Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CANTIGAS POPULARES - UM CAMINHO ALFABETIZADOR

 

10/12/2009

Autor e Coautor(es)
Simone de Alencastre Rodrigues
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Soymara Vieira Emilião, Glória Maria Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprender a leitura a partir de um texto motivador.

Refletir sobre a construção da escrita e da leitura.

Trabalhar com estratégias de leitura.

Duração das atividades
1 aula de 120 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer a música e saber cantar. No caso desta aula, a música "De abóbora faz melão."

Estratégias e recursos da aula

Recursos da Aula:

Painel com a letra da música.

Folha individual com a letra em palavras misturadas.

Cola

Tesoura

caderno

Atividade 1

No mural, o professor coloca a letra de uma música de um brinquedo cantado. (usarei como exemplo a música “DE ABÓBORA FAZ MELÃO”);

lê a letra e pergunta se alguém sabe cantar e se já brincou com a música; leva a turma para o pátio para brincar, sempre enfatizando a necessidade de cantar a cantiga para aprender;

entrega para os alunos a letra da música, com as palavras  desordenadas, e pede aos alunos que organizem as palavras da música.

Exemplo:

ORGANIZE A LETRA DA MÚSICA “DE ABÓBORA FAZ MELÃO” E COLE NO SEU CADERNO.

DE

DOCE

FAZ

ABÓBORA

DE

SINHÁ

FAZ

MELÃO

FAZ

DOCE

FAZ

MELÃO

SINHÁ

SINHÁ

DOCE

MELANCIA

Após os alunos organizarem as palavras, pedir que cada um leia, acompanhando com o dedinho, para verificar se cada palavra ficou na ordem correta da música.

Avaliação

A avaliação ocorrerá durante a aula, quando o professor perceberá se os alunos conseguem utilizar conhecimentos prévios de leitura para a seleção das palavras e se estão avançando no processo de leitura, ampliando seu repertório de vocábulos.

Observar a organização da música por cada aluno e discutir o resultado, levando o aluno a refletir sobre seu trabalho e fazendo as correções necessárias.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.