30/10/2009
Soymara Vieira Emilião, Glória Maria Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Nesta aula o aluno vai conhecer um novo estilo literário, fazendo observações sobre as características deste texto, além de desenvolver o gosto pela leitura.
Recursos da Aula:
Cópias de poemas pré selecionados pela professora, em quantidade suficiente para cada dupla de aluno ter um poema.
Primeira atividade:
Em roda a professora distribui vários poemas que selecionou previamente e deixa que os alunos explorem, fazendo a leitura das imagens que acompanham os poemas, o título e os próprios poemas.
Depois de um tempo sugere a leitura de alguns destes poemas para o grupo.
Junto com a turma é feita uma observação das características deste tipo de texto e surge então, a proposta de confecção de um livro com as poesias preferidas da turma para ser doado a biblioteca da escola, com apresentação de um recital para as turmas da escola no momento da entrega do livro.
Segunda atividade:
Cada dupla de alunos escolhe um poema.
Em sala é dado um momento para as duplas combinarem como vão recitar o poema e treinarem.
Todos os dias, durante um período de uma semana, a professora vai ler com os alunos todos os poemas selecionados.
Quando for observado pela professora que as duplas já sabem de cor o seu poema, inicia-se o processo de confecção do livro.
Terceira atividade:
Escrita em dupla do poema.
A dupla escolhe quem vai escrever e o outro fica responsável em ir ditando o poema e fazendo as observações quanto à escrita correta.
Após a escrita é importante fazer a revisão ortográfica do texto, junto com a dupla e para finalizar cada dupla ilustra sua folha.
Nesta atividade existe a necessidade da professora escolher duplas respeitando afinidades, mas também proximidades de desenvolvimento.
Terminada esta etapa, cada dupla junta as folhas com os poemas escritos, combina como será a capa do livro e faz a confecção da mesma procurando colocar um desenho de cada dupla representando seu poema na capa.
No dia da doação do livro para a biblioteca da escola os alunos farão um recital, onde cada dupla vai declamar o poema que escreveu no livro.
Segue a sugestão de alguns livros de poemas adequados para o trabalho, de onde podem ser selecionados alguns poemas:
LÉ COM CRÉ José Paulo Paes Editora Atica
QUEM É QUEM Lalau e Laurabeatriz Companhia das Letrinhas
A ARCA DE NOÉ Vinícius de Moraes Companhia das Letrinhas
VEJAM COMO EU SEI ESCREVER José Paulo Paes Editora Ática
QUAL É QUE É Lalau e Laurabeatriz Cortez Editora
FORA DA GAIOLA E OUTRAS POESIAS Lalau e Laurabeatriz Companhia das Letrinhas
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!