10/12/2009
Soymara Vieira Emilião, Glória Maria Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Aprender a leitura a partir de um texto motivador.
Refletir sobre a construção da escrita e da leitura.
Trabalhar com estratégias de leitura.
Conhecer a música e saber cantar. No caso desta aula, a música "De abóbora faz melão."
Recursos da Aula:
Painel com a letra da música.
Folha individual com a letra em palavras misturadas.
Cola
Tesoura
caderno
Atividade 1
No mural, o professor coloca a letra de uma música de um brinquedo cantado. (usarei como exemplo a música “DE ABÓBORA FAZ MELÃO”);
lê a letra e pergunta se alguém sabe cantar e se já brincou com a música; leva a turma para o pátio para brincar, sempre enfatizando a necessidade de cantar a cantiga para aprender;
entrega para os alunos a letra da música, com as palavras desordenadas, e pede aos alunos que organizem as palavras da música.
Exemplo:
ORGANIZE A LETRA DA MÚSICA “DE ABÓBORA FAZ MELÃO” E COLE NO SEU CADERNO.
|
||||
DE |
SINHÁ |
FAZ |
MELÃO |
|
FAZ |
DOCE |
FAZ |
MELÃO |
|
SINHÁ |
SINHÁ |
DOCE |
MELANCIA |
Após os alunos organizarem as palavras, pedir que cada um leia, acompanhando com o dedinho, para verificar se cada palavra ficou na ordem correta da música.
A avaliação ocorrerá durante a aula, quando o professor perceberá se os alunos conseguem utilizar conhecimentos prévios de leitura para a seleção das palavras e se estão avançando no processo de leitura, ampliando seu repertório de vocábulos.
Observar a organização da música por cada aluno e discutir o resultado, levando o aluno a refletir sobre seu trabalho e fazendo as correções necessárias.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!