21/10/2009
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
• Identificar rimas em uma canção;
• selecionar e organizar palavras que pertençam ao mesmo campo semântico;
• compor uma paródia de uma canção.
• É importante que os alunos saibam o que é rima e que conheçam os personagens de desenho animado “Piu piu e Frajola”, a dupla de cantores “Claudinho e Buchecha” e o casal “Romeu e Julieta”.
Aula 1
O professor deverá iniciar a aula colocando 3 imagens no quadro de giz: a de um bebê, a de uma escola e a de um cinema (as imagens podem variar de acordo com a necessidade). Depois disso, ele solicitará aos alunos que, aleatoriamente, falem palavras que são diretamente relacionadas com as imagens colocadas no quadro:
Por exemplo:
Disponível em
http://1.bp.blogspot.com/_PIVw4Wkc58Y/SRGOh_RKhGI/AAAAAAAABqI/RvL7aNvWNYk/s400/reborn+baby+3.jpg
Imagem disponível em
http://www.eb23stclara.net/site/images/stories/escola/26.jpg
Imagem disponível em
http://coisasqueeuodeio.files.wordpress.com/2009/07/cinema-filmes.jpg
• Bebê: chupeta, choro
• Escola: alunos, professores
• Cinema: pipoca, filme
Em seguida, é importante que o professor converse com os alunos sobre como certos elementos estão ligados a outros e como é difícil imaginar um sem ou outro.
Depois disso, o professor entregará aos alunos cópia da letra da canção “Fico assim sem você”, de autoria de Abdullah e Cacá Moraes. A atividade com a letra consistirá em preencher os espaços onde faltam palavras que completem a canção. Elas deverão rimar com as palavras de mesma numeração e se relacionarem como as palavras do início da aula (bebê, escola e cinema).
Fico assim sem você
Avião sem __________ (1),
Fogueira sem __________(1),
Sou eu assim, sem você
Futebol sem __________(2),
Piu-piu sem __________(2),
Sou eu assim, sem você...
Porque é que tem que ser assim?
Se o meu desejo não tem fim
Eu te quero a todo instante
Nem mil auto-falantes
Vão poder falar por mim...
Amor sem __________(3),
Buchecha sem __________(3),
Sou eu assim sem você
Circo sem __________(4),
Namoro sem __________(4),
Sou eu assim sem você...
Tô louco prá te ver chegar
Tô louco prá te ter nas mãos
Deitar no teu abraço
Retomar o pedaço
Que falta no meu coração...
Eu não existo longe de você
E a solidão é o meu pior castigo
Eu conto as horas pra poder te ver,
Mas o relógio tá de mal comigo...
Por quê? Por quê?
Neném sem __________(5),
Romeu sem __________(5),
Sou eu assim, sem você
Carro sem __________(6),
Queijo sem __________(6),
Sou eu assim, sem você...
Porque é que tem que ser assim?
Se o meu desejo não tem fim
Eu te quero a todo instante
Nem mil auto-falantes
Vão poder falar por mim...
Eu não existo longe de você
E a solidão é o meu pior castigo
Eu conto as horas pra poder te ver,
Mas o relógio tá de mal comigo...
Por quê? Por quê?
Os alunos deverão realizar essa atividade em duplas. Em seguida, o professor deverá apresentar o videoclipe da canção para que os alunos verifiquem se acertaram. É importante que o vídeo seja apresentado mais de uma vez para que os alunos, além de fazerem a correção, possam cantar a música e assistir ao vídeo. O vídeo da canção na voz de Adriana Calcanhoto está disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=BwF9G3-XhBc
Aula 2
Para iniciar a aula, o professor deverá mostrar novamente o vídeo da canção “Fico assim sem você” para os alunos cantarem. Depois disso, o professor explicará a atividade aos alunos: eles deverão fazer uma nova versão da canção, mudando os versos nos quais escreveram as palavras na aula anterior. Para isso, eles deverão formar grupos e selecionarem os pares de palavras que usarão na nova canção. É importante que mantenham as rimas e a temática da música original. Se algum aluno da turma souber tocar violão, poderá fazer o acompanhamento para os grupos se apresentarem. Essa aula deverá ser utilizada para criação da música e ensaio.
Importante: O professor deverá saber que a paródia é a criação de um texto a partir de um outro conhecido, ou seja, alguém utiliza a forma e rimas de um texto já conhecido para criar um novo texto cômico, irônico, humorístico ou contestador, dando um novo sentido ao texto.
Aula 3
Durante essa aula, os alunos apresentarão aos colegas as canções criadas por eles. Para isso, o professor poderá usar o playback da música disponível em:
A canção “Sopa” do grupo Palavra Cantada poderá ser utilizada para a realização de uma atividade semelhante a da canção trabalhada nessa aula, já que ela aborda os alimentos que podem compor uma sopa e aqueles que não podem. O vídeo da canção está disponível em:
A avaliação será feita por meio da observação da participação dos alunos nas atividades orais e em grupos. É importante observar se eles escolheram as palavras adequadas para preenchimento das lacunas da canção. Essa verificação poderá ser feita oralmente. Em relação à criação da nova versão da música, faz-se necessário observar a interação dos alunos nos grupos e a escolha do vocabulário adequado para a canção.
Quatro estrelas 5 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
21/08/2012
Quatro estrelasmuito boa.bem construtiva!
08/04/2012
Quatro estrelasParabéns, prof Daniela, seu plano de aula é bastante criativo. Explora o desenvolvimento dos alunos, buscando sempre trabalhar a oralidade e criatividade dos mesmo individualmente e em grupo, muito bom!!!!
02/10/2010
Quatro estrelasMuito interessante a idéia. Aproveitei-a com meus alunos de quinta série, apenas mudando a sugestão da música. Fiz com a Música "O Caderno" de Toquinho. Os alunos criaram paródias bem criativas e divertidas.
19/09/2010
Quatro estrelasparabéns sua aula foi muito criativa os alunos vão adorar uma aula como esta ,usando recursos como os utilizados fica uma aula atrativa
20/04/2010
Cinco estrelasParabéns professoras, Esse plano de aula foi muito criativo. Os alunos irão amar, essa música é maravilhosa!!!