Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A importância da noção de Suporte no trabalho com gêneros

 

27/01/2010

Autor e Coautor(es)
Silvana Marchesani
imagem do usuário

VICOSA - MG COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI

Renata Rena Rodrigues

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Construir um conceito de suporte textual e gênero;
Utilizar a noção de suporte textual em situações práticas de escrita e produção de gêneros.

Duração das atividades
2 aulas de 50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Breves noções sobre gênero

Estratégias e recursos da aula

A aula poderá ser realizada no laboratório de informática ou na própria sala de aula.
Para executar as propostas serão necessários:
• Sites ou revistas que contenham diversas sessões;
• Jornais.

Atividade 1:
Como primeira atividade, é sugerido que peça que os alunos observem um site qualquer na internet ( e/ou uma revista ou jornal) e façam a descrição do mesmo. Depois discutir em grupo (o professor deverá encaminhar a discussão) a importância do suporte, ou seja, o lugar em que o gênero está inserido”.

  • Professor, se achar necessário acesse o link abaixo para leitura de um texto teórico para abordagem do assunto em questão.

http://http://www.diaadia.pr.gov.br/nre/assischateaubriand/arquivos/File/LEM-INGLES/artigo_generos_textuais.pdf

Atividade 2:

Em seguida, propõe-se o trabalho com o exemplo abaixo:
Discuta, ainda em grupo, os exemplos abaixo enfatizando as diferentes práticas que o mesmo enunciado poderá trazer nos diferentes contextos de uso.

• “Paulo, te amo, me ligue o mais rápido que puder. Te espero no fone 55 44 33 22. Verônica .”

• Se isto estiver escrito num papel colocado sobre a mesa da pessoa indicada (Paulo), pode ser um bilhete;
• Se for passado pela secretária eletrônica é um recado;
• Remetido pelos correios num formulário próprio, pode ser um telegrama; exposto num outdoor pode ser uma declaração de amor.

Enfatize as distintas práticas sociais que poderão emergir da enunciação dos enunciados propostos

Atividade 3

Discuta agora o exemplo da proposta de redação da Universidade Federal de Viçosa enfatizando a noção do suporte:

http://http://www.copeve.ufv.br/antigo/?area=informacoesProcSelet2009


Proposta: Gênero textual Depoimento

Produza um depoimento, entre 20 e 25 linhas, a ser publicado no site oficial da campanha do candidato, respondendo à seguinte pergunta: “Por que Você votaria em Paulo Patavina para prefeito de sua cidade?”.

Leia a entrevista abaixo, realizada com um candidato a prefeito da cidade de Patópolis:
PATÓPOLIS — O candidato à prefeitura de Patópolis pelo PMERC, Paulo Patavina, foi o segundo a participar da série de entrevistas promovida pela TV Patópolis, no Jornal de Patópolis.
Patavina é patopolino, tem 57 anos, é historiador com mestrado em ciência e atua como professor na Universidade Federal de Patópolis há 24 anos. Foi fundador e o segundo vice-presidente regional do Partido dos Laboristas (PLab), mas se desfiliou anos depois. Paulo Patavina já foi candidato a deputado estadual e a senador, mas ainda não havia sido candidato a prefeito de Patópolis.
– Plataforma de propostas:
Representante da frente socialista de esquerda nestas eleições municipais, o candidato do PMERC esclareceu o motivo pelo qual está concorrendo ao cargo. "Esse não é um projeto individual. Sou candidato de uma frente socialista e nós representamos uma nova cara para Patópolis. Nosso diferencial é governar a partir da perspectiva dos mais pobres", afirmou.
Na área da educação, Patavina destacou a importância de melhores salários para os professores. "O professor sabe que está na ponta do processo, por isso, queremos melhorar a questão salarial da classe. Em nenhum lugar do mundo a educação é sacerdócio, ninguém faz educação de qualidade com salários baixos", declarou.
Para a saúde, o candidato afirmou que os investimentos maiores serão destinados a ações preventivas. "Difer ente dos outros ca ndidatos, nós iremos trabalhar com a saúde preventiva, e n ão somente curativa. Sai mais barato para o município evitar que as pessoas adoeçam, e isso é possível através de educação ambiental nas escolas”.
A resposta sobre transporte na cidade veio rápida e direta. "O trânsito em Patópolis é um caos. Para melhorar a situação, pretendemos tirar os carros de circulação de forma compulsória, como foi feito em São Paulo. Alguns dias da semana serão escol hidos para abolir o uso dos carros. A saída será criar transportes de massa", detalhou o candidato.
Patópolis precisa de uma pesquisa profunda para saber onde moram os ricos e onde moram os pobres. Nas zonas pobres, não tem água encanada, não tem nem mesmo praças. Nós vamos reverter esse processo — concluiu.

(Disponível em: ttp://portalamazonia.globo.com/noticias.php?idN=71205. Acesso em: 26 ago. 2008. Adaptado

Logo após apresentar a proposta, discutir com os alunos:

Qual a diferença entre produzir um depoimento na delegacia, produzir um depoimento para um site (orkut) ou produzir um depoimento para um site de política?

1) Definição do Aurélio:

• Depoimento
• s. m.
• 1. Ato de depor em juízo.
• 2. Declaração.
• 3. Narração feita pelo depoente.
• 4. Auto de declaração.

2) Gênero depoimento
• Exposição, declaração de fato, ou comentário;
• Posicionamento acerca do objeto, situação ou pessoa;
• Apresentações de razões;
• Suportes: site, revista, inquérito, tribunal, data comemorativa, .
• Contexto.

Logo em seguida discutir o contexto de produção da proposta da Universidade Federal de Viçosa:

Proposta UFV:

• Suporte: Site
• Contexto de produção: A partir de uma entrevista com propostas apresentar razões favoráveis para votar no candidato.
• Texto 20 – 25 linhas, resposta a pergunta:”Por que votar em Paulo Patavina para prefeito”?


Para pensar o suporte...
• Assim, a discussão sobre o suporte nos leva a perceber como se dá a circulação social dos gêneros.
• Neste caso vamos desde certos locais como as bibliotecas que não são suportes, mas contém inúmeros suportes textuais, até um outdoor que é um suporte que em geral contém um gênero de cada vez e revela uma certa especialização em relação ao gênero suportado.
• Por outro lado, seria necessário saber como distinguir um canal ou meio de condução de um serviço para não confundi-los com suporte ou gênero...

Avaliação

Pedir que os alunos escolham um gênero dentre os quais foram discutidos nas atividades e solicitar um texto com uma proposta de análise. Verificar na análise a relação suporte X gênero textual.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.