Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Patinho feio: uma nova versão.

 

30/11/2009

Autor e Coautor(es)
Vilma Aparecida Gomes
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
construir o sentido de um texto usando estratégias de antecipação, hipóteses, seleção, inferência e verificação; criticar, contradizer ou avaliar as informações; estabelecer relações de semelhanças entre histórias do mesmo tema.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá saber fazer inferências simples.

Estratégias e recursos da aula

 Aula 1 

Atividade 1

 Motivação

O professor introduz a aula dizendo aos alunos que eles vão assistir ao vídeo da história tradicional “O Patinho Feio. A exibição poderá ser em datashow, disponível no link:

http://www.youtube.com/watch?v=g7L_mtro1as&feature=related

Atividade 2 – Atividade Oral

 Para melhor interação dos alunos, o professor faz um círculo e inicia com eles um diálogo, perguntando por que o patinho feio fora rejeitado pelos moradores e por qual motivo foi aceito pelos cisnes; no bando o que mais ele encontrou e como demonstrou sua capacidade de lutar?

Aulas 2 e 3

 Atividade 1 – atividade oral

Leitura do miniconto “Leitura do miniconto: O retorno do Patinho Feio, de Marcelo Coelho, publicado na Folhinha de São Paulo, 19 mar.2005, p.8. O professor poderá ir exibindo, em datashow, a história por partes, para que o aluno construa inferência dos fatos, a partir das pistas linguísticas. Inicia a atividade, fazendo antecipações baseadas em seu conhecimento prévio sobre:

 título

autor

meio de veiculação

gênero textual

A partir do título, pergunta: “O retorno do patinho feio” faz referência a história do vídeo? O que seria o retorno do patinho?

Apresenta então a primeira parte da história

            Alfonso era o mais belo cisne do lado príncipe de Astúrias. Todos os dias, ele contemplava sua imagem refletida nas águas daquele chiquérrimo e exclusivo condomínio para aves milionárias. Mas Alfonso não se esquecia de sua origem humilde.

            - Pensar que, não faz muito tempo, eu era conhecido como o Patinho Feio...

            Um dia ele sentiu saudades da mãe, dos irmãos e dos a miguinhos da escola.

A partir desse t recho, questiona:

a)  &nb sp;   nesse trecho aparece um personagem, quem é? Seria a personagem principal? Por quê?

b)      nesse trecho há uma oposição entre Alfonso e Patinho Feio. Qual é a oposição?

 

c)      A expressão “Um dia” introduz uma situação problema sobre o passado de Alfonso: onde teria morado? como seria esse lugar? O que fará Alfonso? Voltará ao seu lugar de origem? Reencontrará a mãe, os irmãos e amiguinhos de escola?

 

Segunda Parte

 

Voou até a lagoa do Quaquenhá. O pequeno e barrento local de sua infância.

A pata Quitéria conversava com as amigas chocando sua quadragésima ninhada. Alfonso abriu suas largas asas brancas.

            - Mamãe! Mamãe! Você se lembra de mim?

O professor então pede aos alunos que façam comparação entre Alfonso e o Patinho Feio, para mostrar a caracterização do lugar de origem do Patinho Feio, em contraposição ao lugar descrito na primeira parte:

Alfonso

Patinho Feio

 mais belo cisne

 patinho feio

Lago Príncipe de Antúrias

Chiquérrimo e exclusivo condomínio para aves milionárias

Terceira Parte

  Quitéria levantou-se muito espantada.

            - Se-se-senhor cisne...quanta honra... mas creio que o senhor se confunde...

            - Mamãe...?

            - Como poderia eu ser mãe de tão belo e nobre animal?

            Não adiantou explicar. Dona Quitéria balançava a cabeça.

            - Esse cisne é mesmo lindo... mas doido de pedra, coitado...

O professor continua conduzindo a atividade, perguntando:

a) qual é o sentimento de Alfonso em relação ao comportamento de Quitéria?

b)      O que poderá acontecer? o que fará Alfonso? Voltará para o seu luxuoso condomínio? Persistirá no seu intento de ser reconhecido e novamente aceito na comunidade?

 

Quarta Parte

 Alfonso foi então procurar a Bianca. Uma patinha linda do pré-primário. Que vivia chamando Alfonso de feio.

- Lembra de mim Bianca? Gostaria de namorar comigo agora?He,He,He.

E, então, Bianca responderá afirmativamente ou negativamente? Depois disso, Alfonso voltará para o lago Príncipe das Antúrias e esquecerá seu passado humilde? Por quê?

 

Quinta Parte

 -Deus me livre! Está louco? Uma pata namorando um cisne! Aberração da natureza...

 Afonso respirou fundo. Nada mais fazia sentido por ali. Res olveu procurar um famo so bruxo da região.

O que acontecerá, en tão? Resolverá o bruxo o problema de Alfonso?

Sexta parte

Com alguns pa ssos mágicos, o feiticeiro e astrólogo Oma r Rhekko resolveu o problema. Em poucos dias, Alfonso transformou-se num pato adulto. Gorducho e bastante sem graça. Dona Quitéria capricha fazendo lasanhas para ele.

            -Cuidado para não engordar demais, filhinho.

Bianca faz um cafuné na cabeça de Alfonso.

            - Gordo... pescoçudo... bicudo ...mas sabe que eu acho você uma gracinha?

Viveram felizes para sempre.

E então, que diferenças e semelhanças existem entre esta história e a tradicional? Pergunta o professor.

Avaliação

 Verificar se os alunos conseguiram realizar hipóteses, antecipações e inferências coerentes, e ainda estabelecer relações de diferenças e semelhanças entre as histórias do mesmo tema.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.