa correção você pode reproduzir, de forma ampliada, a lista de nomes para ser consultada na discussão de cada questão. Reproduza também uma cartela ampliada para ser preenchida junto com a turma nesse momento. A partir desse trabalho solicite aos alunos que corrijam a cartela do colega, escrevendo para aqueles que tiverem acertado 10 questões ou mais a palavra Bingo e um elogio. Oriente, também, que escrevam para aqueles que não tiverem feito Bingo, (acertado menos de 10 questões) uma palavra de encorajamento para a próxima vez.

Recursos Complementares

Para alegrar e enriquecer a sua aula leve o CD: Canção dos direitos das crianças. Coloque para os alunos escutarem a música “Gente tem sobrenome” (http://www.letras.com.br/toquinho/gente-tem-sobrenome) de Toquinho e Elifas Andreato.

Avaliação

Ao longo dessas aulas, professor, você deve observar como os alunos estão se desenvolvendo em relação a observação de palavras e à compreensão desse gênero textual, que é a lista. Avalie também se avançaram no entendimento da formação dos sobrenomes de cada pessoa; se usaram a escrita alfabética e, ainda, se escreveram as respostas do bingo corretamente. Dependendo do nível de aquisição da escrita no qual se encontrar o seu grupo avalie o uso da letra maiúscula na escrita de nomes próprios.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.