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As lendas e a diversidade cultural brasileira

 

21/10/2009

Autor e Coautor(es)
Daniela Braga de Paula
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Reconhecer a diversidade da cultura brasileira;
• conhecer algumas lendas do folclore brasileiro;
• reconhecer as características desse gênero textual.

Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que os alunos tenham conhecimentos básicos de como fazer busca na Internet.

Estratégias e recursos da aula

• Laboratório de informática;
• atividade em dupla;
• atividade em grupo;
• confecção de cartazes, desenhos.

Para começar a aula, o professor contará (oralmente) a “lenda do lobisomem”. É importante envolver os alunos nessa exposição oral. Eles poderão intervir na exposição do professor, fazendo perguntas.

A lenda do lobisomem

O lobisomem é um dos mais populares monstros fictícios do mundo. Suas origens se encontram na mitologia grega, porém sua história se desenvolveu na Europa. A lenda do lobisomem é muito conhecida no folclore brasileiro, sendo que algumas pessoas, especialmente aquelas mais velhas e que moram nas regiões rurais, de fato crêem na existência do monstro.

A figura do lobisomem é de um monstro que mistura formas humanas e de lobo. Segundo a lenda, quando uma mulher tem 7 filhas e o oitavo filho é homem, esse último filho será um Lobisomem.

Quando nasce, a criança é pálida, magra e possui as orelhas um pouco compridas. As formas de lobisomem aparecem a partir dos 13 anos de idade. Na primeira noite de terça ou sexta-feira após seu 13º aniversário, o garoto sai à noite e no silêncio da noite, se transforma pela primeira vez em lobisomem e uiva para a Lua, semelhante a um lobo.

Após a primeira transformação, em todas as noites de terça ou sexta-feira, o homem se transforma em lobisomem e passa a visitar 7 partes da região, 7 pátios de igreja, 7 vilas e 7 encruzilhadas. Por onde ele passa, açoita os cachorros e desliga todas as luzes que vê, além de uivar de forma aterrorizante.

Quando está quase amanhecendo, o lobisomem volta a ser homem. Segundo o folclore, para findar a situação de lobisomem, é necessário que alguém bata bem forte em sua cabeça. Algumas versões da história dizem que os monstros têm preferência por bebês não batizados, fazendo com que as famílias batizem suas crianças o mais rápido possível.

Disponível em http://www.brasilescola.com/folclore/lobisomem.htm 

Acesso em 18/10/09

Depois disso, os alunos anotarão no caderno tudo o que lembrarem a respeito da lenda do lobisomem. Em seguida, em duplas, os alunos contarão aos outros o que anotaram para que possam trocar informações e complementar aquilo que falta nas suas anotações.
Nesse momento, é importante conversar com os alunos sobre as características das lendas.

Lenda é uma narrativa de cunho popular que é transmitida, principalmente de forma oral, de geração para geração. As lendas não podem ser comprovadas cientificamente, pois são frutos da imaginação das pessoas que as criaram.
O universo imaginário popular possui muitas lendas. No folclore brasileiro, as lendas mais conhecidas são: Curupira, Saci-pererê, Iara, Mula-sem-cabeça, Boto cor-de-rosa, Boitatá, entre outros.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/o_que_e/lenda.htm
Acesso em 18/10/09

Em seguida, o professor listará no quadro vários títulos de lendas e sites. O professor solicitará aos alunos que os acessem e leiam o maior número de lendas possíveis.

Sugestões:
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/lenda_iara.htm Lenda da Iara
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/mula_sem_cabeca.htm Lenda da Mula-sem-cabeça
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/lenda_boitata.htm Lenda do Boitatá
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/lenda_boto.htm Lenda d o Boto
http://www.sumauma.net/amazonian/lendas/lendas-boto.html Lenda do Boto
http://www.infoescola.com/folclore/a-lenda-do-saci-perere/ Lenda do Saci

Aula 2

Nesta aula, os alunos pesquisarão nos sites indicados ou outros, as lendas sugeridas e farão o resumo delas no caderno.

Aula 3

Para iniciar a aula, o professor organizará os alunos grupos e separará uma lenda para cada um apresentar. Em seguida, o grupo definirá uma forma de apresentação da(s) lenda(s) que ficou sob a sua responsabilidade: cartaz, desenho, exposição oral. O professor disponibilizará o restante da aula para que eles elaborem sua apresentação. Para tanto, deverá disponibilizar cartolinas, canetas hidrocores, colas, cordões, etc e orientá-los para a tarefa.

Aula 4

Nesta aula, os alunos apresentarão para a turma as lendas que pesquisaram.

Recursos Complementares

Como atividade complementar, o professor poderá solicitar a cada grupo que elabore uma atividade (caça-palavras, cruzadinhas, V ou F) sobre a lenda que pesquisou e apresentou para verificar se os alunos estavam atentos durante a exposição dos colegas.

Avaliação

Os alunos serão avaliados de acordo com a participação nas atividades em duplas e a exposição oral nos trabalhos em grupo. É importante observar se eles anotaram os aspectos mais relevantes das lendas pesquisadas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
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Opiniões

  • Fátima Sene, EEIdalina do Amaral Graça , São Paulo - disse:
    fatekasene@hotmail.com

    20/08/2014

    Cinco estrelas

    Muito bom.


  • Paulo Alves da Silva, E.M.E.F. "Miguel Filgueira Filho" , Paraíba - disse:
    prof-pauloalves@hotmail.com

    24/05/2010

    Quatro estrelas

    A aula proposta por Daniela Braga de Paula é interessante e oportuna pela necessidade do conhecimento da cultura brasileira e pela maneira simples como ela propõe essas atividades. De certa maneira inovada pela pesquisa na internet. A cultura brasileira, principalmente a rural e interiorana, vem perdendo espaço nos últimos anos por diversos fatores, resgatar isso em estudo escolar é de suma importância para a preservação do conhecimento e da cultura popular.


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