25/11/2009
Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Comparar histórias com o mesmo tema, para estabelecer semelhanças e diferenças entre elas; relacionar a história estudada com o contexto sócio-cultural em que foi criada; produzir uma história com o mesmo tema, considerando o mundo digital.
Conhecer a história clássica de Chapeuzinho Vermelho contada por Charles Perrult e a canção que faz referência à mesma.
Laboratório de Informática (Computador e datashow).
Atividade em pequenos grupos
Aula 1
Atividade 1
Motivação
Para motivar a participação da turma, o professor exibe em datashow o vídeo “Magali em Chapeuzinho Vermelho 2!”, disponível em:
Atividade 2 – Atividade Oral
O professor reconstrói com os alunos a história do vídeo, por meio das perguntas: onde acontece a história? Quando? Quem são os personagens? Como eles agem?
Atividade 3 – Atividade escrita em grupo de três alunos
Em grupo de três, os alunos devem fazer no caderno um paralelo entre a história tradicional de Chapeuzinho Vermelho, contada por Charles Perrult e a do vídeo, conforme especificiado abaixo, para mostrar as semelhanças e diferenças entre ambas. O professor poderá disponibilizar livros da história tradicional para consulta dos alunos, caso necessário.
HISTÓRIA DO CHAPEUZINHO VERMELHO
Charles Perrault História do Vídeo
Atividade 4
Os grupos apresentam suas conclusões e o professor faz as correções, acrescentando o que for necessário.
Aula 2 e 3
Atividade 1
Em datashow, o professor exibe a versão em vídeo da música “Lobo Bobo”- de Ronaldo Bôscoli, interpretada por Wilson Simonal, disponível em: www.youtube.com/watch?v=eewDuX1NKeI&feature=related
Atividade 2 - em grupo de três alunos
O professor entrega cópias da letra da música, para que eles acompanhem com o vídeo e cantem.
Segue a letra da canção
LOBO BOBO - Carlos Lyra
Era uma vez um lobo mau, que resolveu jantar alguém
estava sem vintém, mas arriscou e logo se estrepou
Um chapeuzinho de maiô, ouviu buzina e não parou, mas lobo mau insiste e faz cara de triste.
Mas chapeuzinho ouviu os conselhos da vovó dizer que não pra lobo, que com lobo não saí só.
Lobo canta, pede, promete tudo até amor
E diz que fraco de lobo é ver um Chapeuzinho de maiô.
Mas Chapeuzinho percebeu que lobo mau se derreteu.
Pra ver vocês que lobo também faz papel de bobo.
Só posso lhe dizer Chapeuzinho agora traz o lobo na co leira e que não jant a nunca mais.
Ati vidade 3
I-Ainda em grupo, os alunos discutem, a partir do roteiro de perguntas, o que foi apresentado no video e respondem no caderno:
1) Em que data acontece a exibição do show?
2) O formato do vídeo está em preto e branco, por quê?
3) Como o cantor se veste e por que ele entra no palco de moto?
4) Qual é o primeiro verso cantado no vídeo? Como é o refrão da canção antiga que é cantada pelo lobo?
5) Descreva a paisagem mostrada ao fundo.
II- E relação à letra da música:
1) Explique as expressões:
jantar alguém:
vintém:
se estrepou:
lobo mau se derreteu:
lobo mau na coleira:
fraco de lobo:
2) Que informações do texto nos remetem à época em que ocorre a história?
3) Faça um paralelo entre as três versões da história do Chapeuzinho Vermelho (da tradicional, do vídeo da Magali e a da música), mostrando as semelhanças e diferenças entre elas.
HISTÓRIA DA CHAPEUZINHO VERMELHO
Charles Perrault Magali em Chapeuzinho 2 Lobo Bobo
Atividade 4
O professor faz a correção do roteiro de questões.
Aula 4 e 5
Atividade 1 - Grupo de 3 alunos
Produção de Texto
Propor a criação de uma história em quadrinhos em que Chapeuzinho Vermelho conhece o lobo no msn. Os quadrinhos podem ser feitos no programa próprio, abaixo sugerido, ou mesmo manualmente.
Atividade 2
Apresentação das histórias para o grupo. Escolha pelos alunos daquele que poderá ser publicada no jornal ou mural da escola
O professor verificará, nas atividades de leitura, se os alunos compreenderam as semelhanças e as diferenças entre as histórias e também se perceberam como os efeitos sonoros e visuais apresentados no vídeo contribuem para a construção do sentido do texto. Na produção de texto, deve-se verificar se eles conseguem manter o tema dentro da perspectiva atual.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!