Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Expressões populares:como surgiram e o que significam.

 

06/12/2009

Autor e Coautor(es)
Vilma Aparecida Gomes
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o sentido de expressões populares presentes em nosso cotidiano;
  •  Empregar o sentido denotativo para substituir expressões usadas no sentido figurado.
Duração das atividades
04 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem ler com certa fluência. Saber a diferença entre sentido denotativo e figurado.

Estratégias e recursos da aula

Recursos

Datashow

videos

atividade em dupla

atividade de pesquisa

Aulas 1, 2 e 3

Atividade 1    

Motivação

O professo exibe, em datashow, fragmento do livro “Saladinha de Queixas” de Tatiana Belinky, lendo-o em voz alta. Em seguida, os alunos alternadamente leem:

"Saladinha de Queixumes"

Vindos do supermercado

estão juntos lado a lado

como velhos companheiros,

os hortigranjeiros.

(...)

Então frutas e legumes

Expuseram seus queixumes.

Discutiram e falaram

E muito se lamentaram.

(...)

(Quem falou primeiro foi a laranja):

Ser laranja não é canja

Quando o meu nome dão

a quem acham que é bobão!

E o abacaxi graúdo

Reclamou choroso:

_A tudo que é ruim e complicado,

duro de ser "descascado",

dão meu nome! E aí?

Não é um abacaxi?

E o pepino todo encrenca,

e amolação em penca,

chamam logo de pepino,

seja grosso ou seja fino.

(...)

TATIANA BELINKY. Saladinha de queixas. 2.ed. São Paulo:Moderna, 2002.

Atividade 2 -dupla

Os alunos devem relacionar no fragmento o nome da fruta e do legume à situação em que são empregados. Em seguida, a dupla deve pensar em situações do seu cotidiano em que geralmente são usadas as expressões que aparecem no fragmento do poema e contá-las ao seu/ à sua colega. 

Atividade 3

As duplas apresentam as situações de que se lembram.

Atividade 4 Laboratório de Informática ou exibição em datashow

Se o professor usar o laboratório de informática, os alunos devem ficar em dupla. Ele exibe os vídeos abaixo relacionados para eles conhecerem a origem das expressões populares e explicações dadas a elas por crianças.

Expressões [Sua língua]

Expressões populares [Sua língua]

Atividade 5 - em dupla

Após as explicacões dos vídeos, os alunos devem tentar substituir o sentido das expressões presentes nas frases abaixo, por uma outra de sentido denotativo:

a) Passar na prova não foi sopa. b) Você fez a maior salada com as roupas que estavam aqui! c) Não fale abobrinha! e) Isso não é bolinho! f) O rapaz levou uma bolacha na discussão. g) A nata da sociedade deu uma festa original.

Atividade 6 - Pesquisa em casa. Orientar os alunos para que pesquisem com pais, parentes ou amigos o significado das expressões abaixo, anotando no caderno as explicações dados por essas pessoas;perguntam ainda se conhecem alguma expressão popular e anota no caderno.

a) “Parafuso a menos”
b) “Sinuca de bico”
c) “Aos trancos e barrancos”
d) “Salvo pelo congo”
e) “Viu passarinho verde”
f) “Com unhas e dentes”
g) “Negócio da China”

h) "re ceber na boca do caixa"

Ativida de 7

Na aula seguinte, os alunos apresentam a pesquisa para a turma. Depois, organizam, de forma coletiva e sob a orientação do professor, um "dicionário" com as exp ressões e suas explicações, o qual deve ser divulgado no mural da escola. 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Expressões [Sua língua] Vídeo
Expressões populares [Sua língua] Vídeo
Recursos Complementares

Para conhcer outras expressões populares o professor poderá orientar os alunos para que consultem o link:

http://www.historiadetudo.com/expressoes-populares.html

O professor poderá também orientar os alunos a pesquisarem a origem e o significado da palavra hortigranjeiro em:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=3

Avaliação

O professor verifica, nas atividades orais e escritas, se os alunos compreendem o significado das expressões populares usadas nos contextos em que foram empregadas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.