Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Lendo, interpretando e criando: O que é que tem na sopa do neném?

 

23/11/2009

Autor e Coautor(es)
PAULA CRISTINA SILVA DE OLIVEIRA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Miriam Maria Roberto Marmol; Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver atitudes e disposições favoráveis a leitura, através da leitura de uma música;
Levantar e confirmar hipóteses relativas ao conteúdo do texto que está sendo lido;
Ler oralmente com fluência e expressividade;
Reconhecer e criar rimas.

Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Apropriação da base alfabética;
Música: O que é que tem na sopa do neném?

Estratégias e recursos da aula

Caro professor (a), a proposta desta aula é trabalhar a leitura e a interpretação oral, por meio de uma música. Neste caso escolhemos a música “Sopa”.

(Caso você não a conheça, pode entrar no site: http://www.youtube.com/watch?v=AHE9UjzE8T8  e aprender a cantá-la, abaixo segue também a letra.)

Esta aula foi pensada para crianças do 1º ano de escolarização do Ensino Fundamental, podendo ser adequada de acordo com a realidade da sua turma.

1º Momento:

Primeiro converse com as crianças que hoje vocês irão trabalhar com a letra de uma música!

Você poderá sondar e explorar os conhecimentos que os alunos têm sobre a música, para isso você pode perguntar:
Quem conhece a música “Sopa”?
O que acham que uma música com este nome possivelmente irá tratar?

Você poderá cantar para eles o “O que é que tem na sopa do neném?” e ver se assim alguém se lembra/conhece esta canção.

Dica: Neste momento de levantamento dos conhecimentos prévios, você professor(a), poderá os anotar na lousa, para posteriormente, verificar se as hipóteses levantadas serão, ou não, descartadas.

2º Momento:

Você professor(a), poderá separar as crianças em 6 grupos, uma vez que a música possui 6 estrofes, entregar a letra da música impressa e pedir que cada criança do grupo faça uma leitura silenciosa e circulem as palavras que não entenderam ou não sabem o significado.

Posteriormente, o grupo poderá discutir o significado da palavra e apresentar para a turma. Neste momento é importante que o(a) professor(a) já tenha preparado uma lista de possíveis palavras para auxiliar as crianças.

Para a realização da leitura oral, você poderá pedir que cada criança leia um ou dois versos da estrofe, da qual o grupo ficou responsável.

Dica: Neste momento, caso seus alunos ainda não saibam, procure explicar o que é verso e o que é estrofe.

3º Momento:

Finalmente, é hora de escutar a música. Você pode colocar a música para tocar três vezes. Na primeira vez, as crianças podem apenas escutar, já na segunda e terceira, elas poderão cantar e acompanhar a letra.

Agora que as crianças já leram o texto, pergunte o que acharam da letra da música e retome as hipóteses levantadas por eles, que você havia registrado no quadro.

Pergunte quais as impressões que cada um teve do texto. Você poderá também propor aos alunos que respondam às perguntas que a música faz. Ao ler estas perguntas questione os alunos se eles não acham que há perguntas “absurdas”, como, por exemplo, “será que tem caminhão” e o porquê desta constar na música.

Dica: Agora explore com eles a construção de uma rima. A música trabalha bastante a rima. Para isso, você poderá pedir às crianças que circulem todas as palavras que rimam, e cada aluno poderá lhe dizer duas palavras do texto que rimam.

Depois, vocês poderão continuar o trabalho com rima, criando novas e “inventando” mais estrofes para a música, com as rimas feitas!!

Sopa
Palavra Cantada


O que que tem na sopa do neném?
O que que tem na sopa do neném?
Será que tem espinafre?
Será que tem tomate?
Será que tem feijão?
Será que tem agrião?
É um, é dois, é três...
O que que tem na sopa do neném?
O que que tem na sopa do neném?
Será que tem farinha?
Será que tem balinha!?
Será que tem macarrão?
Será que tem caminhão?!
É um, é dois, é três...
O que que tem na sopa do neném?
O que que tem na sopa do neném?
Será que tem rabanete?
Será que tem sorvete!?
Será que tem berinjela?
Será que tem panela!?
É um, é dois, é três...
O que que tem na sopa do neném?
O que que tem na sopa do neném?
Será que tem mandioca?
Será que tem minhoca!? !
Será que tem jacaré!?!
Será que tem chulé!?!
É um, é dois, é três...
O que que tem na sopa do neném?
O que que tem na sopa do neném?
Será que tem alho-poró?
Será que tem sabão em pó?
Será que tem repolho?
Será que tem piolho!?
É um, é dois, é três...
O que que tem na sopa do neném?
O que que tem na sopa do neném?

Será que tem caqui?
Será que tem javali?!
Será que tem palmito?
Será que tem pirulito!?
É um, é dois, é três...

Retirado de: http://letras.terra.com.br/palavra-cantada/283414/

Recursos Complementares

Som ou internet para os alunos escutarem a música.

A música está disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=AHE9UjzE8T8

Avaliação

Procure avaliar se os alunos gostaram do trabalhar com a letra de música, se levantaram hipóteses sobre o que o texto iria tratar e quais foram aceitas e descartadas.
No trabalho com rimas, avalie se as crianças conseguiram identificar as rimas da letra da música, e se foram capazes de criar novas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Rejane Alyne Freitas de Souza, CMEI Terezinha Villani , Paraná - disse:
    rejane_alyne@hotmail.com

    22/11/2015

    Cinco estrelas

    Muito criativo, execelente plano de aula. Gosto de trabalhar com música e esse plano com ceteza vai enriquecer minhas ações educativas.Parabéns1


  • lucimar Carvalho Rego, Secretária de Educação , Piauí - disse:
    regolucimar@hotmail.com

    14/11/2012

    Quatro estrelas

    Gostei da estratégia em usar a letra da muúsica para trabalhar rimas , estrofes e versos. os alunos se envolveram bastante com essa atividade.


  • daniel, UFRN , Rio Grande do Norte - disse:
    diel_bio@hotmail.com

    26/07/2011

    Cinco estrelas

    Fiz algumas modificações e trabalhei com EJA.Os resultados foram ótimos.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.