28/05/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Recursos tecnológicos |
- Conhecer tipos de robôs reais.
- Conhecer a função dos robôs na vida real.
O que é um robô e para que ele serve.
1º Momento
Primeiramente, numa roda de conversa, recupe o que as crianças já sabem sobre o que são robôs, qual a função social destes, quais os tipos mais conhecidos, se diferenciam os robôs reais dos ficcionais. Organize uma tabela, na lousa, com tais diferenças.
2º Momento
Na sequência, assista com os alunos ao vídeo "Tagarela" <http://www.youtube.com/watch?v=UIE3mSMGg_s>. É importante que o professor assista ao vídeo previamente, para que selecione trechos importantes para a discussão e proponha questionamentos aos alunos.
3º Momento
Após o vídeo, converse sobre o que viram. Poderá propor questões do tipo:
a) O que o robô fazia? (Ou seja, qual a sua função social, como ele ajudava os humanos?)
b) O que era preciso fazer para o robô funcionar? (Ou seja, qual é a participação do homem no funcionamento dele?)
c) Vocês já viram outro tipo de robô reais? Onde? Qual? O que ele fazia? (Ou seja, qual o conhecimento de mundo que vocês têm?)
Não esqueça de relacionar as falas desse momento com o que as crianças disseram no 1º, confirmando, ampliando e refutando as hipóteses delas.
4º Momento
Em seguida, o professor poderá solicitar um desenho individual dos alunos, quando cada um ficará responsável por representar um tipo específico de robô já discutido. Outra opção é fazer um texto coletivo, que sintetizará as aprendizagens até então, ou um cartaz ilustrativo em grupos. No caso do cartaz, selecionar com os alunos algumas imagens de robôs.
Lembramos que todas as propostas podem ser executadas tendo o computador como suporte de trabalho, utilizando, para isso, o Paint, o Word e/ou o Power Point, respectivamente.
Os alunos deverão apresentar as suas produções para a sala. Enquanto isso, o professor constatará se as crianças difereciam os robôs reais dos ficcionais, definindo as funções sociais de cada tipologia.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!