Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Produzindo cartazes temáticos

 

20/11/2009

Autor e Coautor(es)
Araci Rodrigues Coelho
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Ler pequenos textos
- Escrever pequenas frases
- Organização do texto em um cartaz
- interagir com colegas, chegando a uma conclusão a um consenso
-Desenvolver a oralidade
-Refletir sobre a limpeza da rua e sobre os cuidados com lugares públicos e com o meio ambiente

Duração das atividades
3 a 4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização dessa aula é importante que os alunos estejam iniciando a escrita de palavras.

Estratégias e recursos da aula

Professor, podemos pensar o momento da alfabetização de uma forma ampliada, relacionando o conhecimento da leitura e escrita com outros conhecimentos importantes na vida dos alunos, tais como seus valores e atitudes em relação ao meio ambiente. A animação “Lixo? Nem pensar!”pode ser aproveitada para a realização de um trabalho de alfabetização e do letramento.

I-Assistindo e dicustindo a animação.

Organize-se para utilizar o recurso de animação “Lixo? Nem pensar!”em sala de aula. Ele pode ser encontrado no próprio portal do professor, no endereço: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=14738. Na ficha técnica desse recusro podemos ler que essa animação “consiste em uma história interativa na qual é possível escolher seu desfecho. Um personagem se depara com um monte de lixo enquanto caminha pela rua e, a partir daí é dada a opção de recolher o lixo ou de deixá-lo onde está. Dependendo da ação escolhida há um desfecho diferente para a história relacionado às conseqüências do despejo de lixo em vias públicas”.
Assim, professor, organize-se de acordo com a realidade de sua escola para que sua turma assista essa animação. Apresente para os alunos o Sisquinha, personagem da animação, solicitando que cada um se imagine no lugar desse personagem. A história ocorre na rua, mas você pode conduzir a conversa para que a turma também pense no espaço da escola. A cada “tela” solicite que os alunos leiam a narração. Esclareça as palavras desconhecidas e a vá dando sequência a história. Quando chegar na hora em que de decidir o final da história discuta as possibilidades e siga a alternativa mais indicada pela turma. Caso a primeira opção, pegar o lixo e jogar na lixeira, seja a mais indicada sugerimos que assista-a, nesse primeiro momento sem discutí-la muito, e em seguida passe para assistência da sequência da 2ª opção, discutindo-a cuidadosamente com os alunos.


Discussão sobre a segunda opção de final da história:


Discuta cada parte dessa versão, principalmente as frases que aparecem quando a rua vai ficando cheia de lixo. Veja uma sugestão da discussão a fazer:
Vocês concordam com essa frase? Por que sim? Por que não? Você já viu uma rua ou um lugar sujo assim? Sua sala de aula ou a sua escola ficam sujas assim? O que pode acontecer com essa rua suja ou outros espaços muito sujos, por exemplo se chover? Sim pode acontecer que o lixo entupa bueiros, causando alagamentos e enchentes e, assim, muitos prejuízos para a população. Parte do lixo também pode ser levado pela chuva aos rios e poluí-los. Qual é o problema de ter insetos nos lugares? Ah, sim, lugares sujos atraem insetos e esses transmitem doenças como a dengue. Discuta também a ultima “tela” dessa versão que reforça alguns prejuízos trazidos pelo lixo fora do lugar e relacione com o espaço escolar.


Retomando a discussão sobre a primeira versão da história:

Depois de assistirem a segunda versão da história assista ou retome a 1ª versão, agora discutindo-a mais detalhadamente. Chame a atenção da turma, por exemplo, para o semblante do Sisquinha (Quais seriam os sentimentos dele quando ele está catando o lixo - pode ser preocupação, raiva, nojo - e despois quando a rua volta a ficar limpa?) Além de melhorar o visual da rua o que mais o gesto de Susquinha trás para a rua e as pessoas que moram nela? (Sim, evita enchentes, doenças e outros problemas).
Por fim, ao chegarem á última tela/parte dessa versão da história? Solicite á turma que atenda ao pedido feito por Susquinha: passar o recado, não jogar lixo no chão e/ou não deixar o chão sujo, para outras pessoas. Convide a turma, então, a confeccionar cartazes que expressem esse recado então.

II- Confecção de cartazes


Professor, esse pode ser um trabalho feito em duplas ou em grupos maiores. Inicie-o discutindo a função de um cartaz. Explique para turma que podemos entender como função de um cartaz: dar recado s, chamar atenção, anunciar ou fazer propaganda de algum evento ou produto, incentivar a reflexão sobre algum assunto.
Você pode levar alguns cartazes feitos em sua própria escola para a sala para que a turma observe algumas estratégias usadas na elaboração de cartazes para atingir aqueles objetivos: frases curtas contendo as principais idéias sobre o qual se quer chamar a atenção, fazer refletir etc.; letras grandes e bem legíveis, disposição no papel para facilitar a leitura, imagens que ajudam a informar ou chamar a atenção sobre o assunto. Veja alguns passos que podem ser seguidos para organizar a elaboração dos cartazes:


-Solicite aos grupos que definam, primeiramente, onde vão afixar o cartaz, para que a frase e suas ilustrações sejam elaboradas de acordo com esse lugar: sala de aula, cantina escola, pátios, o banheiro, sala de aula, portaria entre outros.
-Peça que cada grupo pense na discussão feita ao assistir a animação e a partir dela e do lugar definido para afixar o cartaz, elabore uma frase que fale da necessidade de não jogar lixo fora do lugar e/ou de não deixar sujeira nos lugares públicos.
- Oriente-os a escrevê-la primeiro no caderno ou em uma folha de rascunho para que se possa fazer sua revisão, pensando na coesão das idéias e na escrita correta da frase.
- O grupo também irá decidir se o cartaz terá imagem e como ela será feito (desenho por alguns do grupo, recortes de revistas ou jornais). 
- Após a elaboração final da frase entregue a folha de cartolina ou outro papel do cartaz e solicite que antes de escrê-la planejem a disposição das palavras da frase bem como da imagem no papel para que a mensagem do cartaz fique clara e bem visível.
- Solicite que alguém do grupo escreva a frase, primeiramente, à lapís bem de leve para que se for necessário se possa desmanchar sem estragar ou sujar a folha. Depois oriente que esse ou outro aluno reforce o escrito, se quiserem, utilizando lápis ou pincéis coloridos.

Ao final da confecção do cartaz chame a atenção para a limpeza da sala de aula, fazendo com os alunos pratiquem a mensagem que estão escrevendo no cartaz.
Antes de afixar os cartazes nos lugares definidos você, professor, solicite a cada grupo que apresente para os colegas seu cartaz. Você pode, também, analisar a possibilidade de cada grupo apresente seu cartaz para outras pessoas da escola (outra sala de aula, funcionários da escola, pais). Nessas apresentações os alunos estarão desenvolvendo importantes habilidades relacionadas à oralidade.

Recursos Complementares

Professor essa animação também pode ser encontrada no seguinte endereço: http://campeche.inf.furb.br/sisga/educacao/historias/semLixo.php

Avaliação

Professor seugerimos que avalie principalmente dois aspectos durante a realização desse trabalho: 1) atitudes e valores presentes no grupo e se houve ampliação ou modificação da argumentação sobre o tema estudado; 2) adequação do texto produzido, no caso, o cartaz: se a linguagem e os recursos visuais utilizados são adequados ao gênero.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.