17/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Miriam Maria Roberto Marmol; Tânia Aretuza Ambrizi Gebara
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Essa aula tem a intenção de trabalhar com os alunos conhecimentos do campo da língua portuguesa e da matemática de maneira integrada. Assim, o enfoque será em habilidades de análise e interpretação por meio da resolução de problemas, bem como, um investimento nos registros escritos sobre as situações abordadas. Dessa forma, o aluno poderá aprender a:
Reconhecer e utilizar, em situações-problema, a unidade de medida do sistema monetário;
Analisar, interpretar e resolver situação-problema utilizando diferentes recursos e/ou estratégias: registros pessoais, cálculo mental, estimativa, calculadora ou técnicas operatórias convencionais;
Analisar, interpretar e resolver situação-problema compreendendo as idéias das operações com números naturais;
Utilizar estratégias pessoais para resolver operações;
Utilizar calculadora para desenvolver estratégias de verificação e controle de cálculos.
Apropriação da base alfabética;
Unidade de medida: sistema monetário.
Para esta aula é necessário que o professor(a) já tenha em mãos panfletos (impressos) de supermercado com preços de produtos. Você poderá trazer ou já ter pedido, como tarefa de casa, aos alunos.
Caro(a) professor(a), divida a turma em grupos de até 5 alunos, com a intenção de que cada grupo receba uma instrução diferente. As instruções são situações problema, que você poderá explicar oralmente, ou, se preferir explorar também a habilidade de leitura, entregando pequenas fichas:
Exemplo:
Vocês estão responsáveis por realizarem a compra de supermercado de um mês para uma família. Esta família é composta por uma avó, uma mãe e uma criança de 7 anos. Para isso vocês possuem R$200,00. Vocês deverão escolher: Quais e quantos produtos irão comprar, sem esquecer que possuem apenas R$200,00! |
Dica: Se preferir, ao invés de entregar todas as fichas iguais, você poderá mudar a composição da família e o valor que cada grupo tem disponível, ou ainda, criar novas situações adequadas à realidade da sua sala de aula.
Para auxiliar as crianças na organização do registro, você poderá levar uma tabela como o exemplo abaixo:
Produto | Quantidade | Preço da unidade | Quantia em dinheiro gasta |
Exemplos: | |||
Arroz | 1 pacote | 12,49 | 12,49 |
Feijão | 2 pacotes | 3,98 | 7,96 |
Carne | 5 kilos | 9,99 | 49,95 |
TOTAL | ---------------------------------------------- | ----------------------------------------------- | 70,40 |
Após a leitura, interpretação e análise do problema, deixe as crianças trabalharem a vontade. O objetivo é que elas, ao analisarem a situação, proponham diferentes formas de resolução, no que diz respeito tanto às escolhas, quanto aos cálculos que terão de ser realizados.
Algumas perguntas que você poderá fazer para auxiliá-las:
No que diz respeito às escolhas:
Turma, vocês tem que fazer compras para uma determinada família. Os produtos escolhidos estão de acordo com essas pessoas?
Quais produtos são essenciais, que sempre a família usa (como algum tipo de comida, por exemplo)? Vocês já o colocaram na tabela?
No que diz respeito aos cálculos, você pode deixar as crianças livres para dialogarem entre si, e escolherem a melhor maneira, a que julgarem mais eficaz, para a sua realização: seja mentalmente, seja usando estratégias pessoais, ou ainda o registro das quatro operações fundamentais.
Dica: Nesta hora, você poderá explorar diferentes maneiras de resolver uma mesma operação, como no caso da carne, no exemplo acima. As crianças poderão somar: 9,99 +9,99+ 9,99 ou multiplicar: 3 x 9,99.
No decorrer do trabalho, procure lembrar as crianças que não podem ultrapassar o valor estipulado, portanto, devem ficar atentas ao que podem fazer para evitar que isto ocorra. Para isto, espera-se que as crianças somem tudo o que já gastaram, ou ainda, de acordo com o exemplo dado, vão subtraindo o que já gastaram do total que tinham que era R$200,00.
É interessante que você disponibilize aos seus alunos o uso da calculadora, depois que tiverem terminado a resolução da situação-problema. Assim, as crianças poderão utilizá-las como forma de verificar, e se necessário corrigir, os resultados encontrados.
Ao final, cada grupo poderá apresentar seus resultados para turma!
Folhetos de supermercado com preços.
Professor(a), levando em consideração que propomos uma aula com preocupação interdisciplinar e que mobilizará tanto as habilidades matemáticas como as que se referem ao campo da língua portuguesa, você poderá avaliar a capacidade de leitura , interpretação e entendimento das situações-problema, assim como a expressão oral das formas de se pensar e expor os resultados.
Passe de grupo em grupo, para a verificação das capacidades de leitura, interpretação e análise.
Procure avaliar, individualmente, quais recursos/estratégias as crianças propuseram para a solução do problema.
Com relação ao trabalho desenvolvido em grupo, observe se as crianças obtiveram êxito na resolução da situação problema: se foram capazes de selecionarem os produtos necessários a família, durante o período de um mês, e se fizeram os cálculos de maneira correta, de acordo com o dinheiro disponível.
Observe ainda se os alunos foram capazes de utilizar a calculadora para verificar e/ou corrigir (identificando os erros) os resultados encontrados.
Cinco estrelas 1 classificações
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24/03/2010
Cinco estrelasOlá Professora, gostei muito de sua aula, acredito que este tipo de aula envolverá mais nossas criança, e cosequentemente o desejo de participar ativamente das aula. Parabéns.