30/11/2009
Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
O aluno deverá saber fazer inferências simples.
Aula 1
Atividade 1
Motivação
O professor introduz a aula dizendo aos alunos que eles vão assistir ao vídeo da história tradicional “O Patinho Feio. A exibição poderá ser em datashow, disponível no link:
http://www.youtube.com/watch?v=g7L_mtro1as&feature=related
Atividade 2 – Atividade Oral
Para melhor interação dos alunos, o professor faz um círculo e inicia com eles um diálogo, perguntando por que o patinho feio fora rejeitado pelos moradores e por qual motivo foi aceito pelos cisnes; no bando o que mais ele encontrou e como demonstrou sua capacidade de lutar?
Aulas 2 e 3
Atividade 1 – atividade oral
Leitura do miniconto “Leitura do miniconto: O retorno do Patinho Feio, de Marcelo Coelho, publicado na Folhinha de São Paulo, 19 mar.2005, p.8. O professor poderá ir exibindo, em datashow, a história por partes, para que o aluno construa inferência dos fatos, a partir das pistas linguísticas. Inicia a atividade, fazendo antecipações baseadas em seu conhecimento prévio sobre:
título
autor
meio de veiculação
gênero textual
A partir do título, pergunta: “O retorno do patinho feio” faz referência a história do vídeo? O que seria o retorno do patinho?
Apresenta então a primeira parte da história
Alfonso era o mais belo cisne do lado príncipe de Astúrias. Todos os dias, ele contemplava sua imagem refletida nas águas daquele chiquérrimo e exclusivo condomínio para aves milionárias. Mas Alfonso não se esquecia de sua origem humilde.
- Pensar que, não faz muito tempo, eu era conhecido como o Patinho Feio...
Um dia ele sentiu saudades da mãe, dos irmãos e dos a miguinhos da escola.
A partir desse t recho, questiona:
a) &nb sp; nesse trecho aparece um personagem, quem é? Seria a personagem principal? Por quê?
b) nesse trecho há uma oposição entre Alfonso e Patinho Feio. Qual é a oposição?
c) A expressão “Um dia” introduz uma situação problema sobre o passado de Alfonso: onde teria morado? como seria esse lugar? O que fará Alfonso? Voltará ao seu lugar de origem? Reencontrará a mãe, os irmãos e amiguinhos de escola?
Segunda Parte
Voou até a lagoa do Quaquenhá. O pequeno e barrento local de sua infância.
A pata Quitéria conversava com as amigas chocando sua quadragésima ninhada. Alfonso abriu suas largas asas brancas.
- Mamãe! Mamãe! Você se lembra de mim?
O professor então pede aos alunos que façam comparação entre Alfonso e o Patinho Feio, para mostrar a caracterização do lugar de origem do Patinho Feio, em contraposição ao lugar descrito na primeira parte:
Alfonso |
Patinho Feio |
mais belo cisne |
patinho feio |
Lago Príncipe de Antúrias |
|
Chiquérrimo e exclusivo condomínio para aves milionárias |
Terceira Parte
Quitéria levantou-se muito espantada.
- Se-se-senhor cisne...quanta honra... mas creio que o senhor se confunde...
- Mamãe...?
- Como poderia eu ser mãe de tão belo e nobre animal?
Não adiantou explicar. Dona Quitéria balançava a cabeça.
- Esse cisne é mesmo lindo... mas doido de pedra, coitado...
O professor continua conduzindo a atividade, perguntando:
a) qual é o sentimento de Alfonso em relação ao comportamento de Quitéria?
b) O que poderá acontecer? o que fará Alfonso? Voltará para o seu luxuoso condomínio? Persistirá no seu intento de ser reconhecido e novamente aceito na comunidade?
Quarta Parte
Alfonso foi então procurar a Bianca. Uma patinha linda do pré-primário. Que vivia chamando Alfonso de feio.
- Lembra de mim Bianca? Gostaria de namorar comigo agora?He,He,He.
E, então, Bianca responderá afirmativamente ou negativamente? Depois disso, Alfonso voltará para o lago Príncipe das Antúrias e esquecerá seu passado humilde? Por quê?
Quinta Parte
-Deus me livre! Está louco? Uma pata namorando um cisne! Aberração da natureza...
Afonso respirou fundo. Nada mais fazia sentido por ali. Res olveu procurar um famo so bruxo da região.
O que acontecerá, en tão? Resolverá o bruxo o problema de Alfonso?
Sexta parte
Com alguns pa ssos mágicos, o feiticeiro e astrólogo Oma r Rhekko resolveu o problema. Em poucos dias, Alfonso transformou-se num pato adulto. Gorducho e bastante sem graça. Dona Quitéria capricha fazendo lasanhas para ele.
-Cuidado para não engordar demais, filhinho.
Bianca faz um cafuné na cabeça de Alfonso.
- Gordo... pescoçudo... bicudo ...mas sabe que eu acho você uma gracinha?
Viveram felizes para sempre.
E então, que diferenças e semelhanças existem entre esta história e a tradicional? Pergunta o professor.
Verificar se os alunos conseguiram realizar hipóteses, antecipações e inferências coerentes, e ainda estabelecer relações de diferenças e semelhanças entre as histórias do mesmo tema.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Quatro estrelasa gente que fez essa atividade como e que se responde!