Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


ROBÔS DO MUNDO REAL

 

28/05/2010

Autor y Coautor(es)
Saimonton Tinôco da Silva
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Recursos tecnológicos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer tipos de robôs reais.

- Conhecer a função dos robôs na vida real.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O que é um robô e para que ele serve.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento

Primeiramente, numa roda de conversa, recupe o que as crianças já sabem sobre o que são robôs, qual a função social destes, quais os tipos mais conhecidos, se diferenciam os robôs reais dos ficcionais. Organize uma tabela, na lousa, com tais diferenças.

2º Momento

Na sequência, assista com os alunos ao vídeo "Tagarela"  <http://www.youtube.com/watch?v=UIE3mSMGg_s>. É importante que o professor assista ao vídeo previamente, para que selecione trechos importantes para a discussão e proponha questionamentos aos alunos. 

3º Momento

Após o vídeo, converse sobre o que viram. Poderá propor questões do tipo: 

a) O que o robô fazia? (Ou seja, qual a sua função social, como ele ajudava os humanos?)

b) O que era preciso fazer para o robô funcionar? (Ou seja, qual é a participação do homem no funcionamento dele?)

c) Vocês já viram outro tipo de robô reais? Onde? Qual? O que ele fazia? (Ou seja, qual o conhecimento de mundo que vocês têm?)

Não esqueça de relacionar as falas desse momento com o que as crianças disseram no 1º, confirmando, ampliando e refutando as hipóteses delas.

4º Momento

Em seguida, o professor poderá solicitar um desenho individual dos alunos, quando cada um ficará responsável por representar um tipo específico de robô já discutido. Outra opção é fazer um texto coletivo, que sintetizará as aprendizagens até então, ou um cartaz ilustrativo em grupos. No caso do cartaz, selecionar com os alunos algumas imagens de robôs.

Lembramos que todas as propostas podem ser executadas tendo o computador como suporte de trabalho, utilizando, para isso, o Paint, o Word e/ou o Power Point, respectivamente.

Recursos Complementares

Como complemento e/ou ampliação da discussão, podem assistir:

Robôs em sociedade - uma reportagem da TV PUC/SP. Disponível em: <http://tv.pucsp.br/blog/?p=299>. Acesso em 18 de maio de 2010. 

 

Avaliação

Os alunos deverão apresentar as suas produções para a sala. Enquanto isso, o professor constatará se as crianças difereciam os robôs reais dos ficcionais, definindo as funções sociais de cada tipologia.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.