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Cavalo de Pau - Ensino especial

 

29/10/2009

Autor e Coautor(es)
Elmio Pagy Felipe dos Reis
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BRASILIA - DF CAIC UNESCO

Marco G. B. Burlamaqui

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Ensino Médio Educação Física Jogos: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Equilíbrio

força

Tempo de reação

Duração das atividades
1 aula (de 50 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Nenhum conhecimento prévio necessita ser trabalhado
Estratégias e recursos da aula

Recursos:

-Um "cavalo" formado por três troncos roliços de madeira: dois afixados no chão, na vertical e um sobre os anteriores. A uma altura máxima de 1 metro na horizontal - lembrando que ela dependerá da altura dos alunos que vc estiver trabalhando.

- Lixa grossa e fina de madeira.-manteiga, óleo, azeite, graxa

- almofadas tipo médias ou pequenas em número suficiente para as duplas que se pretende formar.

- serragem, sacos com espumas, almofadões ou algum outro material que amenize o impacto e proteja a queda durante a atividade.

Estratégias:

Reunir a turma no pátio onde o material já estará disponível para que a turma monte.

Dividir os alunos em duplas, tomando o cuidado para que os tamanhos, tipos de dificuldades sejam proporcionais.

Se for um aluno especial incluído no ensino regular, o professor deverá ter ainda um cuidado grande para que a movimentação natural dos alunos do "regular" não atrapalhem nem contribuam para prejudicar as dificuldades do aluno incluido.

1a Atividade:

As madeiras devem ser untadas com produto escorregadio, tal como , manteiga, óleo, azeite ou graxa ou mesmo, se preferir, para não sujar as roupas, lixar o tronco até que este esteja bem liso para dificultar a aderência e dificultar a permanência do aluno sobre o tronco. O chão em volta do cavalo deve ser forrado com algum material que amorteça a queda dos alunos, podem ser :várias almofadas ou sacos empilhados, de forma que realmente evite que os alunos se machuquem ao cair.

Feito o cavalo, as crianças sobem nele

A brincadeira “Cavalo-de-pau” consiste em fazer com que as duplas montem no "cavalo" cada um com duas almofadas, ou seja: uma em cada mão.  Em duplas e com travesseiros na mão, confrontam-se. Ganha o jogo aquela que não cair do cavalo.

2a atividade:

Nesta atividade, os alunos voltam a se colocar em duplas, desta vez escolhidos por eles, para subir novamente de dois em dois no cavalo, usando apenas uma das mãos. Todos os cuidados descritos na atividade 1 deverão ser respeitados, vencendo a dupla que conseguir ficar por mais tempo em cima do cavalo.

3a atividade

Agora, a atividade consiste em solicitar primeiro as duplas com maior pontuação, "vencedoras" das etapas anteriores, que subam no cavalo deitados, sem os travesseiros e sem poder descolar o tronco do "cavalo".

4a atividade

Fazer com que as duplas subam de olhos vendados e sem travesseiros, apenas com as mãos, protegendo o rosto para evitar aranhões, são formas de motivar a aula e prolongar a interação.

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cavalo de pau 1

Fonte: http://capoeiralencodeseda.org.br/cavalo-de-pau/

 Em se tratando de alunos especiais, considerar os seguintes aspectos:

Locomoção: Se o aluno especial for uma pessoa com difículdade de locomoção, o professor deverá, mesmo que com ajuda de outros professores , colocar-se ao lado, quase que abraçando o aluno para que este possa ter o equilíbrio necessário para participar da brincadeira.

Campo visual: se o campo visual do aluno especial é baixo, ou o professor perceber a dificuldade do aluno em interagir de maneira positiva na aula, devido a baixa qualidade na visão, estratégias para minimizar as dificuldades com aluno regular  devem ser colocadas, tais como: o adversário ficará com uma das mão amarradas, ou terá os olhos vendados, ou simplesmente, a cada 3 ataques de um, o aluno regular só poderá revidar uma vez. A forma da estratégia segue o grau de dificuldade apresentado pelo aluno especial.

Motivação: caso o aluno especial, principalmente, seja uma pessoa desmotivada, sem muita iniciativa, o professor compensará essa dificuldade aumentando o grau de dificuldade dos oponentes para ele ter vantagem clara e iniciar a brincadeira. Conforme o jogo segue, as diferenças tenderão a ficar menores.

Observação É importantíssimo que as diferenças existam sempre, pois se a turma for equiparada, os jogo tornar-se-irá de sinteressante ao aluno especial, pela própria condição físico-mental, e poderá gerar até mesmo certa antipatia pelas aulas futuras.

Professor, com relação ao quisito segurança, esteja sempre atento ao que se passa durante o jogo. Pode ser que o aluno especial tenha menos rapidez de se levantar depois da queda do cavalo do que o restante dos alunos, ou que ele não saiba cair de forma a não se machucar. Com tantas variantes, é necessário que conheça bem a turma, suas particularidades e não coloque em risco a saúde de qualquer um que esteja envolvido na atividade.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação será feita pelo interesse dos alunos durante a atividade.

Você poderá também utilizar uma das atividades propostas para testar o grau de evolução daqueles que participaram.

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