20/11/2009
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Nessa aula de ginástica acrobática aprenderão as pegadas básicas necessárias para o equilíbrio, segurança e manutenção das posições; vivenciarão situações de parceria entre os colegas, sendo os parceiros dependentes entre si, para a realização dos movimentos; experimentarão exercícios que estimulam a confiança no outro e em si mesmo e a auto-superação; aprenderão novas formas de realizar os movimentos aprendidos nas aulas de ginástica geral, em formações em duplas, trios, quartetos, etc.
Aula de ginástica geral.
Espaços: Local apropriado para a prática de ginástica, como sala ou ginásio com colchões ou espaço gramado (macio) coberto com lona.
Materiais: Colchões, bancos, lona (se necessário).
Atividade 1. Peso e contrapeso (20’)
Orientar as crianças a brincarem uns com os outros de, desequilibrando-se ou pesando para um ou outro lado, o colega deve fazer um contrapeso até que se equilibrem os dois corpos. Algumas posições sugeridas são:
Fig.1 – fonte: Caderno pedagógico 1 – Esporte na Escola em Tempo Integral – SEEJ e SEE/MG (2008?)
Atividade 2. Boneco “João-bobo” (10’)
Com a turma dividida em trios, uma criança fica entre as outras duas, com o corpo firme e, como um pêndulo, cai de um lado para o outro, sem dobrar o corpo, deixando que os colegas o levem de um lado para o outro. O professor deve sempre propor a troca de crianças para que todos experimentem a brincadeira.
Fig.2 – fonte: Caderno pedagógico 1 – Esporte na Escola em Tempo Integral – SEEJ e SEE/MG (2008?)
Atividade 3. Cadeirinha (20’)
Ainda divididas em trios, as crianças devem treinar a pegada indicada pela foto, fazendo uma cadeirinha para um dos colegas. No momento em que estiverem firmes, um nos braços do outro, os alunos se abaixam, com a coluna sempre ereta, permitindo que o terceiro aluno suba em seus braços. É interessante também propor pequenos deslocamentos carregando um colega. Lembre-se de trocar as crianças de posição para que todos experimentem a brincadeira.
Fig.3 – fonte: Caderno pedagógico 1 – Esporte na Escola em Tempo Integral – SEEJ e SEE/MG (2008?)
Atividade 5. Brincadeiras de equilíbrio em duplas (30’).
A proposta agora é, já que trabalhamos a confiança dos alunos uns nos outros, aumentar um pouco a dificuldade dos exercícios de equilíbrio. Lembre-se de que os elementos mais fáceis devem ser selecionados para as crianças menores. Para crianças maiores, os professores podem agregar novas posturas e formações mais complexas. Lembre-se também de variar as duplas, grupos, trios, etc. Algumas sugestões de figuras mais simples para os alunos:
Fonte: arquivos pessoais.
Atividade 6. Brincadeiras de equilíbrio em trios (20’)
Com os mesmos cuidados e com a mesma dinâmica da atividade anterior, propor a divisão da turma em trios e tentar realizar as seguintes pirâmides:
Fonte: arquivos pessoais.
Vasta bibliografia sobre as ginásticas vocês podem consultar em: http://www.ginasticas.com.br/conteudo/cont_biblioteca_original.html.
Se houver algum grupo de ginástica local, também é interessante que os professores tentem leva-los a escola para demonstrações ou levar os seus alunos a apresentações de ginástica geral de outros grupos, escolas, clubes, etc.
O professor deve avaliar a participação dos alunos nas atividades, o envolvimento e a interação com os colegas durante os momentos de ajuda, de cooperação. Conversas com os alunos são indispensáveis para nos mostrar o interesse das crianças pelo tema escolhido, além de indicar possibilidades de ampliação para outras aulas. O professor deve pensar em questões como: o que os alunos aprenderam nessa aula? Quais são as estratégias pedagógicas que necessitam de ajustes? Como foi a participação da turma em diferentes momentos da aula?
Também é importante perguntá-los sobre o contato anterior com a ginástica; sobre as atividades que mais gostaram; também procure saber o que já conheciam sobre o assunto para avançar em outros conhecimentos de acordo com cada turma; estimule a partilha de saberes com todas as crianças; questione-os se gostariam de ter mais aulas com esse conteúdo; o que aprenderam que não sabiam; quais movimentos tiveram dificuldades e quais tiveram facilidade para executar; etc.
Todas essas informações são essenciais para a avaliação da aula, do conteúdo, da organização do professor, do envolvimento dos alunos. Ao registrarem as aulas no painel, tenha em mente essas questões para avaliação.
Obs.: O professor pode também registrar essas figuras trabalhadas em aulas no painel de formas de ginástica iniciado nas aulas de ginástica geral.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/06/2013
Cinco estrelasSimples e bem explicada. Deixa espaço para as crianças criarem. Muito bom.