Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Chapeuzinho Vermelho: vivendo no mundo moderno

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
Vilma Aparecida Gomes
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Comparar histórias com o mesmo tema, para estabelecer semelhanças e diferenças entre elas; relacionar a história estudada com o contexto sócio-cultural em que foi criada; produzir uma história com o mesmo tema, considerando o mundo digital.

Duração das atividades
5 aulas (50 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer a história clássica de Chapeuzinho Vermelho contada por Charles Perrult e a canção que faz referência à mesma.

Estratégias e recursos da aula

Laboratório de Informática (Computador e datashow).
Atividade em pequenos grupos
Aula 1
Atividade 1
Motivação
Para motivar a participação da turma, o professor exibe em datashow o vídeo “Magali em Chapeuzinho Vermelho 2!”, disponível em: 

www.youtube.com/watch?v=6pEZd0Z6VYI&feature=PlayList&p=E5BCD915A65BD42F&playnext=1&playnext_from=PL&index=7

Atividade 2 – Atividade Oral
O professor reconstrói com os alunos a história do vídeo, por meio das perguntas: onde acontece a história? Quando? Quem são os personagens? Como eles agem?

Atividade 3 – Atividade escrita em grupo de três alunos

Em grupo de três, os alunos devem fazer no caderno um paralelo entre a história tradicional de Chapeuzinho Vermelho, contada por Charles Perrult e a do vídeo, conforme especificiado abaixo, para mostrar as semelhanças e diferenças entre ambas. O professor poderá disponibilizar livros da história tradicional para consulta dos alunos, caso necessário.                    

                                                    HISTÓRIA DO CHAPEUZINHO VERMELHO  

                    Charles  Perrault                                                                                  História do Vídeo

Atividade 4

Os grupos apresentam suas conclusões e o professor faz as correções, acrescentando o que for necessário.

Aula 2 e 3

Atividade 1
Em datashow, o professor exibe a versão em vídeo da música “Lobo Bobo”- de Ronaldo Bôscoli, interpretada por Wilson Simonal, disponível em: www.youtube.com/watch?v=eewDuX1NKeI&feature=related

Atividade 2 - em grupo de três alunos

O professor entrega cópias da letra da música, para que eles acompanhem com o vídeo e cantem.

Segue a letra da canção

LOBO BOBO - Carlos Lyra

Era uma vez um lobo mau, que resolveu jantar alguém

estava sem vintém, mas arriscou e logo se estrepou

Um chapeuzinho de maiô, ouviu buzina e não parou, mas lobo mau insiste e faz cara de triste.

Mas chapeuzinho ouviu os conselhos da vovó dizer que não pra lobo, que com lobo não saí só.

Lobo canta, pede, promete tudo até amor

E diz que fraco de lobo é ver um Chapeuzinho de maiô.

Mas Chapeuzinho percebeu que lobo mau se derreteu.

Pra ver vocês que lobo também faz papel de bobo.

Só posso lhe dizer Chapeuzinho agora traz o lobo na co leira e que não jant a nunca mais.

Ati vidade 3

I-Ainda em grupo, os alunos discutem, a partir do roteiro de perguntas, o que foi apresentado no video e respondem no caderno: 

1) Em que data acontece a exibição do show?

2) O formato do vídeo está em preto e branco, por quê? 

3) Como o cantor se veste e por que ele entra no palco de moto?

4) Qual é o primeiro verso cantado no vídeo? Como é o refrão da canção antiga que é cantada pelo lobo?   

5) Descreva a paisagem mostrada ao fundo.

II- E relação à letra da música:

1) Explique as expressões: 

jantar alguém:

vintém:

se estrepou:

 lobo mau se derreteu:

lobo mau na coleira:

fraco de lobo:

2) Que informações do texto nos remetem à época em que ocorre a história?

3) Faça um paralelo entre as três versões da história do Chapeuzinho Vermelho (da tradicional, do vídeo da Magali e a da música), mostrando  as semelhanças e diferenças entre elas. 

                                                         HISTÓRIA DA CHAPEUZINHO VERMELHO

Charles Perrault                                                 Magali em Chapeuzinho 2                                                       Lobo Bobo

Atividade 4

O professor faz a correção do roteiro de questões.

Aula 4 e 5

Atividade 1 - Grupo de 3 alunos

Produção de Texto

Propor a criação de uma história em quadrinhos em que Chapeuzinho Vermelho conhece o lobo no msn. Os quadrinhos podem ser feitos no programa próprio, abaixo sugerido, ou mesmo manualmente.

Atividade 2

Apresentação das histórias para o grupo. Escolha pelos alunos daquele que poderá ser publicada no jornal ou  mural da escola

Recursos Complementares
Para saber como produzir histórias em quadrinhos, acessar: http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/
Avaliação

O professor verificará, nas atividades de leitura, se os alunos compreenderam as semelhanças e as diferenças entre as histórias e também se perceberam como os efeitos sonoros e visuais apresentados no vídeo contribuem para a construção do sentido do texto. Na produção de texto, deve-se verificar se eles conseguem manter o tema dentro da perspectiva atual.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.