Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


LIVRO DE POESIAS – UMA PRODUÇÃO COLETIVA E AFETIVA

 

30/10/2009

Autor e Coautor(es)
Simone de Alencastre Rodrigues
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Soymara Vieira Emilião, Glória Maria Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta aula o aluno vai conhecer um novo estilo literário, fazendo observações sobre as características deste texto, além de desenvolver o gosto pela leitura.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estratégias e recursos da aula

Recursos da Aula:

Cópias de poemas pré selecionados pela professora, em quantidade suficiente para cada dupla de aluno ter um poema.

Primeira atividade:

Em roda a professora distribui vários poemas que selecionou previamente e deixa que os alunos explorem, fazendo a leitura das imagens que acompanham os poemas, o título e os próprios poemas.

Depois de um tempo sugere a leitura de alguns destes poemas para o grupo.

Junto com a turma é feita uma observação das características deste tipo de texto e surge então, a proposta de confecção de um livro com as poesias preferidas da turma para ser doado a biblioteca da escola, com apresentação de um recital para as turmas da escola no momento da entrega do livro.

Segunda atividade:

Cada dupla de alunos escolhe um poema.

Em sala é dado um momento para as duplas combinarem como vão recitar o poema e treinarem.

Todos os dias, durante um período de uma semana, a professora vai ler com os alunos todos os poemas selecionados. 

Quando for observado pela professora que as duplas já sabem de cor o seu poema, inicia-se o processo de confecção do livro.

Terceira atividade:

Escrita em dupla do poema.

A dupla escolhe quem vai escrever e o outro fica responsável em ir ditando o poema e fazendo as observações quanto à escrita correta.

Após a escrita é importante fazer a revisão ortográfica do texto, junto com a dupla e para finalizar cada dupla ilustra sua folha.

Nesta atividade existe a necessidade da professora escolher duplas respeitando afinidades, mas também proximidades de desenvolvimento.

Terminada esta etapa, cada dupla junta as folhas com os poemas escritos, combina como será a capa do livro e faz a confecção da mesma procurando colocar um desenho de cada dupla representando seu poema na capa.

No dia da doação do livro para a biblioteca da escola os alunos farão um recital, onde cada dupla vai declamar o poema que escreveu no livro.

Recursos Complementares

Segue a sugestão de alguns livros de poemas adequados para o trabalho, de onde podem ser selecionados alguns poemas:

LÉ COM CRÉ  José Paulo Paes Editora Atica

QUEM É QUEM  Lalau e Laurabeatriz    Companhia das Letrinhas

A ARCA DE NOÉ   Vinícius de Moraes   Companhia das Letrinhas

VEJAM COMO EU SEI ESCREVER      José Paulo Paes  Editora Ática

QUAL É QUE É    Lalau e Laurabeatriz     Cortez Editora

FORA DA GAIOLA E OUTRAS POESIAS    Lalau e Laurabeatriz     Companhia das Letrinhas

Avaliação
A avaliação será feita durante todo o processo de confecção do livro, observando-se o envolvimento com a proposta, a organização para o trabalho em dupla, o empenho na escrita correta, o capricho na produção do livro e se os alunos sentiram-se motivados a conhecer novos poemas, demonstram prazer pela leitura e compreensão das características deste estilo literário
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.